Alimentos que prejudicam nosso humor – Transtorno Bipolar

28 Jan

Fui convidada pelo site Perdi pra Mim para falar um pouco sobre alimentos que possam ajudar no controle do Transtorno Bipolar do Humor. No entanto, os alimentos que descrevi na matéria são interessantes não só para quem possui o Transtorno, mas todas as pessoas que oscilam o humor após as refeições. Confira a matéria publicada no dia 22 de Janeiro de 2013.

A importância da Nutrição no Transtorno Bipolar

Na maioria dos casos, o tratamento do transtorno bipolar costuma ser feito apenas com medicamentos. No entanto,  estudos tem demonstrado que alguns alimentos estimulantes e pobres em nutrientes tem efeitos negativos e aumentam a flutuação de humor. Sendo assim, o acompanhamento nutricional também é essencial para o sucesso do tratamento. É muito importante saber quais são os grandes vilões da dieta para que seja possível evitar o consumo diário destes alimentos e com isso reduzir as oscilações de humor, como por exemplo:

Farinha Branca ou Refinada:

Um estudo publicado no “Journal of Affective Disorders” provou que o consumo de alimentos feitos à base de farinha especial enriquecida com ferro e ácido fólico (farinha branca ou refinada), leva a um aumento da taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) e uma sensação de euforia momentânea. Como resposta, o corpo reduz a taxa de açúcar no sangue rapidamente, levando à hipoglicemia, acompanhada por uma sensação de mau humor, fome, fadiga e cansaço. Isto muitas vezes induz à compulsão alimentar por mais alimentos ricos em farinha branca, gerando um ciclo vicioso onde não é possível controlar o humor, o que piora muito o quadro da bipolaridade.

Açúcares de adição:

São todos os alimentos em que são adicionados algum tipo de açúcar, sendo os mais conhecidos o açúcar refinado, o açúcar invertido, o xarope de milho e o xarope de glicose. Estes açúcares adicionam calorias vazias (sem nutrientes) aos alimentos, que contribuem apenas para o ganho de peso (muito comum em pacientes com bipolaridade) e provocam o mesmo quadro de hiperglicemia que a farinha branca. Segundo o Dr. Wes Burgess, autor do livro “Manual do Paciente com Transtorno Bipolar: Perguntas da vida real com respostas atualizadas”, é importante evitar este tipo de ingrediente principalmente quando o paciente sente ansiedade com tensão e irritabilidade ou ainda algum tipo de comportamento frenético.

Aqui vale um conselho prático: no rótulo dos alimentos, os ingredientes são sempre descritos na ordem de quantidade utilizada em sua fabricação, ou seja, procure evitar alimentos em que algum tipo de açúcar aparece em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Observe, por exemplo, os ingredientes de uma barrinha de cereal de coco light:

Ingredientes:
Açúcar, arroz inflado, gordura vegetal  fracionada, xarope de milho, aveia, açúcar invertido, soro de leite em pó, óleo vegetal refinado, coco ralado, leite integral em pó, cacau, biscoito sabor chocolate, estabilizante polidextrose, umectante, glicerina,  emulsificante lecitina de soja, aromatizantes e antioxidante tocoferol.

Veja que o produto, apesar de classificado como light, possui como principal ingrediente o açúcar, representado por: açúcar (primeiro ingrediente), xarope de milho (quarto ingrediente) e açúcar invertido (sexto ingrediente). Por isso, é importante saber interpretar as informações contidas nas embalagens ao consumir produtos industrializados.

Estas são apenas algumas maneiras de como o acompanhamento nutricional pode contribuir para o tratamento do transtorno bipolar. Fique ligado nos próximos artigos para conhecer outros alimentos que influenciam na oscilação do humor.

Veja também:

3 Comentários em “Alimentos que prejudicam nosso humor – Transtorno Bipolar”

  1. Leo July 23, 2014 at 7:20 pm #

    Excelente artigo! parabéns!

  2. Sandra June 2, 2015 at 7:00 am #

    Temos que cuidar do nosso corpo. Ele é único e nosso bem mais importante.
    Se cuidarmos dele, cuidamos de nossa mente!
    Ótimo artigo.

  3. Gabriela October 20, 2016 at 7:35 pm #

    Gostaria de agradecer pelo texto e confirmar esta informação. Já fiquei com alimentação absolutamente restrita a açucar e farinha branca e me tornei outra pessoa. E noto que sempre ao ingerir estes alimentos me torno instável, irritadiça e absolutamente sem controle quanto ao meu humor. Todo e qualquer colega que sofra de bipolaridade ouça esta dica e receba como ouro. Isto muda tudo na nossa vida bipolar.

Deixe seu Comentário