Pasta de Coco

26 Aug

Pasta de Coco Verônica Laino 6

Muita gente reclama que o óleo de coco é caro e por isso não utiliza nas receitas. Então hoje vou ensinar para você como faz a pasta de coco. Ela pode ser utilizada para substituir totalmente a gordura da receita ou pacialmente. Eu prefiro substituir parcialmente para que a receita não fique com gosto de coco. Como faz a substituição? É simples! Se a receita pede 1/2 xícara de óleo ou manteiga, você pode substituir da seguinte maneira: utilize 1/4 de xícara de óleo ou manteiga e 1/4 de xícara de pasta de coco. Esta troca vai deixar a sua receita bem mais saudável, sabe porque? Uma xícara de óleo tem aproximadamente 1920 calorias, enquanto que uma xícara de pasta de coco tem apenas 676 calorias, ou seja, uma redução de 65% de calorias! Bom né? Então vamos aprender a receita?

PastadeCoco2PastadeCoco3PastadeCoco4 PastadeCoco5 PastadeCoco7Pasta de Coco

Tempo de preparo: 20 minutos | Rendimento: 3 xícaras

Ingredientes:

500g de coco ralado fresco

1 processador (o meu tem 750W)

Modo de preparo:

1 – Coloque o coco ralado no processador e bata por 6 minutos, abrindo a cada 2 minutos para raspar as laterais.

2 – Do sexto ao oitavo minuto é quando o coco começa a soltar a gordura e fica bem difícil de bater, durante estes dois minutos eu fiquei chocalhando o meu processador a cada 30 segundos, achei mais fácil do que abrir ele a cada 30 segundos!

3 – Bata por mais 10 minutos, abrindo a cada 2 minutos para raspar as laterais.

4 – Sua pasta já está pronta. No total são 18 minutos, ela fica com uma consistência um pouco arenosa, porém bem húmida, como se fosse uma manteiga à temperatura ambiente, porém com os micro flocos de coco.

5 – Na geladeira ela dura somente 3 dias, mas no freezer pode ficar por até 60 dias. Eu costumo porcionar em 1/4 de xícara e 1/2 xícara, assim quando vou fazer uma receita só tenho que descongelar um potino, e não a receita toda.

Dica: Você também pode fazer Leite de Coco Caseiro com esta pasta e o que sobrar o leite de coco você pode transformar em Farinha de Coco Caseira.

 

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email: contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

Veja também:

5 Comentários em “Pasta de Coco”

  1. Najara March 25, 2015 at 9:03 am #

    Oi posso fazer no liqüidificador essa pasta?

  2. Verônica Laino April 7, 2015 at 12:25 pm #

    Se o liquidificador for bem potente sim! A potencia do meu processador é de 750W.

Trackbacks and Pingbacks

  1. Leite de Coco Caseiro | Nutrição, saúde e qualidade de vida - August 26, 2013

    […] Fiz um post ensinando a fazer pasta de coco para substituir o óleo das receitas, se você não viu a receita segue o link: Pasta de Coco. […]

  2. Farinha de Coco Caseira | Nutrição, saúde e qualidade de vida - August 26, 2013

    […] um post ensinando fazer Pasta de Coco para substituir o óleo das receitas. Depois peguei esta pasta e fiz Leite de Coco Caseiro o leite […]

  3. Barrinha de Coco | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 24, 2013

    […] xícara de Pasta de Coco ou coco […]

Deixe seu Comentário