Manteiga de Avelã

8 Dec

 Manteiga de Avelã 12

A avelã é o fruto aveleira, um arbusto da família Betulaceae. A avelã é levemente adocicada e contém um alto teor de ácido graxo monoinsaturado ômega-9, conhecido como ácido oleico, e baixa concentração de ácidos graxos ômega-6. Além do alto nível de antioxidantes naturais, apresenta propriedades nutracêuticas, sendo que seu valor nutricional e medicinal já era explorado pelos gregos e romanos. Além de poder atuar na prevenção e no tratamento das dislipidemias, por ter associado a gordura monoinsaturada antioxidantes, que pode evitar a oxidação do colesterol, colaborar para a prevenção da aterosclerose e auxiliar na prevenção de cardiopatias e acidente vascular cerebral (AVC). Agora que tal aproveitar todos estes benefícios de uma forma super gostosa? A manteiga de avelã é uma boa opção para comer no pão, biscoito, com fruta, utilizar como recheio de bolo, como cobertura de sorvete, enfim, vai bem com tudo!

Manteiga de Avelã 3Manteiga de Avelã 2 Manteiga de Avelã 7 Manteiga de Avelã 9 Manteiga de Avelã 10Manteiga de Avelã

Tempo de Preparo: 20 minutos | Rendimento: 200ml

Ingredientes:

250g de avelã

1 processador

Modo de Preparo:

1 – Leve a avelã para torrar no forno baixo (150 C) por 10 minutos. O forno já deve estar pré-aquecido!

2 – Após os 10 minutos, retire as avelãs do forno, transfira para um pano de prato limpo, e esfregue uma nas outras com a ajuda do pano para que saia toda a casca. É normal que algumas não saiam, tente retirar o máximo que conseguir.

3 – Coloque as avelãs no processador e bata por 1 minuto na velocidade baixa. Desligue o processador, abra a tampa e raspe as laterais com uma espátula. Feche o processador e repita este processo 5 vezes (no total você terá batido as avelãs por 6 minutos, abrindo o porcessador para raspar as laterais a cada 1 minuto).

4 – Após 6 minutos a avelã já estará na consistência de pasta, bata por 2 minutos contínuos na velocidade máxima.

5 – Está pronta a sua manteiga de avelã! Guarde na geladeira por 10 dias ou no freezer por 60 dias.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email:contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

 

 

 

 

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Brigadeiro Proteico de Avelã | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 8, 2013

    […] 200ml de Manteiga de Avelã […]

Deixe seu Comentário