Ovo – Vilão ou Mocinho?
3 Dec
Ovo – Vilão ou Mocinho?
O ovo sempre foi considerado um vilão, principalmente para quem tem o colesterol alto. Mas sera que é verdade? Ele aumenta mesmo o colesterol? Engorda? Descubra aqui a respostas destas e outra perguntas referente ao ovo.
Quais os nutrientes presentes no ovo?
O ovo é um alimento de grande valor nutritivo. Contêm quantidades apreciáveis de vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). É um alimento de elevado teor de proteínas de excelente qualidade. Rico em colina que é fundamental para a memória e o aprendizado.
Quantos ovos podemos comer por semana? Ele aumenta o colesterol?
O número ideal de ovos ingeridos por dia não é senso comum, pois cada indivíduo tem um metabolismo diferente e apresenta pré-disposições distintas para desenvolver distúrbios cardiovasculares.
A preocupação não deve focar alimentos específicos e sim, o consumo total de colesterol durante o dia.
As gorduras do ovo estão concentradas em 33% da gema e que, dessas gorduras, cerca de 5% é colesterol, e cerca de 25% da gordura total é saturada. No entanto, não é interessante retirar a gema e comer somente a clara, pois os nutrientes citados acima estão na gema, por isso o ideal é que você não consuma mais do que dois ovos por dia, e quando digo ovo é a gema e a clara, desta forma você terá uma boa fonte de nutrientes sem ter o aumento do seu colesterol. Evite somente fazer o ovo frito, pois desta forma estará aumentando o valor de gorduras não saudáveis para o corpo.
Para pessoas que já apresentam problemas cardiovasculares, o consumo deve ser feito com acompanhamento médico, já que nesses casos a quantidade diária de colesterol precisa ser diminuída.
Existe ovo light?
Na última década, surgiram no mercado ovos com diferentes cores, tamanhos, preços e promessas. Em 2001, o Inmetro pesquisou amostras de ovos cujas embalagens diziam ser de granja, caipira e light. A análise não identificou diferença significativa nos teores de colesterol das amostras. A maior diferença não chegou a 7%, enquanto as embalagens prometiam 20% ou até 40% a menos. Portanto, o melhor ovo não é aquele que possui a caixa mais cara do supermercado!
Existe diferença entre ovo branco e vermelho?
Sim, mas não de nutrientes afinal, os dois têm as mesmas substâncias. O que muda é a espécie das galinhas. Aliás, há ovos caipiras brancos ou vermelhos. Os produtores preferem vender os vermelhos, porque poucos consumidores sabem que os ovos brancos também podem ser caipiras.
E a salmonella? Como evitá-la?
Em geral a salmonella é devido a uma manipulação incorreta tanto do ovo como de outros alimentos. Para evita-la mantenha limpa as mãos e os utensílios de cozinha. Procure sempre comprar os ovos com a casca intacta e limpa. Ovos também tem data de validade, não se esqueça de verifica-la. Lave os ovos em água corrente, não utilize sabão, apenas uma escova de cerdas macias, só então guarde-o na geladeira, a casca por ser porosa absorve o sabão utilizada na lavagem. Você também pode higienizar os ovos na água clorada assim como é feito com os legumes e verduras, assim elimina as chances da contaminação por salmonella!
Gestantes, idosos, crianças e pessoas com baixa resistência sofrem mais risco e devem redobrar a atenção.
Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.
Muito boa matéria *-*
Oi. Fiquei um pouco preocupada com a restrição de um ovo por dia por ter o teor considerado o limite. Como fazer quando fazemos pratos com mais de um ovo como bolos e salada de batata c maionese(a maionese de ovo) por exemplo? Tenho uma receita ensinada pela minha mãe onde vai duas gemas cozidas e uma crua e adiciona óleo enquanto bate. Fica gostoso, mas são 3 ovos só a gema. Obviamente não como o prato sempre, mas ainda sim não quero ter problemas, já que o prato dura na minha casa uns 2 ou 3 dias, mas tmbm nunca passei mal…
Olá Oshida,
Não precisamos ficar preocupados com os ovos que levam em bolos ou tortas pois isto é diluido na receita. Já a maionese de ovos não é saudável pois além de conter ovo crú leva uma quantidade muito grande de óleo. Você já tentou fazer a maionese de tofú? Fica bem saboroso e não contém ovo! Segue a Receita:
http://blog.veronicalaino.com.br/2012/04/18/maionese-caseira-light/
Verônica Laino
Olá Veronica,
Parabéns pelo seu blog, sempre muito informativo e as receitas deliciosas.
Meus níveis de colesterol estão muito altos e gostaria de tentar baixa-los antes de entrar com medicação. Eu consumo muito ovos como substituto do pão, em crepiocas, bolinhos e panquecas, e queijo branco também. O que você recomenda para substituir? Eu posso manter consumo de 2 ovos por dia? Devo evitar queijo?
Muito obrigada!!!
Abraço,
Sara
Olá Sara,
Muitas pessoas respondem de forma bem negativa ao leite e seus derivados (mesmo os desnatados) e o consumo nestas pessoas faz com que os níveis de colesterol aumente. Já o ovo você teria que ter um genótipo específico para ter o colesterol aumentado com o consumo dele, isto é um cenário bem mais raro.
Um abraço,
Verônica Laino