Mitos e Verdades sobre Dieta

12 Jul

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Fui convidada pela Mari Tozzini do blog Idéia da Dica para responder as dúvidas mais questionadas pelas leitoras dela sobre o que de fato é mito e o que é verdade quando o assunto á perda de peso! Com isso resolvi compartilhar esta matéria com vocês, afinal estas dúvidas podem ser suas também!

1. Carboidrato a noite engorda

MITO : O carboidrato pode sim ser consumido à noite sem levar ao ganho de peso. Se não fizer nenhuma atividade física à noite, o carboidrato deve ser ingerido em pequenas quantidades, não ultrapassando 200kcal, e de preferência na forma integral. Para que o carboidrato não leve ao ganho de peso é preciso aguardar pelo menos 2 horas antes de dormir.

 

2. Ingerir líquidos durante a refeição faz mal 

VERDADE : A ingestão de bebidas, principalmente ricas em gás, atrapalham a digestão e dificultam a absorção de nutritentes. Durante a refeição é permitido somente de 150 a 200ml de água.

 

3. Carne vermelha é ruim para a saúde 

MITO: A carne vermelha não faz mal para saúde, o que é prejudicial é a gordura, por isso é interessante dar preferência para as carnes magras, como patinho, maminha, lagarto e filé mignon, além de retirar toda a gordura aparente. A carne vermelha é rica em ferro, zinco e vitamina B12.

 

4. Alimentos integrais são mais calóricos 

VERDADE: Alimentos integrais possuem mais calorias por conterem uma quantidade maior de proteína. No entanto, por serem ricos em fibras, o corpo gasta mais calorias para digerí-los do que quando comparados a versão sem fibras. Além disso, possuem mais vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo. Vale a pena investir nos integrais, apesar de possuírem um pouco a mais de calorias.

 

5. Água quente em jejum queima gordura 

MITO: Não há comprovação científica que demonstra que água quente em jejum acelera a quebra de gordura dentro do corpo.

 

6. Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer 

VERDADE: O corpo gasta calorias para digerir os alimentos, por isso, se a pessoa comer de 3 em 3 horas, o metabolismo sempre vai estar ativo gastando calorias durante a digestão. O ideal é distribuir as calorias permitidas do dia em 5 a 6 refeições.

 

7. Comer ovo aumenta o colesterol 

MITO: Para se ter aumento de colesterol é preciso consumir mais do que 14 ovos por semana, ou seja, mais do que 56 ovos por mês. Pessoas que já tem o colesterol alto podem consumir 7 ovos por semana e não terão um aumento na taxa de colesterol.

 

8. Fazer exercícios 30 minutos por dia é suficiente para emagrecer 

VERDADE: Segundo a Organização Mundial da Saúde sim! Em média, 30 minutos de exercício físico diário leva a uma redução de 5 a 8kg por ano.

 

9. Café antes do exercício físico ajuda a perder peso 

VERDADE: O consumo de 50 a 100ml de café preto antes do exercício aeróbico acelera a quebra de gordura. Porém este consumo sem exercício não gera a redução de peso corporal.

 

10. Quem quer emagrecer deve consumir menos sal 

VERDADE: Todo mundo deveria consumir menos sal. O sal faz com que ocorra a retenção de líquido, que piora muito a celulite e a textura de pele. O consumo reduzido de sódio faz com que a pessoa fique visivelmente mais magra por não reter líquido.

 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

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6 Comentários em “Mitos e Verdades sobre Dieta”

  1. Eliana July 24, 2013 at 6:15 pm #

    Olá,

    Como fazer uma boa redução de sal, já que quase todos alimentos têm sódio no rótulo?

    Grata

    Eliana

  2. Verônica Laino July 29, 2013 at 10:47 am #

    Olá Eliana,
    Você deve evitar alimentos que tenham mais de 100mg de sódio na sua porção! Assim fica fácil não atingir o limite máximo! Se o seu alimento contém mais de 100mg de sódio na porção, desconfie!
    Verônica Laino

  3. conceicao August 14, 2013 at 6:43 am #

    Oi Ve. Estou adorando seu blog e com ele aprendi muito. Gostaria que voce comentasse a respeito do oleo de coco.Gosto muito de ovo, mas como estou com colesterol um pouco alto gostaria saber se usando o oleo de coco posso comer o ovo mais vezes. Beijinhos…tiaConceicao

  4. bianca teixeira October 22, 2013 at 8:00 am #

    queria saber quais são as verduras e legumes q engorda e quais n engorda?

  5. Elbilene February 19, 2017 at 4:53 am #

    Por onde eu começo pra fazer a dieta low carb?

  6. Verônica Laino February 21, 2017 at 1:55 am #

    Olá Elbilene,
    O ideal seria procurar uma nutricionista para montar um cardápio para você!
    Um abraço,
    Verônica Laino

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