Ovo de Páscoa Saudável

19 Mar

Ovo de Páscoa - Verônica Laino 2

A proposta desta receita é unir o sabor e a saúde! Você sabia que o chocolate amargo faz bem à saúde e pode ser consumido diariamente, desde que em pequena quantidade?

Gostaria de lembrar os leitores que não sei fazer ovos de páscoa para vender, meus ovos ficam opacos e muitas vezes quebram nas laterais. Este ovo é para consumo próprio ou para dar para familiares e amigos que não vão reparar se o ovo está perfeito ou não. Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre estas questões infelizmente não saberei responder. Acredito que meu ovo fica opaco, pois não tenho paciência e coloco ele no freezer!

Ovo de Páscoa Recheado

Tempo de preparo: 50 min | Rendimento: 1 ovo de aproximadamente 500g

Ingredientes:

350g de chocolate amargo

1/2 xícara de avelã sem casca (80g)

1 xícara de água quente

1/4 xícara de mel

2 formas para ovo de 500g

1 colher de chá de óleo de coco (opcional)

Modo de Preparo:

Ovo de Páscoa - Passo 1 Ovo de Páscoa - Passo 2 Ovo de Páscoa - Passo 3 Ovo de Páscoa - Passo 4 Ovo de Páscoa - Passo 6 Ovo de Páscoa - Passo 8OvodePáscoaPasso10Ovo de Páscoa - Verônica Laino1 – Coloque a avelã em um forma e leve para assar por 10 minutos em forno baixo (150C).

2 – Enquanto isso derreta o chocolate em banho maria. Se preferir, derreta no microondas, dois minutos é o suficiente e você deve mexer o chocolate a cada 30 segundos. Para fazer o banho maria você vai precisar de duas panelas (uma maior que a outra), na panela maior, coloque a água e leve para ferver, na panela menor coloque o chocolate, cuidado para que a água ao ferver não entre na panela menor. Deixe neste banho maria até derreter o chocolate.

3 – Este passo é importante para quem não tem prática em fazer ovos de páscoa, a parte mais difícil é desenformar, então para facilitar eu unto a forma com óleo de coco. Passe 1/2 colher de chá de óleo de coco na forma e retire o excesso com um guardanapo. Nem parece que foi untada, mas na hora de desenformar o ovo sai com facilidade.

4 – Coloque 5 colheres de sopa de chocolate derretido em cada forma e espalhe com a parte de trás da colher. Leve para a geladeira por 20 minutos.

5 – Após os 10 minutos, retire a avelã do forno e esfregue-as em um pano de cozinha limpo para que as cascas saiam, não é preciso limpar 100% das cascas, retire somente o que sair com facilidade. Coloque estas avelãs por 10 minutos na água quente para que elas amoleçam um pouco e fique mais fácil de triturar.

6 – Em um mini processador, ou no mixer, ou então no liquidificador, adiocione as avelãs que ficaram de molho (despreze a água), o mel e 1/4 de xícara do chocolate que foi derretido no passo 2. Processe até que vire um creme, não precisa ficar homogêneo, apenas triture até que 90% da avelã esteja quebrada.

7 – Transfira este creme para um pote de vidro e leve este pote para o freezer por 5 minutos. Esta etapa é essencial, pois ao triturar a avelã ela fica quente por conta do motor do triturador, se você colocar diretamente sobre a casca de chocolate ela vai derreter! Então é importante levar ao freezer para esfriar um pouco este creme.

8 – Pegue este creme e coloque metade em cima de cada casca de ovo que você fez no passo 4. Leve para o freezer por 5 minutos.

9 – Retire do freezer e cubra com o restante do chocolate derretido, de forma que o ovo fique da seguinte maneira: uma camada do chocolate derretido, coberto com o creme de avelã, coberto com uma camada de chocolate derretido. Leve à geladeira por 10 minutos e ao freezer por 5 minutos.

10 – Retire a forma do freezer e com cuidado vá passando sua mão do lado de fora da forma, você irá perceber que o ovo vai descolando da forma. Junte uma metade na outra, embrulhe no papel celofane e dê um laço bem bonito. Rende um ovo de 500g.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email: contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

 

 

Veja também:

2 Comentários em “Ovo de Páscoa Saudável”

  1. Juliane March 28, 2014 at 10:25 am #

    Pode ser outro tipo de óleo para untar?

  2. Verônica Laino May 27, 2014 at 1:03 pm #

    Olá Juliane,
    Pode untar com um pouco de manteiga sem sal.
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário