Fibras são Aliadas da Beleza

18 Jan

Confira a Matéria que saiu no Jornal O Vale no domingo 15/01 sobre o benefício das fibras, para baixar a matéria em PDF clique aqui: Reportagem_Fibras – Verônica Laino

Pele mais bonita e corpo mais magro. Para tornar real o anseio de toda mulher não é preciso recorrer a nenhuma dieta radical ou remédio mirabolante. Basta incluir alimentos ricos em fibras na refeição diária para obter os mesmos resultados. “Podemos dizer que os alimentos ricos em fibra são aliados da beleza, eles fornecem os nutrientes essenciais para manter a pele firme e livre de manchas”, afirma a nutricionista Verônica Laino, de São José dos Campos. As fibras, de acordo com ela, auxiliam também no processo de emagrecimento, já que aumentam a sensação de saciedade sem pesar na balança. “Ou seja, um prato rico em fibras contém menos calorias e sacia mais”, diz.

O que são fibras?

As fibras são partes dos vegetais que o organismo não consegue digerir, ou seja, são resistentes à ação das enzimas digestivas. “Podem ser classificadas em fibras solúveis e insolúveis, de acordo com a sua solubilidade na água”, explica a nutricionista. Estão presentes principalmente nas verduras, frutas, grãos integrais e nos feijões.

Alimento ou Suplemento à base de fibras?

“Mas é importante ressaltar que não são as fibras que deixam a pele mais bonita, mas sim os alimentos ricos em fibras”, esclarece Verônica. De acordo com ela, não basta apenas tomar uma cápsula rica em fibras com o objetivo de ter uma pele bonita. “Para conquistar a pele dos sonhos é preciso comer os alimentos ricos em fibras, pois além das fibras esses alimentos fornecem vitaminas e minerais essenciais para produção de colágeno, queratina e elastina”, afirma. Verônica explica que a formação de células é feita de dentro para fora, por isso a alimentação saudável é tão importante.

Qual a quantidade recomendada?

O consumo de fibras deve ser feito ao longo do dia e não apenas se restringir a um horário específico. “O consumo ideal para um adulto é de 25g a 35g por dia”, aponta a nutricionista. Para atingir es- sa quantidade é necessária a ingestão de pelo menos 400g de frutas e vegetais. “Portanto o ideal é fracionar o consumo ao longo do dia”, explica.

Excesso de fibras é prejudicial?

O excesso de consumo de legumes, verduras e frutas não traz nenhum prejuízo ao corpo. “No entanto, o excesso de suplementos à base de fibras pode sim trazer prejuízos”, diz. De acordo com Verônica, cápsulas ricas em fibras, farelos e germe, quando utilizados por muito tempo, podem produzir deficiência de zinco, magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

Fontes Alimentares:

– Frutas: abacate, caqui- chocolate, fruta pão, goiaba branca ou vermelha com casca, laranja com bagaço, mexerica, pera e pitanga

– Hortaliças: almeirão, beterraba, brócolis, catalonha, cenoura, couve, jiló, quiabo, aipo, acelga, abobrinha e abóbora principalmente a japonesa ou cabotiá

Reduza doenças!

Optar por uma dieta com alimentos ricos em fibras não só ajuda na beleza da pele e do corpo, como também previne doenças. Pesquisas científicas apontam que uma alimentação à base de fibras previne e trata a doença diverticular do cólon, reduz o risco de câncer e melhora o controle do diabetes tipo mellitus, segundo afirma a nutricionista Verônica Laino, de São José dos Campos.

Onde elas atuam?

De acordo com ela, as funções das fibras variam de acordo com o seu tipo: solúvel ou insolúvel. “As solúveis têm um importante efeito sobre o esvaziamento gástrico, absorção e velocidade de trânsito intestinal”, pormenoriza. “Já as fibras insolúveis agem sobre o peristaltismo (movimento de contração do tubo digestivo) e sobre o tônus da musculatura do cólon, regulando o tempo de permanência e aumentando o volume fecal”, afirma a nutricionista.

Aumente a saciedade

Verônica explica que as fibras solúveis atuam formando um gel no estômago que dá a sensação de saciedade prolongada, já que desacelera o esvaziamento estomacal. “As fibras também agem reduzindo a colesterolemia (nível de colesterol no sangue) pelo aumento da concentração de sais biliares”, aponta. As fibras insolúveis atuam no cólon. “Aumentando o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal e reduzindo o tempo entre as idas ao banheiro”, conclui Verônica.

Veja também:

2 Comentários em “Fibras são Aliadas da Beleza”

  1. Silvia January 20, 2017 at 1:20 am #

    Concordo 100% com tudo que foi abordado neste post, já curti a fanpage e virei fan de carteirinha do blog, fofo demais!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Retrospectiva 2012 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 31, 2012

    […] – Fibras são aliadas da beleza […]

Deixe seu Comentário