Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o cancer?

4 Mar

Nativo do México e América Central, o tomate era cultivado pelos Astecas e Incas já em 700 a.C. É um dos frutos mais consumidos no mundo. Os tomates contêm cálcio, ferro, vitamina C e vitamina A. Por sua grande quantidade de antioxidantes e seu alto grau de potássio, o tomate é um dos vegetais mais saudáveis que existem. Ao redor do mundo, são milhares os pratos em que ele aparece como ingrediente principal. Possui um papel de destaque na gastronomia. Isso se deve ao fato de ser extremamente versátil. Outro fator importante é que o tomate é facilmente combinado com outros ingredientes, sendo eles, o majericão, o alho, a cebola, o tomilho, o orégano, as pimentas, os queijos, os ovos e sabores à base de cares.

Mas e o que tudo isso faz pela minha pele? Vou ficar mais jovem se comer tomates?

O tomate é rico em Licopeno uma substância que dá a cor avermelhada não só ao tomate, mas também para a melancia, beterraba, pimentão, entre outros alimentos. O Licopeno é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele.

Mas não basta apenas tomar cápsulas de licopeno!! As fontes de licopeno utilizadas na maioria dos estudos foram de produtos de tomate processados ou extratos de tomate contendo licopeno e outros micronutrientes do tomate e carotenóides em diversas proporções. O licopeno puro não foi testado como agente isolado em estudos de prevenção em humanos. Por outro lado, muitos estudos que demonstram o efeito benéfico do licopeno em aliviar condições crônicas foram conduzidos em indivíduos que receberam alimentos derivados do tomate, ou extratos de tomate, mas não com a substância isolada.

 

É verdade que o consumo de Licopeno tem efeito protetor contra o cancer?

Uma pesquisa divulgada pela Escola de Medicina de Harvard (EUA), em 1995, acompanhou os hábitos alimentares de 48 mil homens americanos por seis anos. Os resultados demonstraram uma associação importante entre o consumo de tomates e o menor risco de câncer de próstata. Foi estimado que o consumo de duas porções por semana, em comparação com a não-ingestão, pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 34%. A associação foi mais forte para os produtos à base de tomate que para os tomates frescos. Outro estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute em fevereiro deste ano, concluiu que o consumo de tomates e produtos à base de tomate poderia reduzir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. As evidências mais fortes foram para o câncer de pulmão, próstata e estômago. Os dados também sugeriram um risco reduzido de câncer de cavidade oral, esôfago, pâncreas, intestino grosso, reto, colo de útero e mama.

Qual é a melhor forma de ingerir os tomates?

Suco de tomate, sopa de tomate, ketchup, molho de espaguete são a maioria dos produtos responsáveis pela inclusão do licopeno na dieta. A biodisponibilidade na dieta do licopeno parece depender de diversos fatores, no entanto, é mais bem absorvido de alimentos cozidos e ricos em lipídeos.

Você sabe escolher os tomates na hora de comprar? É preciso levar em conta a forma como vão ser preparados. Para molhos, sopas ou cremes, eles precisam ser bem maduros, vermelhos, sem sinais de machucados ou manchas. Para saladas, precisam ter cor uniforme e serem firmes e lisos. Os de aparência irregular precisam ser cozidos ou empregados em sucos. Quando chegar do supermercado lave e enxugue os tomates antes de guarda-los na gaveta inferior da geladeira, assim, eles nào correrão o risco de estragar facilmente. O tomate maduro pode ser conservado em geladeira por uma semana e o verde por até três semanas.

Dica: Se o tomate estiver muito mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais firme e mais fácil de cortar. quando for consumi-lo cru, higienize-os deixando de molho em água clorada (1 litro de água para 1 colher (sopa) de água sanitária), por 20 minutos.

13 Comentários em “Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o cancer?”

  1. marcelo mattos June 27, 2010 at 7:13 pm #

    o licopeno pode curar a pisoriase? pois estou tomando suco e esrtou setindo uma melhora.

  2. marcelo mattos June 27, 2010 at 7:16 pm #

    ja que o tomate rejuvenese a pele eu acho que ele tambem pode restaurar a pele e curar a pisoriase pois eu estou tomando suco de tomate e estou vendo que a pele esta tomando um aspecto melhor.

  3. Verônica Laino September 8, 2010 at 8:06 am #

    Olá Marcelo,

    A psoríase é uma doença inflamatória que acomete a pele e pode se manifestar de diferentes formas, intensidades e diferentes faixas etárias.
    O tomate é considerado um anti-oxidante que desempenha função no sistema de defesa, no processo de cicatrização e na regulação das atividades do sistema imune. Talvez seja por isso que você notou uma melhora na pele.
    De qualquer forma não podemos esquecer que eliminar fatores que contribuem para a ativação exagerada do sistema imune também é essencial. Alergias ou sensibilidades a alguns alimentos devem ser identificadas. Alguns trabalhos têm indicado que pacientes com psoríase apresentam anticorpos contra a fração da proteína presente em alguns alimentos.
    Por isso é importante você procurar um nutricionista na sua cidade que possa identificar estas alergias alimentares e combater a psoríase.

    Espero ter ajudado,

    Verônica Laino.

  4. Priscilla Cardoso November 24, 2010 at 6:34 am #

    Olá Verônica!! Gostei muito das informações do seu blog e o adicionei entre os meus favoritos…
    Me interesso muito e também tenho um blog mais voltado para a área de estética e dermatofuncional. Quando tiver uma oportunidade entre no link e dê uma olhada: http://www.fernandesestetica.com.br/ gostaria muito de receber uma visita sua.
    Um abraço
    Priscilla Cardoso

  5. Verônica Laino November 24, 2010 at 6:47 am #

    Olá Priscila,

    Acabei de entrar no seu site! Muito legal as matéria sobre estética! Adorei o vídeo sobre auto-drenagem! Vou tentar fazer à noite.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  6. Alguem December 29, 2011 at 12:44 pm #

    É claro que rejuvenesce, no minimo em um ano…

  7. Julio November 13, 2012 at 5:12 pm #

    Olá Verônica, gostaria de saber se eu fizer um litro de suco de tomate ele vai durar quanto tempo?
    Se possível me manda a resposta por e-mail. Te agradeço muitíssimo pois tenho 64 anos e me preocupa o problema da próstata.
    Obrigado.

  8. Verônica Laino November 20, 2012 at 9:48 am #

    Olá Julio,
    O ideal é consumir o suco assim que é feito, desta forma você não perde a vitamina C que contém no tomate. No entanto, ele só começa a fermentar após 2 dias na geladeira, ou seja, tente consumir o suco em no máximo 48 horas.
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Verônica Laino » Blog Archive » Tomates Recheados - April 8, 2010

    […] visto na matéria Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o cancer? (clique aqui para ler a matéria na íntegra) a melhor forma de se ingerir o tomate é cozido para absorver melhor o licopeno. Desta forma, […]

  2. Verônica Laino » Blog Archive » Terceiro Passo para uma Alimentação Saudável - May 25, 2010

    […] Confira a matéria: “Tomate rejuvenesce mesmo a pele? Cura o cancer?”aqui. […]

  3. Verônica Laino » Blog Archive » 10 Passos para uma Alimentação Saudável - May 25, 2010

    […] Confira a matéria: “Tomate rejuvenesce mesmo a pele? Cura o cancer?”aqui. […]

  4. Molho de Tomate Caseiro | Nutrição, saúde e qualidade de vida - April 10, 2012

    […] recipiente com água gelada. Desta forma, o choque térmico faz com que a pele saia com facilidade. Conheça um pouco mais sobre o tomate aqui na matéria: Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o […]

  5. Espetinho Vegetariano | Nutrição, saúde e qualidade de vida - October 11, 2013

    […] Você conhece todos os benefícios da abobrinha? Não?? Confira a matéria: Abobrinha, conheça seus benefícios. O tomate também faz um bem para pele! Confira a matéria: Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o cancer? […]

Deixe seu Comentário