Risoto Light de Camarão com Limão

9 Aug

Risoto Light de Camarão Veronica Laino 5

Eu adoro risoto, mas a receita original só dá para consumir ocasionalmente né? Afinal, é adicionado muuuuuita manteiga, muuuuito queijo parmesão, entre outros tipos de queijo, e algumas pessoas ainda acrescentam creme de leite para finalizar, ou seja uma bomba de gordura saturada. Então aqui vai uma versão mais light deste prato tão gostoso, porém sem perder o sabor!

Risoto Light de Camarão

Tempo de Preparo: 30 min | Rendimento: 2 porções

(caso queira dobrar o rendimento, dobre os ingredientes, porém siga o mesmo tempo de preparo)

Ingredientes:

1 pedaço de cúrcuma/açafrão da terra (se não achar fresco substitua por uma colher de sobremesa de açafrão)

500ml de água

1 alho poro

1 colher de sopa de manteiga

1/4 de repolho

1/2 xícara de arroz para risoto

1/2 xícara de vinho branco seco (opcional)

1 colher de chá de sal

200g de camarão médio

1/2 limão siciliano

Risoto Light de Camarão Veronica Laino 2 Risoto Light de Camarão Veronica Laino 3

Modo de Preparo:

1 – Em uma chaleira adicione o açafrão em rodelas e a água, coloque para ferver. Pode ser que você não precise utilizar toda esta água, se sobrar pode descarta-la.

2 – Enquanto isso, retire a folha do alho poro (parte verde escura) e descarte. Fatie o alho poro em rodelas finas. Em uma panela média, adicione a manteiga e espere derreter, acrescente o alho poró e deixe cozinhar na manteiga por 3 minutos.

3 – Enquanto isso pegue o repolho e fatie bem fininho. Eu fatio no mandolim, uma espécie de ralador com uma lâmina única, vende em qualquer loja de R$1,99. Fatie até ter o volume de duas xícaras.

4 – Após ter refogado o alho poró por 3 minutos, adicione o repolho ralado e misture ao alho poro refogado, deixe cozinhar por 1 minuto. Acrescente o arroz, misture tudo e deixe cozinhar por 1 minuto.

5 – Esta etapa é opcional, porém dá um aroma e sabor diferenciado para o risoto. Acrescente o vinho branco e deixe ele avaporar por aproximadamente 1 minuto.

Risoto Light de Camarão Veronica Laino 4 Risoto Light de Camarão Veronica Laino

6 – A água com a cúrcuma já deve estar fervendo. Cubra o arroz, de modo que a água não ultrapasse mais de 0,5cm o nível do arroz. Em fogo bem baixo, deixe cozinhar por 5 minutos. Mexa o arroz e cubra-o novamente com água, deixe cozinhar por mais 5 minutos.

7 – Mexa o arroz e acrescente o camarão, misture bem e cubra novamente o arroz com a água, deixe cozinhar por mais 5 minutos.

8 – O risoto já está quase pronto! Deixe cozinhar mais 5 minutos mexendo a cada 1 minuto para não deixar pegar no fundo da panela. O ponto do risoto é quando você pega um grão de arroz, morde e não vê nenhum ponto branco no meio do arroz. Se por um acaso o grão de arroz ainda estiver muito duro e o ponto branco dentro estiver muito grande, você pode adicionar mais um pouco de água e deixar cozinhar mais alguns minutos. O tempo de preparo pode variar de acordo com a marca do arroz!

9 – Com o risoto finalizado, esprema meio limão siciliano, misture bem e sirva.

Pronto! Uma refeição super bem balanceada! Com carboidrato, hortaliça e proteína! Bom Apetite!

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de tirar foto da receita e enviar para o email: contato@veronicalaino.com.br assim posso adicionar sua foto na categoria: “Fiz e Aprovei” , caso você tenha Instagram utilize a hashtag #geracaovitalidadepositiva na sua foto.

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário