Chá Verde X Chá Branco

17 Aug


Os chás sempre fizeram parte de muitos cardápios pelas suas vantagens nutricionais, no entanto, eles estão com a sua popularidade em alta devido a suas promessas milagrosas no quesito emagrecimento. Será que várias xícaras por dia dos chás mais famosos como o chá verde e o chá branco rendem resultados que você espera?

 

Chá verde

O chá verde é proveniente das folhas da Camellia sinensis que vão para a secagem logo após a colheita. É rico em catequina, um potente antioxidante que atua de forma benéfica em doenças como diabetes mellitus tipo1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e inclusive contra o envelhecimento precoce.1

Já a relação com a perda de peso pode ser demonstrada em vários estudos científicos, mas sempre associados a hábitos de vida saudável. Os estudos mostraram que quando associado a programas de dietas para emagrecimento e exercícios físicos, o chá acelera os resultados, mas o chá por si só não faz milagres.2

A recomendação diária varia entre cinco xícaras a um litro, sendo que o consumo deve ser de, no mínimo, três meses. Por conter cafeína, deve-se consumir o chá até o período da tarde, a fim de evitar transtornos do sono. Pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer com dores de cabeça, irritação e mau humor.

Lembre-se: Nunca beba o chá após as refeições, pois a cafeína compete com outros nutrientes, como ferro e vitamina C, prejudicando a absorção destes nutrientes pelo organismo. Por isso, consuma o chá sempre entre as refeições.

 

Chá Branco

O chá branco também é retirado das folhas Camellia sinensis, mas somente as folhas jovens são utilizadas, é colhido apenas uma vez ao ano antes que as flores desabrochem. Isso faz com que o chá branco tenha um gosto mais doce e suave e com concentrações maiores de antioxidante e cafeína. Portanto, o chá branco tem a vantagem de ser mais concentrado em seus ativos quando comparado ao chá verde, assim seu consumo deve ser reduzido a quatro xícaras por dia, quantidade que equivale aos mesmos benefícios de seis xícaras do chá verde.

1 – HAN, D-W., et al. Effectsof green tea polyphenol on preservation of human saphenous vein. J. Biotechnol. V. 110, p.109-117, 2004.

2 – TOMONORI NAGAO, TADASHI HASE AND ICHIRO TOKIMITSU; A Green Tea Extract High in Catechins Reduces Body Fat and Cardiovascular Risks in Humans; Obesity; 15:1473-1483, 2007.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado!

 

3 Comentários em “Chá Verde X Chá Branco”

  1. Ana Paula da Silva August 5, 2013 at 4:43 am #

    Opa , bem interessante a matéria .
    Vou adicionar o chá a minha dieta .
    Abç

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