Receita – Biomassa de Banana Verde

8 Oct

BiomassaBananaVerde7

Você conhece os benefícios da biomassa de banana verde? Ela é uma excelente fonte de fibras, ajuda no controle da diabetes e colesterol, além disso dá uma excelente sensação de saciedade. Para saber com detalhes como ela atua leia a matéria: Benefícios da Biomassa de Banana Verde

Biomassa de Banana Verde

Tempo de preparo: 45 min | Rendimento: 3 xícaras

BiomassaBananaVerde BiomassaBananaVerde1 BiomassaBananaVerde2 BiomassaBananaVerde3 BiomassaBananaVerde4 BiomassaBananaVerde5 BiomassaBananaVerde6Ingredientes:

12 bananas verdes pequenas

Panela de pressão

Liquidificador ou mixer

Água morna o quanto baste

Modo de Preparo:

1 – Adione água na panela de pressão até encher 2/3 da panela. Leve ao fogo alto e espere ferver.

2 – Enquanto isso, pegue as bananas e com ajuda de uma faca corte-as bem perto da base do cacho, de forma que a banana fique com uma ponta, evitando abrir durante o cozimento. Lave uma a uma com uma escova de cerda macia e sabão neutro.

3 – Assim que água ferver coloque as bananas (é preciso que a água esteja fervendo, pois este choque térmico ajuda na formação de amido resistente). Feche a panela e deixe no fogo alto até pegar pressão (em casa demora 5 minutos), após pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 8 minutos.

4 – Desligue o fogo e aguarde 20 minutos para que a banana termine de cozinhar e a pressão saia naturalmente (não force a saída da pressão colocando a panela embaixo da água fria, por exemplo).

5 – Retire três bananas da panela ainda com água e com a ajuda de um garfo e uma faca corte as cascas e adicione apenas a banana no copo do liquidificador ou mixer com um pouco de água morna (não tem uma quantidade ideal de água morna é o suficiente para que consiga processar e virar um creme, aqui em casa para cada 3 bananas eu utilizei 50ml de água). Você deve bater até virar um creme homogêneo, em torno de 2 a 3 minutos, retire este creme do liquidificador e repita o processo até acabar com todas as bananas. O meu liquidificador é simples, tem apenas 400W ele não aguenta processar todas as bananas de uma só vez, por isso faço de três em três, mas se o seu liquidificador for mais potente você pode processar todas as bananas de uma só vez.

6 – É importante que as bananas estejam bem quentes, pois ao bate-las frias elas viram uma farinha e não um creme. A água utilizada para bater a biomassa não pode ser a água de cozimento  da banana, pois a água de cozimento tem um gosto amargo por causa dos taninos.

7 – Guarde a biomassa na geladeira por uma semana ou no freezer por até quatro meses. Para descongelar a biomassa basta levar ela ao fogo com um pouco de água até que ela descongele e volte a ficar cremosa.

Dica: a água de cozimento da banana é rica em tanino e escurece utensilios de ferro ou alumínio irá escurecer, por ao despejar a água do cozimento certifique-se de que não tem nada dentro da pia. Se por um acaso a sua panela ou os utensílios que você utilizou ficar escuro ou com uma gosma, passe um pouco de óleo de cozinha antes de lavar com água e sabão, assim sai be fácil. 

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email:contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

 

Veja também:

7 Comentários em “Receita – Biomassa de Banana Verde”

  1. vania cruz March 14, 2017 at 7:52 pm #

    Oi. Eu sou de portugal! Tenho uma duvida banana verde é uma variedade de banana ou é o estado da banana?! Obrigada. Aqui ha a banana da madeira que visualmente é parecida

  2. Verônica Laino March 15, 2017 at 7:06 pm #

    Olá Vania,
    É o estado da banana! Ela é verde pois ainda não amadureceu!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Sorvete (ou Mousse) de Alfarroba | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 17, 2013

    […] 1/2 xícara de biomassa de banana verde […]

  2. Barrinha de Coco | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 24, 2013

    […] 1/2 xícara de Biomassa de Banana Verde […]

  3. Brigadeiro Proteico de Avelã | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 8, 2013

    […] 1/2 xícara de Biomassa de Banana Verde […]

  4. Benefícios da Biomassa de Banana Verde | Nutrição, saúde e qualidade de vida - April 24, 2015

    […] Confira a receita: Biomassa de Banana Verde […]

  5. Cobertura de Chocolate Saudável | Nutrição, saúde e qualidade de vida - July 21, 2015

    […] 1/2 xícara de biomassa de banana verde (clique aqui para ver como fazer a Biomassa) […]

Deixe seu Comentário