Pirâmide Alimentar

5 Jan

A Pirâmide Alimentar

Ontem ao participar do programa ETCetera na TV Aparecida (clique aqui para conhecer o programa), surgiram algumas dúvidas referentes à pirâmide alimentar. Este post tem o objetivo de esclarecer algumas destas dúvidas.

O conceito da Pirâmide Alimentar teve início nos EUA e ao chegar ao Brasil sofreu algumas alterações para se adaptar aos hábitos dos brasileiros.

A pirâmide proposta para nós foi dividida em quatro níveis.

- Primeiro nível: grupo dos cereais, tubérculos, raízes;

- Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas

- Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos; grupo das carnes e ovos e grupo das leguminosas (feijões),

- Quarto nível: grupo dos óleos e gorduras e grupo dos açúcares e doces.

O Primeiro Nível deve ser consumido em maior quantidade em nossa dieta. É constituido pelos seguintes alimentos: pães, farinhas, massas, bolos, biscoitos, cereais matinais, arroz, feculentos e tubérculos. Devemos sempre dar preferência às versões integrais, já que aumentam a saciedade e ajudam e controlar os níveis de colesterol e açúcar do sangue. Este é o grupo que nos dá a energia necessária para nossas atividades diárias.

O Segundo Nível são as frutas, legumes e verduras, grupo que fornece as vitaminas e minerais. As vitaminas são essenciais para reações metabólicas do nosso organismo, ou seja, elas regulam e coordenam a atividade das células, agindo na base dos processos fundamentais do organismo. Já os minerais são substâncias que participam principalmente da construção dos ossos e dos dentes e na formação dos glóbulos vermelhos. São também responsáveis pelo equilíbrio hidro-salino e certos ciclos metabólicos.

O Terceiro Nível é composto por três grupos. Grupo 1: leites, queijos e iogurtes, devem ser consumidos somente uma vez ao dia e em pequena quantidade. Grupo 2: carne bovina e suína, aves, peixes, ovos, miúdos e vísceras, de onde temos nosso maior aporte de proteína e ferro. Grupo 3: feijão, soja, ervilha, grão de bico, fava; este grupo é rico em proteína, fibra e minerais.

O Quarto Nível são os óleos, gorduras, açúcares e doces. Este último grupo pode estar presente diariamente em nossa dieta, no entanto, ele deve ser consumido com moderação. Se consumido em excesso pode causar aumento do colesterol, diabetes do tipo 2 e principalmente levar à obesidade.

Orientações gerais:
• Fique atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural e à preparações assadas, cozidas em água ou vapor e grelhadas;
• Leia os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido;
• Medidas radicais não são recomendadas e os hábitos alimentares devem ser gradativamente modificados;
• Utilize açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio com moderação;

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Tweets that mention Verônica Laino » Blog Archive » Pirâmide Alimentar -- Topsy.com - January 5, 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Leonardo Avesani, Nutri Verônica Laino. Nutri Verônica Laino said: Que tal começar o ano cuidando da alimentação? Conheça a Pirâmide Alimentar: http://bit.ly/75lb0e [...]

  2. O enigma da pirâmida alimentar e o misterioso bolo « - January 6, 2010

    [...] pirâmide alimentar, ela disponibilizou uma explicação muito legal e detalhada desse conceito. Aqui você confere essa [...]

  3. Verônica Laino » Blog Archive » Desafio Criança Saudável - November 8, 2011

    [...] A alimentação saudável é baseada na pirâmide, na base ficam os cereais integrais, seguidos de frutas, legumes e verduras, então vem as carnes, ovos e feijões e por ultimo os produtos industrializados, com açúcares e gorduras. Lei um pouco mais sobre o assunto aqui: Pirâmide Alimentar [...]

Deixe seu Comentário