Feijão Fradinho na Salada

1 May

Para incrementar a salada e colocar mais proteínas e nutrientes no prato, o feijão é sempre uma excelente opção. O feijão fradinho possui apenas 27 calorias por colher de sopa e contém proteína, vitamina K, ácido fólico, colina, calcio, magnésio, potássio e manganês.

No entanto, para conseguirmos absorver todos estes nutrientes, é preciso fazer o pré-preparo correto dos grão de feijão. Você sabia que todos os grãos possuem fatores antinutricionais tais como ácido fítico e tânico? Para reduzir estes fatores e a fermentação natural do feijão, evitando os gases, temos que deixa-los de molho. Para fazer isso, coloque três xícaras de água para cada xícara de feijão em uma panela e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que levantar fervura, conte dois minutos, desligue o fogo e deixe o feijão nesta água por 60 a 120 minutos.  Após este período, despreze a água e lave o feijão em água corrente. Pronto seu feijão está pronto para ser utilizado!

Feijão Fradinho na Salada

Ingredientes:

2 xícaras de feijão fradinho (faça o remolho prévio)

1 colher de sopa de óleo ou manteiga

2 dentes de alho picado

2 talos de cebolinha

1 colher de sopa de pimenta rosa

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sobremesa de sal

Modo de Preparo:

1 – Em uma panela de pressão, adicione o feijão e cinco xícaras de água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. (tempo na pressão aproximadamente 15 minutos). Espere sair a pressão, abra a panela e escorra o resíduo de água. Reserve o grão.

2 – Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite o dente de alho picado junto com a cebolinha, até que o alho fique dourado. Reserve.

3 – Em uma tigela pequena misture o molho: alho frito, o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta rosa, Reserve.

4 – Em uma tigela de vidro coloque uma camada de feijão cozido, uma camada do molho, faça este processo até acabar o feijão e molho. Leve à geladeira por 2 horas ou até que fique gelado. Consuma em até três dias. Se quiser, congele o feijão já cozido e temperado. Para descongelar basta deixar na geladeira por 8 horas.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Hamburguer Vegano | Nutrição, saúde e qualidade de vida - May 28, 2012

    [...] Sendo assim, que tal experimentar um hamburguer feito com feijão? A ideia desta receita é utilizar sobras de feijão, eu utilizei o feijão fradinho, confira a receita aqui: Feijão Fradinho na Salada. [...]

  2. Retrospectiva 2012 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 2, 2013

    [...] – Feijão fradinho na salada [...]

Deixe seu Comentário