Pipoca – Engorda? É saudável?

20 Jul

Confira a Matéria que saiu no Jornal O Vale no domingo 15/07 sobre o benefício da Pipoca.

Pipoca é um aliado à Saúde?

A pipoca, quando feita de forma correta, com pouca gordura e sal, pode ser um excelente aliado a saúde, por ser rica em polifenois e fibras. 

 

Pipoca engorda?  É muito calórica?

A pipoca em si não engorda, mas o que adicionamos à pipoca é que leva ao excesso de peso. Se considerarmos uma pipoca estourada somente no ar, sem óleo e sem sal, uma xícara fornece apenas 31 calorias, 1g de proteína, 1,2g de fibras e apenas 0,4 gramas de gorduras, além disso nos fornece vitaminas do complexo B como a tiamina, niacina, ácido fólico, colina e vitamina B6, e minerais como magnésio, fósforo, zinco e manganês. Agora se adicionarmos muita gordura e sal essa mesma xícara de pipoca pode conter 100 calorias! Já o excesso de sal pode levar a um aumento de pressão, o que é prejudicial à saúde.

 

Seria um boa opção para um lanche da tarde?

A pipoca é um excelente lanche, pois é feito de grão 100% integral e não processado, possui 15 vezes mais polifenois do que a farinha integral utilizada para fazer pães e biscoitos. Uma xícara de pipoca estourada possui 13% da necessidade de polifenois do dia. Os polifenois são excelentes antioxidantes, que além de prevenir doenças cronicas e cardiovasculares ainda previne o envelhecimento precoce da pele. Já a fibra está presente principalmente na casca, aquela que insiste em ficar entre os nossos dentes, e na parte branca na forma de amido resistente, mas é importante lembrar que as fibras só ajudam no funcionamento do intestino se ingeridas com água, então um bom acompanhamento da pipoca é uma copo grande de água, assim a fibra consegue melhorar os sintomas de intestino preso, além de aumentar a sensação de saciedade.

 

RECEITA - Pipoca light:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de milho para pipoca

1 colher de chá de manteiga ou azeite ou óleo

1 colher de chá de sal

Modo de preparo na panela:

Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo alto, assim que a manteiga derreter ou o óleo esquentar, tampe a panela e mexe até que todos os grãos estourem.

Modo de Preparo no microondas:

Em um pote de vidro alto proprio para o microondas, adicione todos os ingredientes e tampe o pote com um prato de vidro ou porcelana proprio para microondas. Aperte a função pipoca e pronto.

Rendimento: aproximadamente 4 xícaras de pipoca estourada.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

Veja também:

23 Comentários em “Pipoca – Engorda? É saudável?”

  1. Cacau July 24, 2012 at 11:31 am #

    Amo pipoca… Descobri que vc pode estourar a pipoca num pacote de papel pardo – aqueles de pão – e ela fica totalmente saudável.

    Coloca uma xícara no pacote e coloca uns 3 / 4 minutos para estourar. Isso mesmo, SEM NENHUM AZEITE!!!!

    Fica ótima!!

  2. Leiliane Souza July 30, 2012 at 7:14 am #

    Verônica adorei a receita,eu como vc já sabe sou louca por pipoca e não consigo ficar sem, portanto, uma boa opção para emagrecer sem sofrer!

  3. Fernanda September 8, 2012 at 9:07 am #

    Adoro pipoca, obrigado pelas dicas

  4. Paula Veronica September 23, 2012 at 3:32 pm #

    É Verônica, já entrei no blog pra saber a receita da pipoca..hehe..
    já estou estreiando hoje!! Valeu..receita mt boa!! =)

  5. Tatiana November 27, 2012 at 7:49 pm #

    Boa noite!
    Estou com uma grande dúvida, tenho 31 anos, um filho de 13 anos! tenho 1,65m de altura e atualmente estou com 90kg, estou em reeducação alimentar e exercícios diários aprox. 4 semanas e emagreci 5kg, chegando nos atuais 90kg.Reduzi medidas tbm!
    Gostaria de saber de dieta uma dieta para continuar neste caminho. Preciso incluir ou retirar algum alimento da minha dieta?
    O que posso ingerir antes do treino para que acelere queimar gorduras?
    Estou aprox 4 semanas sem ingerir carne vermelha, faz mal?
    Adoro frutas, mas existe alguma que não posso comer? Qual posso comer sem culpa?
    Tem alguma pág no face tbm?
    Muito obrigada pela atenção!

  6. Verônica Laino December 15, 2012 at 5:28 am #

    Olá Tatiana,

    Em primeiro lugar gostaria de te parabenizar pela força de vontade e por ter reduzido estes 5kg! Isso é uma grande conquista!
    Eu trabalho com a Nutrição Clínica Funcional que possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrintestinal, a detoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.
    Vitalidade Positiva significa atingir a saúde integral e não apenas a mera ausência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, modulando por meio de nutrientes e fitoquímicos todas as reações bioquímicas envolvidas neste processo.
    Então por conta disso fica muito difícil eu dar uma tabela de alimentos permitidos e proibidos para redução de peso, já que nós não nos conhecemos e não sei quais são seus sinais e sintomas, além de seu hábito e seu histórico alimentar.
    Acredito que se você já conseguiu ter a redução de peso esteja no caminho correto!
    Aproveite para passear no blog e fazer algumas receitas saudáveis para incluir no seu dia-a-dia e chegar no seu objetivo final!
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  7. Terezinha de almeida December 30, 2012 at 8:50 am #

    Pipoca a noite mesmo sem óleo engorda?

  8. Verônica Laino January 2, 2013 at 5:30 pm #

    Olá Terezinha,
    À noite nosso metabolismo é um pouco mais lento do que durante o dia, portanto temos que tomar cuidado com a quantidade de carboidrato que ingerimos à noite, por isso se consumir uma grande porção de pipoca, mesmo sem óleo, à noite ela pode sim levar ao ganho de peso, já que ela é fonte de carboidrato.
    Para não ficar com dúvida do que é muito e do que é pouco, confina a matéria: Comer após às 18hr engorda?
    Verônica Laino

  9. Leticia March 5, 2013 at 12:16 pm #

    Olá, tenho um vicio, e este é comer pipoca, como todos os dias se possivel! e Não consigo viver sem, é como uma droga pra mim, e gostaria saber se isso faz mal a minha saude, e segui sua receita, porem adicionei mais uma colher, faz mal? engorda? obrigado adorei a receita !!

  10. Verônica Laino March 18, 2013 at 2:22 pm #

    Olá Letícia,
    Fica muito difícil saber se isso te faz mal ou não, pois preciso saber se você tem alguns sinais e sintomas de hipersensibilidade alimentar, já que o milho é alergênico para algumas pessoas. Para fazer este diagnóstico é necessário fazer uma consulta com um bom nutricionista.
    Você adicionou mais uma colher do que? De milho ou de gordura ou de sal?
    O milho é rico em carboidrato, se comer demais pode sim levar ao ganho de peso.
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  11. Suzana May 18, 2013 at 6:16 am #

    Aprendi fazer no o microondas uma pipoca sem nem um óleo eu amei.Basta você coloca os grãos de milho em um refratário de vidro com umas gotas de água e sal a gosto.Atenção a água é apenas para umedecer os grãos. Depois tampe o refratário com papel filme e faça alguns furinhos para sair o vapor. Como cada microondas tem uma potencia obs qual sera ideal para o seu no meu eu gastei 6 min. Faça vocês irão gosta ela fica bem sequinha e crocante.

  12. Cristiane Faustino July 12, 2013 at 9:42 am #

    Olá, me tire uma duvida se eu estourar uma xicara de café de pipoca sem óleo a quantidade estourada vão ter quantas calorias???

  13. Juliana Castro August 15, 2013 at 11:58 am #

    As calorias são referentes a 1 xícara de milho ou 1 xícara de pipoca estourada?

  14. Verônica Laino August 25, 2013 at 4:39 pm #

    Olá Juliana,
    Referente ao milho estourado!
    Verônica Laino

  15. Nilziane September 3, 2013 at 5:12 pm #

    Sou pipocólatra assumida e não uso óleo nem azeite. Faço como uma colega aí de cima: refratário de vidro, 5 col. de sopa de milho e 2 col. de sopa de água. Mistura, tampa com aquelas tampas plásticas próprias para micro ou plástico film com furinhos. Deixo uns 8 minutos, pois demora para começar a estourar. Depois tempero com um pouco de sal e orégano. Aaaaaamo!!!

  16. Priscila September 17, 2013 at 7:58 pm #

    Oi Vê tudo bem! Lembro uma vez que você me disse que sua mãe conseguia fazer pipoca com água na panela. Você poderia colocar a receita no blog. Adoro pipoca mas estou numa super dieta.

    Bjusss Saudades

  17. Verônica Laino September 18, 2013 at 6:25 am #

    Olá Priscila, tudo bem?
    Realmente não recordo de ter comentado isso com você, liguei para minha mãe e ela relatou nunca ter feito pipoca na água. Se você não quiser utilizar óleo, pode estourar no microondas dentro do saco de pão que dá certo! É só adicionar o milho dentro do saco de pão, enrolar bem o saco e apertar a função pipoca.
    Verônica Laino

  18. Priscila September 18, 2013 at 8:08 am #

    Obrigado!!!! Vou tentar! E Parabéns pelo blog!

  19. Lorena October 25, 2013 at 7:36 am #

    Eu amo pipoca!! E por gostar tanto, nestes últimos 3 dias eu troquei o leite e o pão françês pela pipoca no café da manhã. Eu queria saber se isso faz mal e se engorda muito!?

  20. Vanessa November 27, 2013 at 7:43 pm #

    Achei esse blog por acaso, enquanto pesquisava a quantidade de calorias de pipoca sem óleo, e adorei! Bom, já vou dar minha dica: comprei a pipoqueira eletrica da mondial, que faz pipoca com ar quente, e adorei. A maquina custa uns 100 reais e é bem rápida, não queima nenhuma pipoquinha… a única coisa é que como não vai óleo, o sal não gruda na pipoca, mas resolvi usando sal líquido. Também coloco umas gotinhas de limão para deixar ainda mais gostoso. Orégano não tentei mas já estou pensando num molhinho com manjericao e vinagre… deve ficar muito bom!

  21. wesley February 13, 2014 at 5:01 pm #

    Ola eu gosto muito de pipoca e gostaria de saber se posso comer pipoca no lugar da janta,se posso qual a quantidade?

  22. Ale March 13, 2014 at 5:47 pm #

    Faço pipoca light no microondas, apenas com água. Em um refratário, coloque uma colher de sopa de água para cada colher de milho. Adicione sal a gosto, misture e leve ao microondas com uma tampa própria para o mesmo ou use papel filme – fazendo uns 4 furinhos para a saída de vapor. Demora um pouco mais para estourar, porém fica crocante.

Trackbacks and Pingbacks

  1. Retrospectiva 2012 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 2, 2013

    [...] – Pipoca engorda? É saudável? [...]

Deixe seu Comentário