Leite de Arroz Caseiro na Máquina de Pão

18 Sep

 Leite de Arroz Caseiro 1

Quem disse que máquina de pão só serve para fazer pão? Aqui em casa ela é mais utilizada para fazer leite de arroz, geleia, torta recheada e bolo do que para fazer pão! A receita de hoje é bem simples, rende bastante e é um ótimo substituto para o leite de vaca. Gosto de consumir este leite com granola caseira, uso para fazer canjica ou ainda em vitaminas, também fica bom com achocolatado.

Leite de Arroz Caseiro na Máquina de Pão

Tempo de preparo: 2 horas na maquina de pão + 15 minutos | Rendimento: 9 xícaras de leite de arroz

Ingredientes:

1 xícara de arroz integral (eu utilizo o arroz cateto biodinâmico da Volkmann)

10 xícaras de água

1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)

Leite de Arroz Caseiro 2Leite de Arroz Caseiro 3Leite de Arroz Caseiro4Modo de Preparo:

1 – Lave o arroz em água corrente e coloque na forma da máquina de pão com 4 xícaras de água. Feche a máquina e aperte o ciclo assar.

2 – Após acabar o ciclo, abra a máquina de pão, o arroz vai estar bem inchado e você não consegue ver a água. Adicione mais 4 xícaras de água, feche a máquina e aperte o ciclo geleia.

3 – Após acabar o ciclo, abra a máquina de pão, agora você terá um líquido bem ralo e branco junto com o grão de arroz que está bem mole. Se você desejar um leite mais ralo, basta coar o líquido e o seu leite está pronto. Se preferir um leite mais grosso (parecendo leite de vaca integral) siga o passo 4.

4 – Com uma peneira de malha bem fina (eu utilizo um chinois, pois é bem grande, os furinhos são pequenos e é bem rápido de peneirar) coe metade do líquido que está na panela de arroz e reserve. A outra metade, transfira para um liquidificador, adicione os grãos que ficaram na peneira e mais 2 xícaras de água e bata por 4 minutos. Coe este líquido e misture com o primeiro líquido reservado e adicione a essência de baunilha (se desejar).

5 – Seu leite de arroz está pronto! Guarde na geladeira por 5 dias ou congele por 60 dias. Ao congelar utilize um pote de vidro de boca larga, de preferência um pirex, evite vidros de conserva (palmito, azeitona, etc) pois por algum motivo (que ainda não descobri porque) eles trincam e quebram, todos que tentei congelar quebraram, então agora só congelo em pirex de vidro que tem a boca larga (pelo menos 6 dedos de diâmetro).

6 – A fibra que sobrou você pode adicionar na massa do pão, bolo, sopa, feijão, suco, torta, granola caseira, panqueca, enfim, dá para ser adicionada em várias receitas! É rica em fibras e vitaminas e minerais, por isso não jogue fora! Reutilize em alguma receita!

 

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email: contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

 

Veja também:

9 Comentários em “Leite de Arroz Caseiro na Máquina de Pão”

  1. Fabiana June 2, 2014 at 11:40 am #

    Olá, boa tarde, gostei da receita e vou testá-la pois parece que dá super certo, porém gostaria de saber se é possível fazê-la na máquina de pão sem o ciclo geleia, pois a minha só tem o assar com 1h de duração. Ou seja, qual a diferença entre um ciclo e outro? Estou gostando o site já por essa receita, meu filho é APLV e agora parece que está apresentando tbm alergia a soja então vou fazer o leite de arroz caseiro! Um abraço e obrigada.

  2. Verônica Laino June 9, 2014 at 5:05 am #

    Olá Fabiana,
    Você pode fazer sim, a diferença é a que o ciclo geleia a hélice gira, com isso o leite fica mais cremoso. No entanto, você pode colocar para assar duas vezes e bater no liqüidificador e a consistência ficará parecida.
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  3. Juliana July 15, 2014 at 8:35 pm #

    Olá! Gostaria de saber se existe um meio de fazer o leite de arroz sem a máquina de fazer pão. Existe uma alternativa?!
    Obrigada!
    Juliana

  4. Verônica Laino July 23, 2014 at 9:38 pm #

    Olá Juliana,
    Você pode cozinhar na panela comum com a mesma quantidade de água, no fogo baixo por 60 a 90 minutos e então bater no liqüidificador e coar.
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

  5. Renata July 12, 2015 at 10:27 am #

    Olá! Consigo fazer c o cateto integral?

  6. Verônica Laino July 13, 2015 at 3:50 pm #

    Olá Renata,
    Este leite foi feito com o cateto integral biodinâmico (que é orgânico plantado com rotatividade de solo).
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Canjica Light (Sem Açúcar) | Nutrição, saúde e qualidade de vida - September 28, 2013

    […] de milho para canjica 6 xicaras de chá de leite (eu utilizei o Leite de Arroz, mas pode se qualquer leite vegetal ou leite de vaca) 4 colheres de sopa de amido de milho 2 […]

  2. Curau Light | Nutrição, saúde e qualidade de vida - September 30, 2013

    […] xícaras de leite (pode usar o Leite de Arroz, ou qualquer outro leite vegetal ou ainda o leite de […]

  3. Creme de Quinua | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 5, 2016

    […] xícaras de leite de coco caseiro (ou “leite” de inhame; ou “leite” de arroz; ou “leite vegetal” de sua preferência; ou leite de vaca […]

Deixe seu Comentário