Benefícios do Azeite de Oliva

3 Aug

Conheça aqui um pouco sobre os benefícios do Azeite de Oliva, qual a diferença entre o comum e o extra virgem, como deve ser conservado e quanto consumir.

Qual a diferença entre Azeite de Oliva Extra Virgem e Azeite de Oliva?

O azeite de primeira qualidade é o azeite extra virgem extraído de azeitonas bem maduras, obtido na primeira prensagem a frio e, portanto, conservam-se as características sensoriais e os compostos fenólicos que oferecem benefícios nutricionais.

O azeite comum, por sua vez, é originado da segunda extração, à quente, e por isso apresenta propriedades sensoriais e nutricionais inferiores.

Quais são seus benefícios?

A gordura do azeite é monoinsaturada, este tipo de gordura ajuda a reduzir o LDL (“mau colesterol), reduzindo assim os niveis totais de colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.

É rico em os polifenóis, poderosos antioxidantes,. Os antioxidantes previnem as oxidações biológicas, reduzindo a formação de radicais livres. São os radicais livres que produzem danos celulares, danos estes que causam o envelhecimento precoce da pele (as indesejáveis rugas) e as doenças crônico-degenerativas, como o câncer.

Duas colheres de sopa de azeite extra virgem suprem 20 % das necessidades diárias de vitamina E, que é uma vitamina antioxidante, que também ajuda a combater os radicais livres.

O azeite de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo que está relacionado com proplemas de gastrite. Além disso contém uma molécula chamada oleocanthal que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações.

Como conservar o Azeite?

Primeiro observar o prazo de validade. Depois de aberto o produto, desde que conservado longe da luz e bem tampado, deve ser consumido em seis meses, no máximo.  Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos do azeite. De preferência, guarde seu azeite na porta da geladeira, assim seus compostos ficam preservados por mais tempo.

Quanto devo consumir?

Como qualquer outra gordura, seu consumo deve ser moderado, uma vez que apenas 1 grama azeite, ou de qualquer outro óleo, fornece 9 calorias, contra 4 por gramas de proteínas e carboidratos. O ideal seria consumir apenas duas colheres de sopa por dia de azeite extra virgem para obter seus benefícios.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

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5 Comentários em “Benefícios do Azeite de Oliva”

  1. Lindalva de J.Santos June 7, 2010 at 1:01 pm #

    Gostei muita da materia, agora vou passar a consumir mais o azeite extra-virgem e com segurança na madida certa

  2. SERGIO BENICIO August 23, 2010 at 3:36 pm #

    Gostaria de saber se o azeite contém cafeína ?

  3. Verônica Laino September 8, 2010 at 9:55 am #

    Olá Sergio,

    Nas tabelas de informação nutricional do alimento que procurei nenhuma consta a presença de caféina no azeite. No entanto não posso te afirmar se contém ou não traços de cafeína no azeite.

    Verônica Laino

  4. ADMIR DOS SANTOS May 12, 2013 at 4:37 am #

    QUAL A QUANTIDADE MÍNIMA QUE DEVEMOS CONSUMIR PARA USUFRUIR DO BENEFICIO DO AZEITE?

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  1. Verônica Laino » Blog Archive » Sexto Passo para uma Alimentação Saudável - May 26, 2010

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