Desafio Criança Saudável

12 Oct

 

Em comemoração ao Dia das Crianças resolvi lançar um desafio para os pais.

Aqui vão dez dicas para serem implementadas até o fim do mês. Vocês devem seguir os passos abaixo para mudar o estilo de vida e alimentar da casa toda e desta forma criar crianças com mais saúde!

Mês que vem espero o comentário de vocês, falando qual foi a dica mais difícil para vocês e para as crianças e como vocês estão se sentindo após estas mudnaças!

Mantenha uma atitude positiva! Hábitos saudáveis devem ser divertidos e não impostos, se seu filho ver você fazendo com prazer eles com certeza vão aceitar com mais facilidade a mudança. Reuna a família e avise que este mês será de boas mudanças e que vocês precisam da ajuda deles para concluir este desafio!

 

Planeje um exercício coletivo semanal, onde toda a família deve participar! Vale uma brincadeira (pega-pega, esconde-esconde, taco, pular corda) ou até mesmo uma caminhada.

 

 

Não deixe seu filho sair de casa sem tomar café da manhã. Estudos demonstram que crianças que tomam o café da manhã são mais bem sucedidos na escola tanto em termos de memória como de aprendizado. Que tal uma vitamina com frutas e aveia?

 

Pese o seu filho regularmente. Às vezes é difícil dos pais reconhecerem que seu filho está ganhando peso. Sempre que for ao pediatra pergunte se seu filho está dentro do peso ideal.

 

 

Não deixe seu filho muito tempo em jejum, nunca ultrapasse três horas sem comer. Faça lanche saudáveis e balanceados. Que tal um bolo de chocolate saudável, veja a receita aqui!

 

 

 

A alimentação saudável é baseada na pirâmide, na base ficam os cereais integrais, seguidos de frutas, legumes e verduras, então vem as carnes, ovos e feijões e por ultimo os produtos industrializados, com açúcares e gorduras. Lei um pouco mais sobre o assunto aqui: Pirâmide Alimentar

 

Seu filho não gosta de arroz integral? Que tal utilizar a farinha de arroz integral nas preparações? Veja aqui uma receita de biscoito de chocolate feito com farinha de arroz integral.

 

 

Chegou o final de semana e todos querem sobremesa, aproveite este calor e faça uma sobremesa gelada. Nada como um Slushie de Limão para refrescar o final de semana da criançada. Confira a receita aqui.

 

 

Que tal brincar e aprender ao mesmo tempo? A CESANS (Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) criou um livro que você pode baixar gratuitamente e ler com seu filho no computador e imprimir algumas páginas para brincar de colorir, montar quebra cabeça, etc. Aqui está o link para você baixar o livro. Ele também traz receitas saudáveis usando legumes, verduras e frutas!

Incentive o consumo de brotos, os brotos são alimentos muito nutritivos e vão bem com macarrão (já que possuem o mesmo tamanho, cor e textura). Como tornar este consumo uma brincadeira? Plante o seu próprio broto! Vá a feira e compre 1/4 de xícara de feijão moyashi. Chegando em casa deixe os grão de molho em água de 8 a 24 horas, jogue esta água fora, pegue uma forma de vidro comprida, coloque uma peneira em cima, acomode os grãos e cubra a forma com uma gaze de algodão (para nenhum bicho pousar nos grãos), coloque esta forma próximo da janela da cozinha. Todos os dias pela manhã e à noite você deve desprezar a água que ficou na forma de vidro e pedir para as crianças regarem os grãos. Após 7 dias os feijões terão brotado e estarão prontos para serem consumidos!

Espero que gostem, são dicas simples porem interessantes de serem introduzidas no dia-a-dia da casa toda!

3 Comentários em “Desafio Criança Saudável”

  1. Julia October 14, 2011 at 8:47 am #

    Oi Verônica, muito bacana sua proposta!
    Citei seu Bolo de Chocolate Nutritivo no meu post sobre festinhas infantis mais saudáveis!
    Espero que goste!

    Abraços,
    Julia Gabas
    estarbemmelhor.blogspot.com

  2. Ana Luiza Masi May 1, 2012 at 3:18 pm #

    Oiii Veronica!!!
    Adorei seu comentário no meu post e adorei esse seu post também! Atitudes simples que fazem a diferença né??

    Parabéns!

    Posso publicar seu post no LookBebê com os créditos??
    Bjos!!!

  3. Verônica Laino May 1, 2012 at 6:42 pm #

    Olá Ana,

    Pode publicar sim esta matéria no seu blog! Quem sabe a gente não consegue incentivar seus leitores a aderir novos hábitos saudáveis?

    Verônica Laino

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