Moyashi – Broto de Feijão

12 Sep

O Moyashi, ou broto de feijão é super nutritivo. É o broto mais conhecido e mais fácil de se digerir, ele pode ser feito a partir do feijão mungo (também conhecido como feijão moyashi) ou da soja. Em geral todos os broto são ricos em nutrientes, fornecendo vitaminas, minerais, proteínas e fitoquímicos essenciais.

Os grãos possuem inibidores de enzimas que protegem o grão de brotar, para que a semente consiga chegar ao solo e então gerar uma nova planta. Com isso ao consumirmos o grão estamos ingerindo estes inibidores de enzimas que fazem com que a digestão do grão seja difícil e em algumas pessoas acaba levando a sintomas como flatulência, má digestão, dores abdominais e constipação intestinal. A vantagem de comer o broto ao invés de comer o grão do feijão ou da soja é que ao deixa-los de molho na água e esperar brotar você neutraliza estes inibidores enzimáticoa, fazendo com que a digestão e absorção dos nutrientes seja facilitada.

Muito utilizado na culinária Japonesa de diversas formas. Mas ele só se tornou popular por aqui na década de 70, quando em busca de alimentos mais saudáveis as pessoas introduziram ele na salada. Infelizmente o moyashi tem uma vida de prateleira muito curta e na geladeira dura poucos dias, com isso o ideal é produzir seu próprio moyashi e come-lo fresco.

Confira o passo-a-passo de como cultivar estes grãos em casa:

Passo 1: Você vai precisar de 1/2 xícara de feijão mungo ou feijão moyashi. Lave bem os grãos em água corrente, comum sair a água com uma coloração avermelhada, pois este grão é cultivado em terra vermelha, lave até a água sair transparente.

 

 

Passo 2: Deixe os grão lavados de molho na água por no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas. Desta forma você ativa os grãos e eles iniciam a brotar. Jogue fora a água de remolho e lave os grãos em água corrente novamente.

 

 

 

Passo 3: Você vai precisar de dois recipientes para fazer o grão brotar. Um recipiente maior como se fosse um pote ou uma bacia pequena. O outro recipiente debe ser menor e no formato de uma peneira ou um escorredor de arroz ou macarrão. Em casa eu utilizo um seca salada que possui um recipiente vazado e outro fechado. Para que o grão brote e não mofe você deve deixar o recipiente furado mais elevado para que ele não encoste na água. Em casa eu uso um palito de churrasco para suspender o recipiente furado.

Passo 4: coloque o grão de remolho no recipiente furado, cuidado com a quantidade de grão que você coloca, não deve ultrapassar um dedo de altura. Molhe os grãos com 1 copo de água filtrada, e deixe a água escorrer no recipiente fechado. Cuba o pote com um pano de cozinha limpo.

 

Passo 5: Todo dia pela manhã você deve descartar a água que ficou no recipiente fechado e molhar os grãos novamente com um copo de água filtrada. Após 3 dias os grão começam a brotar e com 4 dias (foto) eles começam a sair pelo furo do recipiente.

 

 

Passo 6: Após 7 dias o grão já brotou e está pronto para o consumo. Você pode adicionar na salada, no yakissoba, refogar com legumes ou bater no suco. Repare que o meu moyashi ficou com folhas verdes, você pode comer estas folhas sem problemas, caso queira o seu moyashi sem as folhas você deve deixa-los brotar em um ambiente escuro porém arejado. O meu ficou ao lado da janela da cozinha, por isso brotou com folhas, por conta do excesso de claridade.

 

 

 

 

Veja também:

7 Comentários em “Moyashi – Broto de Feijão”

  1. Harumi April 13, 2013 at 3:41 pm #

    Amei! Vou testar hoje mesmo. Gracias!

  2. Thatiele August 13, 2014 at 7:31 am #

    Preciso saber se na minha cidade existe algum supermercado que venda o seu produto, sou de Rio Verde Goias.

  3. Kisley Fabricio dos Santos May 30, 2015 at 5:32 pm #

    Olá, estou muito interessado em cultivar moyashi em casa mas não estou achando lojas virtuais que vendam a semente de mungo verde. Teria alguma pra indicar?

    Obrigado

  4. Verônica Laino June 14, 2015 at 7:11 am #

    Olá Kisley,
    Procure lojas que vendem grãos à granel, pois elas possuem sim o grão!
    Verônica Laino

  5. Denise March 2, 2017 at 10:24 pm #

    Adorei a dica! Obrigada!

  6. Leandro March 25, 2017 at 1:57 pm #

    Kisley,

    Tente neste site: zonacerealista
    Abraços
    Leandro

Trackbacks and Pingbacks

  1. Retrospectiva 2012 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 31, 2012

    […] – Moyashi – Broto de feijão […]

Deixe seu Comentário