Tudo o que você precisa saber sobre o sódio.

5 Oct

O que é o Sódio?

O sódio é um elemento de origem mineral. Quando é misturado ao cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal de cozinha.

Em quais alimentos encontro o Sódio?

Os alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo, os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafres e hortaliças.

Já nos alimentos de origem animal, o sódio é bastante abundante, tal como no leite, carne, ovos e peixe.

Existe ainda sódio adicionado em forma do sal comum, tal como nos embutidos, carnes curadas, queijos, etc. A todos estes alimentos adiciona-se sal, o que aumenta a sua concentração do mineral sódio. Só para se ter uma idéia, dois pedaços de pizza congelada, por exemplo, contêm a quantidade de sódio suficiente para um dia todo.

Todo sódio que consumimos o nosso corpo absorve?

O sódio possui uma elevada taxa de absorção. Todo sódio que consumimos passa para o sangue, contudo é função dos rins eliminar os excessos, que em muito casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.

O sódio retém líquido? Aumenta a pressão?

Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo

Quanto devemos ingerir de Sódio por dia?
Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7 g, o que equivale a 5 gramas de sal, o que equivale a uma colher de chá (5ml) de sal. Isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados.

Os idosos devem consumir menos sal?
Com o passar dos anos, o organismo diminui sua capacidade de eliminação de sódio. Portanto, pessoas mais idosas devem redobrar seus cuidados em adoção ao sal e sódio. Esse fato, associado à menor elasticidade dos vasos sangüíneos com a idade, pode aumentar as chances de infarto e derrame.

Então, para reduzir a adição de sal na sua comida, acrescente durante o preparo alguns temperos naturais que realçam o sabor dos alimentos. Além dos tradicionais alho e cebola, outras sugestões saborosas são: cominho, cebolinha, salsinha, gengibre, pimenta-do-reino, pimentões, manjericão, alecrim e orégano.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

 

 

 

Veja também:

8 Comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o sódio.”

  1. Irma Moroni da silveira July 17, 2011 at 8:34 pm #

    o que fazer quando um homem de 94 anos perde sódio – está em 116- como fazer para aumentar a quatidadae de sódio no organismo.
    obrigada, irma

  2. Verônica Laino July 20, 2011 at 3:38 pm #

    Olá Irma,
    Fica difícil falar como melhorar isso, pois o sódio pode estar baixo por vários motivos como carência nutricional, alergia alimentar, intolerância a proteínas alergênicas.
    Seria interessante você procurar uma nutricionista que possa investigar o histório clínico do idoso.
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  3. marcio August 12, 2012 at 2:41 pm #

    ola, quero perder gordura corporal,gostaria de saber,quais refeicoes indicada,176 alt,88 kls,obrigado

  4. Verônica Laino September 3, 2012 at 7:43 am #

    Olá Marcio,
    Eu trabalho com a Nutrição Clínica Funcional que possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrintestinal, a detoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.
    Vitalidade Positiva significa atingir a saúde integral e não apenas a mera ausência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, modulando por meio de nutrientes e fitoquímicos todas as reações bioquímicas envolvidas neste processo. Desta maneira, as pessoas realmente serão saudáveis e felizes, não apresentando depressão, enxaqueca, TPM, queda de cabelo, hiperatividade, constipação, olheira e etc.
    Fica muito difícil montar um Plano Alimentar sem observar todos estes aspectos da pessoa. O mais indicado no seu caso é procurar a ajuda de um nutricionista para lhe fornecer o melhor caminho a seguir!
    Verônica Laino

  5. Robson do Nascimento February 15, 2014 at 4:08 pm #

    Boa Noite
    Gostaria de tirar esta duvida, vi em um questão uma resposta que fala que o sódio é um metal, porem no meu livro e em alguns videos na internet fala que ele ,e um mineral.
    Ai a duvida.
    O sódio é um Metal ou um Mineral?

    Obrigado.

  6. Ivanir Zampar June 6, 2014 at 7:42 pm #

    Olá….meu marido fez uma cirurgia do Aneurisma supra renal da artéria abdominal,foram colocados 6 (SEIS) stents,a cirurgia endovascular foi um sucesso.Daqui pra frente como ter uma alimentação adequada,pois já foi reduzida a ingestão de sódio na sua dieta.Grata!

  7. jujuba July 23, 2014 at 10:27 am #

    ajudou… e não é pouco!!! tirei 10 no trabalho de ciências !!!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Verônica Laino » Blog Archive » Oitavo Passo para uma Alimentação Saudável - August 24, 2010

    [...] Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo. Confira a matéria completa sobre tudo o que você precisa saber sobre o sódio clicando aqui. [...]

Deixe seu Comentário