Molho de Tomate Caseiro

10 Apr

O tomate é um fruto carnudo que pode ser consumido verde ou maduro. Os tipos mais comuns são: Carmem, caqui, pera (ou italiano), Débora (comum) e cereja. Ao compra-los escolha sempre os brilhantes e firmes, sem manchas amarelas, machucados ou pedacinhos embolorados. Nos tomates orgânicos, a casca pode ser consumida. Basta higienizar na água clorada por 10 minutos antes do preparo. Já no caso dos tomates comuns, é preciso retirar a casca antes de utiliza-los. Para isso, deixe os tomates de molho na água clorada por 10 minutos, lave-os em água corrente, faça um leve corte de base em formato de cruz, cozinhe em água quente por 15 minutos, retire da água quente e coloque em um recipiente com água gelada. Desta forma, o choque térmico faz com que a pele saia com facilidade. Conheça um pouco mais sobre o tomate aqui na matéria: Tomate rejuvenece mesmo a pele? Cura o cancer?

Molho de tomate caseiro

Ingredientes:

500g de tomate fresco

1 cebola pequena

Modo de Preparo:

1 – Corte os tomates e a cebola em quatro partes. No copo do liquidificador, bata todos os ingredientes por 2 minutos. Passe todo o líquido por uma peneira de malha grossa.

2 – Leve este suco de tomate para cozinhar em fogo baixo por 60 minutos, mexendo a cada 15 minutos.

3 – Com o molho ainda quente, coloque dentro de um recipiente de vidro, tampe e vire o pote de cabeça para baixo, aguarde 5 minutos e desvire o pote.

4 – Armazene no freezer por até 180 dias ou na geladeira por até 5 dias.

5 – Ao utilizar, descongele na panela e tempere com condimentos de sua preferência. As ervas que combinam muito bem com o tomate são o manjericão e o orégano.

Retire a acidez: Para não ficar ácido o molho ao levar o sumo de tomate para cozinhar coloque uma cenoura inteira pequena descascada dentro da panela!

Dica: devido ao longo prazo de validade no freezer e a facilidade para preparar, você pode fazer mais de uma receita por vez e congelar em potes menores ou porções individuais. Desta forma você tem trabalho apenas uma vez e molho de tomate fresco quando quiser por vários meses. Para esta receita, por exemplo, eu utilizei 5 kg de tomates e 5 cebolas grandes.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

Veja também:

10 Comentários em “Molho de Tomate Caseiro”

  1. Teca Campos April 10, 2012 at 3:23 pm #

    Oi Vê! Tenho uma receita que molho que faço há muitos anos e é um pouco diferente. Só queria te deixar uma sugestão, aprendida no estágio de gastronomia. Coloque meia cenoura quando colocar o tomate para apurar. Tira toda a acidez, sem necessidade de se adicionar açúcar, como muita gente faz! Ah, pra constar, amei a massa de macarrão!!! Ficou fantástica! Beijos

  2. Priscila October 25, 2012 at 11:03 am #

    Olá, Veronica, tudo bem?
    Cheguei no seu blog buscando uma receita de geleia de morango com chia e amei! Ia testar hoje mesmo fazer isso, mas sem receita, e aí dei um google e cheguei no seu blog!
    Parabéns!!! Depois vou comentar na receita pra ver se deu certo…
    Agora tenho uma dúvida… porque tu “coa” o tomate? Por estética ou influencia alguma coisa ser com semente ou não… a minha receita faço sempre com o tomate completo.

  3. Verônica Laino October 25, 2012 at 11:57 am #

    Olá Pricila,
    Eu côo o tomate para o molho ficar mais cremoso e não sentir os pedacinhos das sementes, faço isso porque fica mais gostoso ao comer um molho ao sugo. No entanto, se você for fazer molho à bolonhesa, com carne moída, não há necessidade de coar o molho.
    Espero que você goste da receita de geléia com chia!
    Verônica Laino

  4. Isabel January 25, 2017 at 9:02 am #

    Ola! Estou adorando suas receitas!!! Parabéns por divulgar sabores. Ontem testei o molho de Tomate. Ficou excelente! Eu fazia mas não conseguia chegar a essa textura cremosa, incorpada. Obrigada!!!

  5. Verônica Laino January 25, 2017 at 2:22 pm #

    Olá Isabel!
    Que bom que aprovou a receita!! Este molho da minha avó realmente é sensacional!! Ela coloca na lasanha (que ela mesmo faz a massa) é de comer rezando!! rs
    Um abraço,
    Verônica Laino

  6. Marcia May 2, 2017 at 2:21 pm #

    Olá boa tarde!
    Estou amando as receitas, qd tempo de cozimento para fazer o molho com os cinco quilos de tomate?

  7. Verônica Laino May 2, 2017 at 6:25 pm #

    Olá Marcia,
    Nunca testei com 5 quilos… porque você não faz a receita em duas panelas? Assim mantém o mesmo tempo de cozimento 😉
    Um abraço,
    Verônica Laino

  8. Paula June 26, 2017 at 3:57 pm #

    Conheci seu blog a pouco tempo, e estou viciada, rsrsrs. Quero fazer tudo!
    Gostaria muito de encontrar desses vidro para comprar, mas é difícil!
    Para congelar em porcões pequenas, podo colocar em vasilhas de plástico? Utilizado aqueles recipientes de congelar papinha de criança.

  9. Verônica Laino June 26, 2017 at 4:00 pm #

    Olá Paula,
    Vidros que podem congelar são aqueles que tem a base do mesmo tamanho da boca! Tem lojas especializadas para artigos de quem faz conserva que vendem este tipo de vidro! Pode ser um local para procurar 😉
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Molho de Tomate + Rato | Nutrição, saúde e qualidade de vida - July 29, 2016

    […] Minha avó sempre fez o próprio molho de tomate! Quer aprender a fazer o seu? Segue a receita: Molho de Tomate Caseiro e neste final de semana vou fazer e filmar esta receita para vocês pois sei que tem gente que […]

Deixe seu Comentário