Como cozinhar legumes, batata e milho no Microondas

19 Jan

O microondas preserva muito mais a cor e textura da maioria dos legumes, do que o cozimento convencional no fogão. Isso porque ao cozinhar legumes no micrrondas você necessita adicionar pouquíssima água, ou algumas vezes nem precisa adicionar água, com isso a maioria dos nutrientes permanecem nos alimentos. Além disso, o sabor dos alimentos preservam-se, assim você necessita usar menos sal para aumentar o sabor dos mesmos.

Ao preparar qualquer legume no microondas lembre-se de higienizá-los corretamente com água clorada por 30 min. Em seguida siga as intruções abaixo:

  • Todos os legumes devem ser cortados, corte tamanhos parecidos, assim eles cozinham por igual.
  • Legumes e verduras mais jovens cozinham mais rapidamente, precisam de menos água e tempo de cozimento.
  • Todos os legumes devem ser cozidos em recipientes próprios pra microondas e  com tampa. Se o receipiente que você for utilizar não tiver tampa, cubra-o com filme plástico próprio para microondas, faça dois a três pequenos furos no filme plástico para o vapor sair.
  • Na metade do cozimento é recomendável você checar os alimentos, troque-os de posição, assim você garante um cozimento por igual em todo o alimento.
  • Quando for cozinhar alimentos inteiros como batata e abóbora, fure com um garfo a casca, assim você permite que o vapor do alimento saia, assim você evita que o alimento exploda dentro do microondas.
  • Ao retirar os legumes do microondas espere 3 minutos antes de tempera-los, assim você garante o termino total do cozimento.
  • Não coloque sal antes de cozinhar, isso pode causar pontos escuros ou ressecados nos legumes.

Para cada quilo de alimento:

Tipo de Legume / Verdura Água de cozimento Tempo de preparo
Vagem, brócolis, couve-flor 4 colheres de sopa 10 minutos
Cenoura 1/2  de copo 10 – 12 minutos
Espinafre, repolho, couve Apenas umedeça as folhas 4 – 6 minutos
Beterraba 1 copo 15 minutos
Batata Coloque inteira, sem água 18-20 minutos
Chuchú, abobrinha Sem água 4 – 6 minutos
Milho Envonlva em papel manteiga, sem água 6 minutos (4 espigas)

Quais recipientes podem ser levados ao microondas?

– Vidro: O recipiente de vidro refratário pode ser utilizado tanto para cozinhar e aquecer os alimentos.

- Cerâmica: A cerâmica pode ser usado para cozinhar e aquecer, tome cuidado apenas de não levar a tampa de plástico que acompanha alguns potes de cerâmica ao microondas, a não ser que venham com a indicação “próprio para microondas”.

- Papel: Papel toalha, guardanapo e papel vegetal podem ser levados ao microondas, tanto para forrar o prato do microondas como para cobrir o alimento para que não suje o microondas.

- Porcelana e louça: Estes potes não podem ter acabamentos como frisos metálicos ou depressões no pote.

Como saber se o recipiente pode ser levado ao microondas?

Se o recipiente não tiver detalhes prateados, leve o recipiente que você está com dúvidas ao microondas, por cima do recipiente coloque um copo de vidro cheio de água. Ligue o microondas na temperatura alta por um minuto. Após este período apenas a água deve estar quente, mas o recipiente deve estar frio.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

60 Comentários em “Como cozinhar legumes, batata e milho no Microondas”

  1. Geisianne Soares July 18, 2012 at 11:20 am #

    Olá,gostaria de saber se quando cozinhar os legumes no microondas em forma de vidro é necesário tampá-lo.E se for se posso cobrir com papel toalha.

  2. Verônica Laino July 20, 2012 at 6:16 am #

    Olá Geisianne,
    É interessante que você tampe o pote de vidro para que não suje o seu microondas, pode tampa-lo com papel toalha sim ou até mesmo com aquelas tampas de plástico proprias para microondas.
    Verônica Laino

  3. Andréia December 12, 2012 at 3:40 pm #

    Olá, descobri seu site hoje procurando receitas de ovo no microondas, queria dizer que me apaixonei pelo blog e pelas dicas, parabéns pela iniciativa!

  4. Ludmila January 13, 2013 at 12:01 pm #

    Gostaria de saber: o cozimento dos legumes é feito em qual potência? obrigada

  5. Verônica Laino January 27, 2013 at 8:41 am #

    Olá Ludmila,
    Eu utilizo a potencia alta. Mas se você achar que seus legumes ficam muito moles, você pode diminuir a potencia para 80 e manter o mesmo tempo de cozimento.
    Verônica Laino

  6. Edgard Bessa March 16, 2013 at 4:51 am #

    Parabéns ! Simples e esclarecedor. O melhor que encontrei na net.

  7. margareth nunes June 22, 2013 at 6:17 am #

    obrigada pelas dicas, me ajudou muito!

  8. Elizabete Salema March 11, 2014 at 11:20 pm #

    Só quero fazer essa experiência de cozinhar no microondas agora, antes achava estranho e complicado, mas as dicas são tão boas que não irei deixar a oportunidade de me deliciar com os cozinhados. Abraços…

Trackbacks and Pingbacks

  1. Tweets that mention Verônica Laino » Blog Archive » Como cozinhar legumes, batata e milho no Microondas -- Topsy.com - January 19, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Leonardo Avesani, Nutri Verônica Laino. Nutri Verônica Laino said: Aprenda a fazer legumes em poucos minutos no microondas: http://bit.ly/7Uwa3C […]

  2. Trieto – Purê de Batata, Mandioquinha e Abóbora | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 11, 2013

    […] Dica: Se preferir cozinhe a batata no microondas, confira o post de como cozinha-las: Como cozinhar legumes, batata e milho no microondas […]

Deixe seu Comentário