Ovo – Vilão ou Mocinho?

3 Dec

Ovo – Vilão ou Mocinho?

O ovo sempre foi considerado um vilão, principalmente para quem tem o colesterol alto. Mas sera que é verdade? Ele aumenta mesmo o colesterol? Engorda? Descubra aqui a respostas destas e outra perguntas referente ao ovo.

 

Quais os nutrientes presentes no ovo?

O ovo é um alimento de grande valor nutritivo. Contêm quantidades apreciáveis de vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). É um alimento de elevado teor de proteínas de excelente qualidade. Rico em colina que é fundamental para a memória e o aprendizado.

 

Quantos ovos podemos comer por semana? Ele aumenta o colesterol?

O número ideal de ovos ingeridos por dia não é senso comum, pois cada indivíduo tem um metabolismo diferente e apresenta pré-disposições distintas para desenvolver distúrbios cardiovasculares.

A preocupação não deve focar alimentos específicos e sim, o consumo total de colesterol durante o dia.
As gorduras do ovo estão concentradas em 33% da gema e que, dessas gorduras, cerca de 5% é colesterol, e cerca de 25% da gordura total é saturada. No entanto, não é interessante retirar a gema e comer somente a clara, pois os nutrientes citados acima estão na gema, por isso o ideal é que você não consuma mais do que dois ovos por dia, e quando digo ovo é a gema e a clara, desta forma você terá uma boa fonte de nutrientes sem ter o aumento do seu colesterol. Evite somente fazer o ovo frito, pois desta forma estará aumentando o valor de gorduras não saudáveis para o corpo.

Para pessoas que já apresentam problemas cardiovasculares, o consumo deve ser feito com acompanhamento médico, já que nesses casos a quantidade diária de colesterol precisa ser diminuída.

 

Existe ovo light?

Na última década, surgiram no mercado ovos com diferentes cores, tamanhos, preços e promessas. Em 2001, o Inmetro pesquisou amostras de ovos cujas embalagens diziam ser de granja, caipira e light. A análise não identificou diferença significativa nos teores de colesterol das amostras. A maior diferença não chegou a 7%, enquanto as embalagens prometiam 20% ou até 40% a menos. Portanto, o melhor ovo não é aquele que possui a caixa mais cara do supermercado!

 

Existe diferença entre ovo branco e vermelho?

Sim, mas não de nutrientes afinal, os dois têm as mesmas substâncias. O que muda é a espécie das galinhas. Aliás, há ovos caipiras brancos ou vermelhos. Os produtores preferem vender os vermelhos, porque poucos consumidores sabem que os ovos brancos também podem ser caipiras.

 

E a salmonella? Como evitá-la?

Em geral a salmonella é devido a uma manipulação incorreta tanto do ovo como de outros alimentos. Para evita-la mantenha limpa as mãos e os utensílios de cozinha. Procure sempre comprar os ovos com a casca intacta e limpa. Ovos também tem data de validade, não se esqueça de verifica-la. Lave os ovos em água corrente, não utilize sabão, apenas uma escova de cerdas macias, só então guarde-o na geladeira, a casca por ser porosa absorve o sabão utilizada na lavagem. Você também pode higienizar os ovos na água clorada assim como é feito com os legumes e verduras, assim elimina as chances da contaminação por salmonella!

Gestantes, idosos, crianças e pessoas com baixa resistência sofrem mais risco e devem redobrar a atenção.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

 

13 Comentários em “Ovo – Vilão ou Mocinho?”

  1. @doispontosdigo December 14, 2010 at 8:23 am #

    Muito boa matéria *-*

  2. Oshida September 7, 2012 at 6:20 am #

    Oi. Fiquei um pouco preocupada com a restrição de um ovo por dia por ter o teor considerado o limite. Como fazer quando fazemos pratos com mais de um ovo como bolos e salada de batata c maionese(a maionese de ovo) por exemplo? Tenho uma receita ensinada pela minha mãe onde vai duas gemas cozidas e uma crua e adiciona óleo enquanto bate. Fica gostoso, mas são 3 ovos só a gema. Obviamente não como o prato sempre, mas ainda sim não quero ter problemas, já que o prato dura na minha casa uns 2 ou 3 dias, mas tmbm nunca passei mal…

  3. Verônica Laino September 12, 2012 at 10:33 am #

    Olá Oshida,

    Não precisamos ficar preocupados com os ovos que levam em bolos ou tortas pois isto é diluido na receita. Já a maionese de ovos não é saudável pois além de conter ovo crú leva uma quantidade muito grande de óleo. Você já tentou fazer a maionese de tofú? Fica bem saboroso e não contém ovo! Segue a Receita:
    http://blog.veronicalaino.com.br/2012/04/18/maionese-caseira-light/
    Verônica Laino

  4. Sara November 14, 2017 at 10:52 am #

    Olá Veronica,

    Parabéns pelo seu blog, sempre muito informativo e as receitas deliciosas.
    Meus níveis de colesterol estão muito altos e gostaria de tentar baixa-los antes de entrar com medicação. Eu consumo muito ovos como substituto do pão, em crepiocas, bolinhos e panquecas, e queijo branco também. O que você recomenda para substituir? Eu posso manter consumo de 2 ovos por dia? Devo evitar queijo?
    Muito obrigada!!!
    Abraço,
    Sara

  5. Verônica Laino November 14, 2017 at 3:49 pm #

    Olá Sara,
    Muitas pessoas respondem de forma bem negativa ao leite e seus derivados (mesmo os desnatados) e o consumo nestas pessoas faz com que os níveis de colesterol aumente. Já o ovo você teria que ter um genótipo específico para ter o colesterol aumentado com o consumo dele, isto é um cenário bem mais raro.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Tweets that mention Verônica Laino » Blog Archive » Ovo – Vilão ou Mocinho? -- Topsy.com - January 6, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Leonardo Avesani, Nutri Verônica Laino. Nutri Verônica Laino said: Já comeu ovo hoje? Saiba seus benefícios: http://bit.ly/7KdVzl […]

  2. Verônica Laino » Blog Archive » Como cozinhar ovos no microondas - January 21, 2010

    […] Sabe aquele dia que você está com preguiça de fazer um bife no jantar? Coma ovo! Você conhece as propriedades dos ovos? Para ler a matéria “Ovo – vilão ou mocinho?” clique aqui. […]

  3. Verônica Laino » Blog Archive » Quinto Passo para uma Alimentação Saudável - May 25, 2010

    […] Para ler a matéria “Ovo – Vilão ou Mocinho?” clique aqui. […]

  4. Verônica Laino » Blog Archive » 10 Passos para uma Alimentação Saudável - May 26, 2010

    […] Para ler a matéria “Ovo – Vilão ou Mocinho?” clique aqui. […]

  5. Ovo:benefícios do consumo para a saúde(musculação e proteínas) | ihaa.com.br - September 8, 2010

    […] Li um texto muito elucidativo, neste ótimo blog, e veja as conclusões: […]

  6. Omelete Rápido | Nutrição, saúde e qualidade de vida - October 8, 2012

    […] Para conhecer melhor os benefícios do ovo, confira a matéria: Ovo – Vilão ou Mocinho? […]

  7. Bolinhos de Legumes | Nutrição, saúde e qualidade de vida - May 6, 2013

    […] A receita de hoje vai ajudar a aumentar seu consumo de legumes! É um bolinho super prático de fazer e dá para fazer de vários sabores, hoje deixo a sugestão com 3 tipos de legumes, mas você pode substituir por legumes que você não tem costume de comer, assim consegue variar seu cardápio. Não se preocupe com a quantidade de ovos, hoje ele não é mais o vilão da história! Para saber um pouco mais sobre os benefícios dos ovos leia a matéria: Ovo: Vilão ou Mocinho? […]

  8. Bolo de Chocolate Integral | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 5, 2016

    […] Ovo – Vilão ou Mocinho?  […]

Deixe seu Comentário