Fraude do Azeite de Oliva Extra Virgem

12 Nov

Você sabe escolher um bom azeite de oliva? A Revista Pro Teste testou 19 marcas de azeite e o resultado foi assustador!!

Data de Fabricação

A primeira coisa que devemos observar no rótulo é a data de fabricação, quanto mais nova for a data, melhor conservado estará o produto. Ao comprar tente optar pelos azeites que tem uma data de fabricação menor do que três meses de distância da data de compra. Assim você consegue garantir que o produto está mais preservado.

Meu azeite de oliva é puro?

O azeite de oliva deve ser puro para que as propriedades antioxidantes do produto seja preservada! Desta forma não deveria ser adicionado outros tipos de óleos vegetais ao azeite. Neste teste quatro marcas foram barradas, são elas: Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real. Estes “azeites” são considerados Lampante, pois possuem acidez maior que 2% e devem ser utilizados apenas para uso industrial e não deveria ser vendido em supermercados.

Azeite Composto Verônica Laino

Diz que é azeite extra-virgem, porém não tem sabor de extra-virgem!

Segundo o Conselho Oleico internacional (COI) o azeite extra virgem deve conter características específicas quanto ao aroma, à textura e ao sabor. Neste teste sete marcas foram barradas! São elas: Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata. Assim estas marcam podem ser consideradas apenas como azeites e não azeites extra virgens.

 Azeite Verônica Laino

Quais marcas então são extra-virgens??

Das 19 marcas testadas apenas 7 passaram pelo texte de extra virgem, ou seja, possuem acidez de até 0,8%, não possuem adição de outros óleos e tem aroma, textura e sabor de azeite puro. São elas: Olivas do sula, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera e Vila Flor.

 Azeite Extra-Virgem Verônica Laino

 Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional. Em caso de dúvidas deixe seu comentário! Não se esqueça de consultar sua nutricionista!

 

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário