Trieto – Purê de Batata, Mandioquinha e Abóbora

11 Feb

Esta receita deixa qualquer refeição mais requintada, a combinação entre eles fica super saborosa e acompanham muito bem qualquer proteína. Confira como fazer cada um dos purês ficarem saborosos e saudáveis. Eu normalmente faço os três purês ao mesmo tempo em panelas diferentes, seguindo a ordem abaixo, assim você consegue fazer os três purês em apenas 45 minutos, se fizer um de cada vez vai demorar no total 90 minutos.

Purê de batata:

Tempo de preparo: 35 min

Ingredientes:

500g de batata

1/2 xícara de água

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa rasa de sal

Modo de preparo:

1 – Leve uma panela com um litro de água ao fogo alto para esquentar a água, enquanto isso siga o passo 2.

2 – Descasque a batata, despreze as cascas, corte-as em quadrados pequenos.

3 – Adicione as batatas cortadas na panela de água e deixe cozinhar por 20 minutos, com a panela tampada, ou até que a batata fique macia (o ponto ideal é ao espetar um garfo a batata quase quebra).

4 – Escorra a água e passe a batata pelo espremedor de batata (se você não tiver um espremedor, cozinhe a batata por 30 minutos, escorra a água e amasse com um garfo).

5 – Devolva a batata para a panela, agora no fogo baixo, acrescente a água (pode utilizar a propria água que cozinhou a batata), o sal e a manteiga e mexa até ficar um purê homogêneo. Reserve.

Dica: Se preferir cozinhe a batata no microondas, confira o post de como cozinha-las: Como cozinhar legumes, batata e milho no microondas

 

Purê de Abóbora

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

500g de abóbora madura descascada

100ml de leite de coco

1 dente de alho

1 colher de sobremesa rasa de sal

Modo de preparo:

1 – Leve uma panela com um litro de água ao fogo alto para esquentar a água, enquanto isso siga o passo 2.

2 – Pique a abóbora em cubos pequenos.

3 – Adicione a abóbora cortadas na panela de água e deixe cozinhar por 15 minutos, com a panela tampada, ou até que a abóbora fique macia (o ponto ideal é que você consiga espetar um garfo com facilidade).

4 – Escorra a água e no copo do liquidificador, adione a abóbora, o leite de coco, o dente de alho e o sal, bata por um minuto e devolva o purê para a panela.

5 – Cozinhe o purê por mais 5 minutos com a panela semi-tampada, para que evapore a água, mas não espirre no fogão. Desligue o fogo e reserve.

 

Purê de Mandioquinha (Batata-salsa ou Batata-baroa)

Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:

500g de mandioquinha

1/2 xícara de água

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa rasa de sal

Modo de preparo:

1 – Leve uma panela com um litro de água ao fogo alto para esquentar a água, enquanto isso siga o passo 2.

2 – Descasque a mandioquinha, despreze as cascas, corte-as em rodelas pequenas.

3 – Adicione mandioquinha cortada na panela de água e deixe cozinhar por 10 minutos, com a panela tampada, ou até que a mandioquinha fique macia (o ponto ideal é ao espetar um garfo a mandioquinha quase quebra).

4 – Escorra a água e passe a madioquinha pelo espremedor de batata (se você não tiver um espremedor, cozinhe a mandioquinha por 20 minutos, escorra a água e amasse com um garfo).

5 – Devolva a mandioquinha para a panela, agora no fogo baixo, acrescente a água (pode utilizar a propria água que cozinhou a mandioquinha), o sal e a manteiga e mexa até ficar um purê homogêneo. Reserve.

Dica: Para o purê de mandioquinha ficar bem cremoso eu normalmente faço o quinto passo com um mixer (dentro da propria panela), ou seja, ao invés de mexer com uma colher eu mexo com o mixer na velocidade baixa. Assim o purê fica cremoso com uma textura aveludada.

 

Trieto

Rendimento: 5 porções

Ingredientes:

500g de purê de mandioquinha

500g de purê de abóbora

500g de purê de batata

Modo de preparo:

O purê de batata e de mandioquinha são mais encorpados, enquanto que o de abóbora é um pouco mais líquido, para empratar eu normalmente faço uma meia lua com o purê de batata e outra meia lua com o purê de mandioquinha, de forma que fique um circulo com um buraco no centro, neste buraco eu coloco o purê de abóbora, assim ele não escorre no prato e a apresentação fica bonita.

 

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email: contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

 

 

Trackbacks and Pingbacks

  1. Legumes de Agosto | Nutrição, saúde e qualidade de vida - August 4, 2016

    […] Trieto – Purê de Batata, Mandioquinha e Abóbora | Doce de Abóbora […]

  2. Purê de Abóbora | Nutrição, saúde e qualidade de vida - September 21, 2017

    […] Eu tenho uma receita que faço com leite de coco e ele fica com uma consistência mais fluida (clique AQUI para conferir a receita). A receita de hoje é feita sem o leite de coco para que ele fique mais firme e […]

Deixe seu Comentário