7 vilões da Salada

11 Jan

Salada Verônica Laino

Um dos maiores erros que vejo as pessoas cometendo é na hora de comer salada. Sei que a maioria das pessoas não gostam de comer e por isso querem incrementar para ter mais prazer ao consumi-la! Mas cuidado! Dependendo do que é adicionado este prato pode deixar de ser saudável e se transformar em vilão.

Vou listar aqui quais os alimentos que devem ser EVITADOS na hora de montar uma boa salada e a uma lista do que realmente é considerado salada! Vamos lá?

Salada de Maionese/Batata/Macarrão e Salpicão

Apesar do nome na frente estar escrito salada, na verdade são pratos ricos em carboidratos, com muita maionese, frios (embutidos) e às vezes frutas (uva passa, maçã, etc). Muitas vezes não possuem nada de salada e ocasionalmente observamos um pouco de cenoura, que está sempre em menor proporção. Resumindo… é CARBOIDRATO

Frios/Embutidos

Principalmente em buffets temos costume de encontrar frios, também conhecidos como embutidos, como uma opção ao lado da salada. Apesar de fornecer sabor ao prato são prejudiciais ao nosso organismo. De maneira geral temos que lembrar que peito de peru, blanquete, presunto, mortadela, salame, salsicha, linguiça são todos considerados embutidos, pois utilizamos os mesmos conservantes que são altamente cancerígenos. Além disso, possuem uma quantidade muito grande de sódio e a maioria deles contém glutamato monossódico.

Conservas: milho, ervilha, azeitona, champinhon

O problema da conserva é o excesso de sódio nada saudável para nosso corpo! Não adianta lavar o alimento em água corrente antes de consumir, pois o sódio já está impregnado no alimento. Neste caso prefira as versões in natura e fique longe destes enlatados! Além disso possuem acidulantes que são aditivos químicos que o corpo não digere, conseqüência: temos que ativar o nosso sistema detox para elimina-los!

Molhos Prontos

Molhos prontos contém óleo refinado rico em ômega-6 que possui um caracter inflamatório, levam glutamato monossódico em sua composição, tem alto teor de sódio, corante, flavorizante, acidulantes, seqüestrante EDTA e aromatizastes. Moral da história? Faça o seu próprio molho com ingredientes frescos!

Crouton

Você sabia que a maioria dos croutons vendidos nos supermercados são na verdade cubos de pão feitos com bastante na margarina (gordura vegetal hidrogenia) ou óleo? é feito desta maneira para que fiquem bem crocantes e saborosos. Além disso são adicionados de muito sal e algumas marcas até glutamato monossódico! Só para você ter uma noção 25g de pão de forma comum (equivalente a 1 fatia) possui em torno de 60kcal, já 25g de crouton possui cerca de 110kcal, quase o dobro do pão! Ou seja, que comer crouton (que vamos deixar claro que não é salada) pegue seu pão integral, torre na torradeira e corte em cubinhos!

Bacon

Sim!!! Muitos restaurantes servem salada com bacon! Só pra constar, o bacon não se torna mais saudável porque vem acompanhado de alface, ok? Qual o problema do bacon? Ele é feito da mesma forma que os embutidos!

Queijos

Não são salada!! Sei que muita gente tem costume de cortar cubinhos de queijo para colocar na salada, mas não são considerados salada ok? Eles aumentam o teor de calorias, gorduras, carboidratos (não se esqueça da lactose) e a maioria dos queijos que compramos no supermercados contém acidulantes, excesso de sódio, conservantes e expessantes. 

Então se a idéia é ser saudável fique somente com a salada e temperos naturais! Confira aqui 10 opções para incrementar sua salada de forma saudável! Clique AQUI e leia a matéria.

O que é salada então? Confira algumas opções abaixo, lembre-se que podem ser consumidos crus ou cozidos!

Verduras: Alface (lisa, roxa, crespa, americana), rúcula, radicchio, agrião, chicória, acelga, couve, almeirão e espinafre, escarola, repolho, etc.

Legumes: Abobora, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, pepino, rabanete, tomate, vagem, jiló, quiabo, etc.

Ficou com alguma dúvida, frustração ou quer desabafar?? Deixe seu comentário!

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7 Comentários em “7 vilões da Salada”

  1. Silvia January 11, 2016 at 1:17 pm #

    Fiz o desafio da semana 1, hoje estou iniciando o da semana 2, porém, mantive durante o dia a rotina dos copos de água. Acredito que o processo seja esse, ir incluindo os desafios semanalmente. Isso?

  2. Verônica Laino January 11, 2016 at 3:58 pm #

    Olá Silvia,
    Isso mesmo! O ideal é acumular os desafios, ir criando o hábito e no final de 12 semanas conquistar 12 novos hábitos na sua rotina do dia-a-dia!
    Boa sorte!
    Verônica Laino

  3. Cleide February 14, 2017 at 7:33 pm #

    Posso fazer o suco no lugar de comer a salada? Por exemplo..suco de couve com cenoura e laranja…

  4. Verônica Laino February 14, 2017 at 8:02 pm #

    Olá Cleide,
    A idéia do desafio é mudar os seus hábitos e incluir a salada na sua rotina…
    Um abraço,
    Verônica Laino

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