Pirâmide Alimentar
5 Jan
A Pirâmide Alimentar
Ontem ao participar do programa ETCetera na TV Aparecida (clique aqui para conhecer o programa), surgiram algumas dúvidas referentes à pirâmide alimentar. Este post tem o objetivo de esclarecer algumas destas dúvidas.
O conceito da Pirâmide Alimentar teve início nos EUA e ao chegar ao Brasil sofreu algumas alterações para se adaptar aos hábitos dos brasileiros.
A pirâmide proposta para nós foi dividida em quatro níveis.
– Primeiro nível: grupo dos cereais, tubérculos, raízes;
– Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas
– Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos; grupo das carnes e ovos e grupo das leguminosas (feijões),
– Quarto nível: grupo dos óleos e gorduras e grupo dos açúcares e doces.
O Primeiro Nível deve ser consumido em maior quantidade em nossa dieta. É constituido pelos seguintes alimentos: pães, farinhas, massas, bolos, biscoitos, cereais matinais, arroz, feculentos e tubérculos. Devemos sempre dar preferência às versões integrais, já que aumentam a saciedade e ajudam e controlar os níveis de colesterol e açúcar do sangue. Este é o grupo que nos dá a energia necessária para nossas atividades diárias.
O Segundo Nível são as frutas, legumes e verduras, grupo que fornece as vitaminas e minerais. As vitaminas são essenciais para reações metabólicas do nosso organismo, ou seja, elas regulam e coordenam a atividade das células, agindo na base dos processos fundamentais do organismo. Já os minerais são substâncias que participam principalmente da construção dos ossos e dos dentes e na formação dos glóbulos vermelhos. São também responsáveis pelo equilíbrio hidro-salino e certos ciclos metabólicos.
O Terceiro Nível é composto por três grupos. Grupo 1: leites, queijos e iogurtes, devem ser consumidos somente uma vez ao dia e em pequena quantidade. Grupo 2: carne bovina e suína, aves, peixes, ovos, miúdos e vísceras, de onde temos nosso maior aporte de proteína e ferro. Grupo 3: feijão, soja, ervilha, grão de bico, fava; este grupo é rico em proteína, fibra e minerais.
O Quarto Nível são os óleos, gorduras, açúcares e doces. Este último grupo pode estar presente diariamente em nossa dieta, no entanto, ele deve ser consumido com moderação. Se consumido em excesso pode causar aumento do colesterol, diabetes do tipo 2 e principalmente levar à obesidade.
Orientações gerais:
• Fique atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural e à preparações assadas, cozidas em água ou vapor e grelhadas;
• Leia os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido;
• Medidas radicais não são recomendadas e os hábitos alimentares devem ser gradativamente modificados;
• Utilize açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio com moderação;
Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.