Resposta da Danone ao meu Post

15 Oct

No dia 06/10/2009 coloquei um post aqui no blog explicando o que são probióticos, pois estava circulando na internet que alguns probóticos adicionados aos iogurtes eram provenientes de fezes humanas. Se quiser ler a matéria clique aqui.

Alguns dias depois recebi um e-mail da agência de relações públicas que faz assessoria para a Danone, que estava sendo acusada de colocar este tipo de material nos iogurtes. Veja abaixo a transcrição da mensagem, assim este assunto pode ser esclarecido de uma vez por todas:

“Activia é um leite fermentado, com cepas de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173 010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis. Esse fermento se mantém vivo e presente (em níveis adequados) durante todo o período de validade do produto.

Na atual literatura científica, o Bifidobacterium animalis subsp lactis (ou b.lactis) não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem estudos científicos mostrando que Activia melhora a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no trato intestinal de indivíduos saudáveis.

A atual nomenclatura taxonômica para essa cepa de bactéria probiótica é o Bifidobacterium animalis subspécie lactis (Masco et al., 2004), protegida pela patente EP1297176B1(Antoine et al., 2002).

Esta cepa probiótica alimentar está depositada na Collection Nationale de Cultures de Microorganismes (CNCM) em Paris, França, que é uma autoridade internacional, criada de acordo com o tratado de Budapeste.

O DanRegularis que você encontra em Activia é obtido a partir da replicação em cultura estéril dessa cepa. O processo de replicação de fermentos é largamente utilizado, não só na produção de iogurtes e leites fermentados, mas também de queijos, vinhos, pães etc.

O leite fermentado Activia também está registrado no Ministério da Agricultura do Brasil e, por se tratar de um alimento funcional, também foi avaliado pela CTCAF (Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos da ANVISA).
Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico. Esses estudos foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por diversas universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas.

Para mais informações sobre o produto, acesse www.activiadanone.com.br ou entre em contato com o nosso DAC no número 0800 701 7561.”

Veja também:

Um Comentário em “Resposta da Danone ao meu Post”

  1. Maria Nádia November 11, 2017 at 11:20 am #

    Oi Verônica. Adoro seu canal no YouTube e também costumo ler o que você posta aqui. Por favor, corrija a palavra “acessoria” no texto, pois ela não existe. O correto é “assessoria”. Abraços!

Deixe seu Comentário