Gripe H1N1 (Gripe Suína)

12 Aug

O que é a influenza H1N1?

A influenza H1N1, também conhecida como “gripe suína” é uma doença respiratória dos porcos causada por um tipo de vírus da influenza. Surtos da gripe suína acontecem com regularidade entre esses animais. Os casos mais comuns de gripe suína em humanos acontecem com pessoas que estão em contato direto com porcos ou com pessoas já infectadas pelo vírus.

Quais são os sintomas da nova gripe H1N1 nas pessoas?

Gripe suína causa sintomas muito parecidos com os da gripe sazonal ou humana. Os sintomas mais comuns da gripe suína, tal como na gripe sazonal, são febre, tosse, e garganta dolorida e podem também incluir dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e cansaço extremo. Algumas pessoas também têm diarréia e vômito. O cansaço é intenso e deixa o paciente sem condições de fazer nada. Diferentemente de outros quadros gripais, a congestão nasal e a dor de garganta não são intensas. O paciente pode apresentar vômitos e/ou diarréia.


Como é tratada esta nova gripe H1N1?

As pessoas que adoecerem com qualquer tipo de gripe devem beber líquido suficiente, fazer bastante repouso, comer alimentos saudáveis, lavar as mãos com freqüência e ficar em casa para evitar contagiar outras pessoas.

Como posso me proteger a mim e aos outros da nova gripe H1N1?

Você pode se proteger a si e aos outros da gripe suína da mesma maneira que pode se proteger da gripe sazonal. Evite agarrar, abraçar, beijar, ou apertar as mãos com qualquer pessoa que tenha resfriado ou gripe. Lave as mãos com freqüência com água morna e sabão, ou use um anti-séptico para mãos à base de álcool. Evite tocar no seu nariz, boca ou olhos. Limpe as coisas que se tocam com freqüência, tais como maçanetas da porta, telefones, etc. Se adoecer com doença semelhante à gripe fique em casa, não vá ao trabalho nem à escola, e evite o contato com outras pessoas para não espalhar o vírus. Fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação saudável.

Todas as pessoas com a nova gripe H1N1 e doença sugestiva de gripe que não estiverem hospitalizadas devem ficar em casa para evitar passar a doença para outras pessoas.

Como a alimentação pode me ajudar na prevenção do contágio da gripe?
A nutrição desempenha importante papel na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes, a fim de formar as células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa. Quando um organismo está com seu estado nutricional deficiente, acaba ficando mais suscetível a adquirir infecções e a resposta imunológica acaba comprometida.

Pacientes bem-nutridos possuem menos complicações e se recuperam mais rapidamente do que pacientes desnutridos. O fato é que uma pessoa que não se alimenta de forma saudável com uma dieta rica em vitaminas e minerais e com a quantidade adequada de carboidrato, proteína e lipídeos, se adoece com mais facilidade e a doença se desenvolve rapidamente, além do mais as defesas imunológicas do corpo destas pessoas ficam prejudicadas e fazem com que a doença demore mais para sarar ou em alguns casos o quadro se agrava. Para tornar a sua alimentação mais saudável inclua receitas ricas em vitaminas e minerais.

* Confira receitas ricas em Vitaminas no item “Receitas Doces de Salgadas” *

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário