Couve – Conheça seus benefícios

8 Jan

A couve pertence ao grupo das hortaliças e a mais comum é a couve-manteiga. Para usufruir de todos os seus benefícios são necessários alguns cuidados quando for compra-la, as folhas devem estar verde escuro e firmes, evite as murchas com manchas escuras ou amarelas, talos moles ou quebrados. A couve contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade, por outro lado, são pobres e calorias, por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.

Ela é rica em GLICOSINOLATOS que são fitoquímicos naturais com ação DESINTOXICANTE, ou seja, estimula o organismo a limpar o corpo de substâncias tóxicas. Por isso a couve tem várias funções como reduzir a celulite e o inchaço, melhorar a textura da pele, principalmente da acne, e curar a ressaca! Afinal no dia seguinte o corpo tem que desintoxicar o álcool e ninguém melhor do que a couve para dar este empurrãozinho!

Deixe seus OSSOS mais fortes!

A couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal, para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, pois ele precisa do magnésio para formar a massa óssea, sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso!

Faz MUSCULAÇÃO?

Que tal um suco de couve antes de ir para o treino? Ele vai ajudar o corpo a controlar os movimentos muscurales. Para fazer a contração utilizamos o cálcio e ao relaxar o magnésio. do músculo. Além disso a couve é rica em potássio o que evita as câimbras!

MAU HUMOR pela manhã?

Comece o dia com um cubo de couve! Você sabia que o magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor!

Quer melhorar o aspecto da sua PELE?

Inclua a couve no seu dia-a-dia. É rica em vitamina A (RE) que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

Confira aqui quanto destes nutrientes estão presentes em 100g de couve:

Calorias: 27 kcal

Proteína: 2,9 g

Fibras: 3,1g

Cálcio: 131 mg

Magnésio: 35 mg

Potássio: 403 mg

RE: 496 mcg

Veja também:

9 Comentários em “Couve – Conheça seus benefícios”

  1. Patrícia Freitas September 18, 2012 at 6:29 am #

    Parabéns, Verônica pela matéria. Assim como a couve, uma matéria riquíssima! Pratico 3 tipos de esporte(volley, futebol e rugby),que exigem muito esforço, apenas por diversão e faço musculação. A couve me será muito útil, pelo que vi.

    Obrigada!!!

  2. Marinelli Bomfim November 3, 2012 at 10:45 am #

    Gostei demais das informa oferecidas a mim principalente que tenho ja algum tempo o hopitiroidismo,e tenho o couve em minha casa no quital plantato por minha mãee não sabia tamanhos beneficios da mesma gosto muito do couve no almoço e no suco faço musculação ja algum tempo e agora mas do que nunca vou acrescentar mais e mais o couve.Obg!!pela dica e ba sorte a todos do site.

  3. braz December 15, 2012 at 8:52 pm #

    valeu gosto de couve e suco d couve com limão, tenho couve plantado em minha casa.

  4. jose de setta July 7, 2013 at 2:38 pm #

    amei a materia, vou consumir mais por favor me recomende

    alguns alimento para quem acabou de completar 80 amnos

    obrigado

  5. Cirleide December 3, 2013 at 8:17 am #

    Oi tomei o suco do couve com limão e mel e ñ pode falar cubos de gelo ficou uma delicia, Transpirei tanto que a parti de hoje 3 vezes por semanas vou tomar.

  6. Isabel Regina Pereira December 18, 2013 at 3:55 am #

    Estou beirando a diabetes, tenho 60 anos e um problema terrível de estômago. Tomo suco de couve com batatinha em jejum e melhoro 100%. Mas soube que a couve é prejudicial para quem tem glicose alta. É verdade?

  7. Verônica Laino December 22, 2013 at 5:28 pm #

    Olá Isabel,
    Não há nada na literatura que diz que a couve é prejudicial!
    Verônica Laino

  8. sandra February 4, 2014 at 8:55 am #

    gostaria de saber como preparar a couve para o beneficio de eliminar a celulite??

  9. daise rocha March 29, 2014 at 1:38 pm #

    adorei a matéria, e saber que a couve tem todos esse beneficiosos, parabéns

Deixe seu Comentário