Consumo de Cálcio e Obesidade

14 Sep

Como o Calcio é utilizado em nosso corpo?

O Cálcio faz parte da mineralização óssea, ativa enzimas e auxilia na quebra de nutrientes, participa da contração muscular e também auxilia no tratamento e prevenção da obesidade.

E mais: o cálcio presente em alimentares é melhor absorvido do que quando comparado com o uso medicamentoso do mesmo.

Quais são os alimentos ricos em cálcio?

As principais fontes de cálcio são: sementes de gergelim, folhas verdes escuras, semente de linhaça, quinua, laranja, brócolis, frutas secas, oleaginosas como a amêndoa, leguminosas de cor clara, melado de cana e tofu.

Como aumentar a absorção de cácio?

– Diminuir a ingestão de sal: cada 500mg de sódio, excretam 10mg de cálcio e 1g de sódio excreta de 20 a 40 mg de cálcio.
– Não consuma proteínas em excesso: cada grama de proteína excreta 1,75mg de cálcio.
– Cuidado com o excesso de gordura: pode aumentar excreção de cálcio.
– Excesso de cafeína: diminui a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre em cálcio e aumenta a excreção de cálcio em mulheres na menopausa.
– Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado e realizar suas funções.

Como funciona a relação do Cálcio com o controle da Obesidade?

Estudos divulgados nos últimos anos em torno do cálcio, partiram de um trabalho realizado pelo cientista Michael B. Zemel, da Universidade do Tenesse, em Knoxville (EUA). Ele mostra em suas pesquisas que o consumo de alimentos ricos no mineral pode ajudar na perda de peso.

O cálcio atua interferindo diretamente no desenvolvimento das células de gordura bloqueando enzimas envolvidas na formação desse grupo celular.

A explicação estaria na atuação de hormônios, que respondem a menor ingestão de cálcio. Então, quando ingerimos menos cálcio a formação das células de gordura fica aumentada e sua quebra diminuida. A ação desses hormônios na célula de gordura, acarreta a inibição de uma proteína responsável pela queima da gordura.
No entanto, quando há aumento da ingestão de cálcio, os hormônios do metabolismo dele, são reduzidos e a proteína responsálvel pela queima de gordura não fica mais inibida. Assim, sem a atuação destes hormônios a quebra da gordura fica aumentada e a sua produção reduzida.

Então consumir muitos alimentos ricos em cálcio faz reduzir o peso?

É importante lembrar que o emagrecimento depende de inúmeros fatores, a participação do cálcio no combate à gordura é pequena. Corresponde apenas a cerca de 3% no processo de perda de peso, por isso não adianta apenas aumentar a ingestão de cálcio. É necessário também uma reeducação alimentar.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

 

 

 

5 Comentários em “Consumo de Cálcio e Obesidade”

  1. Samanda January 11, 2010 at 5:11 am #

    Bom dia!

    Sou estudante de nutrição e gostaria de saber se você poderia me ceder suas fontes.

    Obrigada!

  2. Verônica Laino January 14, 2010 at 1:42 pm #

    Olá Samanda,

    Aí vão algumas das referências utilizadas:

    Buchowski, MS; Semnya, J; Johnson, AO. Dietary calcium intake in lactose maldigesting intolerant and tolerant African-American women. J Am Coll Nutr 2002; 21:47-54.
    Melanson, EL; Shart, TA; Schneider, J; et al. Relantion between calcium intake and fat oxidation in adult humans. Int J Obes Relat Metab Disord 2003; 27:196-203.
    Pereira, MA; Jacobs, DR; Van Horn, L; et al. Dairy consumption, obesity, and the insulin resístanse syndrom in young adults. The CARDIA study. JAMA 2002; 287:2081-9.
    Zemel, MB; Thompson, W; Milstead; et al. Dietary calcium and dairy products accelerate weight and fat loss during energy restriction in obese adults. Obes Res (in press).
    Zemel, MB. Role of calcium and dairy products in energy partitioning and weight management. American Journal of Clinical Nutrition, Vol 79. No 5, 9078-912S, Maio 2004.
    Zemel, MB; Shi, H; Greer, B; DiRienzo, D; Zemel, PC. Regulation of adiposity by dietary calcium. FASEB J 2000; 14: 1132-8.

    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  3. Érika Soares January 26, 2017 at 9:25 pm #

    Ótimo texto, muito obrigada!!!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Verônica Laino » Blog Archive » Quinto Passo para uma Alimentação Saudável - May 25, 2010

    […] Entenda qual a relação entre o consumo de cálcio e a obesidade, clique aqui para ler a matéria. […]

  2. Verônica Laino » Blog Archive » 10 Passos para uma Alimentação Saudável - August 24, 2010

    […] Entenda qual a relação entre o consumo de cálcio e a obesidade, clique aqui para ler a matéria. […]

Deixe seu Comentário