Alimentos que melhoram nosso humor – Transtorno Bipolar

1 Apr

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Fui convidada pelo site Perdi pra Mim para falar um pouco sobre alimentos que possam ajudar no controle do Transtorno Bipolar do Humor. No entanto, os alimentos que descrevi na matéria são interessantes não só para quem possui o Transtorno, mas todas as pessoas que oscilam o humor após as refeições. Confira a matéria publicada no dia 19 de Fevereiro de 2013.

Na maioria dos casos, o tratamento do transtorno bipolar costuma ser feito apenas com medicamentos. No entanto,  estudos tem demonstrado que alguns alimentos podem ajudar no controle do humor, além de evitar recaídas. Sendo assim, o acompanhamento nutricional também é essencial para o sucesso do tratamento. É muito importante saber quais são os alimentos que devem ser incluídos no cardápio para que seja possível melhorar os sintomas e controlar as oscilações de humor, como por exemplo:

Alimentos ricos em Magnésio:

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela comunicação entre os neurônios. Esta comunicação é essencial para que haja um controle da liberação de hormônios e a regulação do ritmo circadiano. Sem a serotonina ficamos mais mal humorados, ansiosos, podendo levar à depressão, obesidade e enxaqueca, piorando assim os sintomas da bipolaridade. O nutriente mais importante para a conversão do triptofano em serotonina é o magnésio, porém com a vida moderna estamos consumindo cada vez menos deste mineral, já que o processamento dos alimentos elimina uma boa parte do magnésio.

É essencial para que possamos controlar o bom humor e a compulsão alimentar, consumir alimentos fonte de magnésio. Ele está presente principalmente no farelo de arroz, semente de abóbora, extrato de soja, semente de linhaça, castanha do pará, semente de girassol e semente de gergelim. O ideal é consumir estes alimentos ao longo do dia, para que a produção de serotonina seja constante e não agrave a oscilação de humor.

Alimentos ricos em Ômega-3:

Estudos tem demonstrado que o consumo de ômega-3 reduz irritabilidade, agressão e depressão, Os sintomas tendem a melhorar a partir da segunda semana de consumo. Em 2008 um estudo conduzido por Jazayeri e colaboradores comparou o efeito da fluoxetina versus o efeito do consumo de ômega-3 e teve resultados similares.

O que foi observado nas pesquisas é que o ômega-3 age no cérebro estabilizando o humor e prolongando os períodos de remissão da doença. Ele é capaz de melhorar a fluidez das células cerebrais, quanto mais fluidas as células melhor é o transporte de nutrientes, transmissão de sinapses e interações entre as células. Alguns autores apontam que a redução nos sintomas da depressão está relacionada com este aumento da fluidez.

Por isso é importante incluir alimentos ricos em ômega-3 na nossa alimentação. As melhores fontes de ômega-3 são os peixes como atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha. Além disso também temos fontes vegetais de ômega-3 como a semente de linhaça e a semente de chia. O ideal é incluir pelo menos um destes alimentos no cardápio do dia a dia e assim auxiliar no combate a depressão e a oscilação de humor.

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