Adoçantes artificiais, aliados ou inimigos da saúde?

18 Feb

Adoçante

Antigamente os adoçantes artificias, também conhecidos como edulcorantes, eram utilizados somente por pessoas diabéticas, dependentes de insulina, ou seja, que o corpo não é capaz de produzir insulina. Porém, hoje em dia ele é utilizado por qualquer pessoa com a esperança de se reduzir calorias. Então a dúvida que fica é: Será que os adoçantes podem ser utilizados por qualquer pessoa? Será que produtos diet, light e zero que são reduzidos de açúcar e substituídos por adoçantes são mais saudáveis?

Nossa língua possui papilas degustativas que conseguem definir se um alimento é doce, amargo, ácido ou salgado. Toda vez que consumimos um alimento doce, nossas papilas degustativas são ativadas e enviam uma informação para o cérebro dizendo que ele deve preparar o corpo para absorver açúcar. O problema maior é que nossas papilas degustativas não são capazes de diferenciar o sabor do açúcar e do adoçante, ela parte do principio que é tudo açúcar, com isso o corpo tem liberação de insulina toda vez que consumimos alimentos doces seja ele rico em açúcar ou adoçante.

A insulina é o hormônio responsável pelo transporte do açúcar para dentro de nossas células, se o estimulo das papilas degustativas é muito forte o corpo libera mais insulina e absorve mais açúcar para dentro das minhas células. Quanto mais açúcar eu levo para dentro das células maior será meu estoque de energia, se eu não me exercito e gasto esta energia ela acaba se transformando em gordura localizada e leva ao ganho de peso. Ou seja, para evitar a liberação de insulina e absorção de açúcar pelo corpo devemos estimular pouco nossas papilas degustativas.

Por isso, muitas pessoas pensam que ao consumir o adoçante, por ele não conter calorias, nosso corpo não irá absorver este açúcar para dentro das células e com isso irá perder peso. Porém, o que esquecemos é que a insulina já foi liberada, pois a sua língua já sentiu o sabor doce. Qual a consequência disso? Pessoas que consomem bebidas adoçadas com adoçante tem liberação de insulina como se aquela bebida estivesse adoçada com açúcar, já que possui sabor doce, porém após a digestão da bebida o corpo fica confuso, pois ele foi alertado que chegaria açúcar e ele nunca chega, resultado: o corpo absorve o açúcar que tem na corrente sanguínea levando a pessoa a uma hipoglicemia e como consequência uma sensação de fome e mal estar.

Para evitar este quadro de ganho de peso, hipoglicemia, sensação de fome e mal estar, devemos estimular pouco nossas papilas degustativas para que a liberação de insulina seja pequena e consequentemente a absorção de açúcar pelas nossas células seja menor.

Devemos lembrar também que adoçantes são medicamentos que devem ser utilizados por pessoas que possuem diabetes e que não tem o pâncreas funcionando, ou seja, que são incapazes de produzir insulina. Para o restante da população o ideal é que seja consumido o açúcar em pequena quantidade.

O que as pesquisas tem mostrado?

Pesquisas científicas tem demonstrado que há uma relação direta entre aumento de peso e o consumo de adoçantes. Um estudo nos EUA demonstrou que a população que mais consome adoçantes são obesos (IMC acima de 30). Além disso, alguns estudos relacionam o alto consumo dos adoçantes com uma falha na diminuição da atividade do hipotálamo, parte de cérebro onde controla nossa sensação de fome e de baixa ativação do sistema doparminergico mesolímbico, que é responsável pela sensação de saciedade. Estes estudos foram feitos com adoçantes à base de sacarina sódica e acessulfame de potássio (acessulfame-K).

Portanto o adoçante é um aliado ou inimigo da saúde?

Novos estudos precisam ser feitos para assegurar que ele é um vilão da saúde. Porém os estudos que estão sendo feitos mostram que ele não é considerado um aliado à saúde, principalmente quando o assunto é redução de calorias e perda de peso, já que o resultado das pesquisas feitas até hoje demonstram o contrário.

A minha opinião é que as pessoas devem reduzir o consumo dos alimentos adoçados com adoçante e substituir pelo açúcar, porém em pequena quantidade, ou ainda, substitui-lo pelo mel. Uma pequena quantidade seria uma colher de café ou no máximo de chá para adoçar um café ou um suco por exemplo, o que equivale a um quarto ou metade de sachê de açúcar encontrado nos restaurantes (5g).

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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13 Comentários em “Adoçantes artificiais, aliados ou inimigos da saúde?”

  1. Julia Gabas February 21, 2013 at 8:37 am #

    Oi Verônica, muito bom seu artigo!!! Vou compartilhar na pág do face: http://www.facebook.com/estarbemmelhor
    A receita de bolo saudável eu já tinha visto, de vez enqdo passo por aki. Ainda não fiz, mas qdo tiver uma oportunidade vou experimentar! Parabéns pelo blog e obrigada pela visita e comentários!
    Abraços,
    Julia

  2. Ana Amélia March 16, 2013 at 10:59 am #

    Oi Veronica, seu blog é muito interessante!! Parabéns… Qual sua opinião sobre o SUCRALOSE???

    Obrigada
    Ana Amélia

  3. Verônica Laino March 18, 2013 at 2:11 pm #

    Olá Ana Amélia,
    Existem poucos estudos com a Sucralose. Quando a pessoa é diabética prefiro que utilize adoçantes feitos com stévia, que são naturais. Já que a sucralose é um adoçante artificial.
    Infelizmente aqui no Brasil a sucralose é vendida adicionada com o Acessulfame de Potássio (acessulfame-K), por este motivo não indico a sucralose para meus pacientes, já que os estudos descritos neste post são feito com o acessulfame.
    Verônica Laino

  4. Ana Amélia March 21, 2013 at 5:32 am #

    Adorei saber, já parei de consumir!!!! Adotei o café sem nada ou com pouquíssimo açúcar !!!

    Obrigada

  5. Eliana July 24, 2013 at 5:34 pm #

    Olá,

    Para redução de peso, você indica o Stévia para adoçar ou é somente reduzir o açúcar ou trocar por mel?

    Grata

  6. Verônica Laino July 29, 2013 at 10:44 am #

    Olá Eliana,
    Você pode sim utilizar o Stévia em pequena quantidade, já que é um adoçante natural.
    Verônica Laino

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