Desafio – Semana 3

17 Jan

#desafioveronicalaino Semana 3

Bem vindos a terceira semana da série de 12 desafios para viver melhor e conquistar o corpo e a saúde que sempre quis! Com medidas fáceis, sem mágica, sem enganação. Doze passos para uma vida melhor!

O terceiro desafio da série requer apenas força de vontade! 

DESAFIO – SEMANA 3 = Não Consumir Bebidas nas Refeições

Lembre-se que o consumo de bebidas devem ser evitados 60 minutos antes e pelo menos 60 minutos após o término da refeição! Para te ajudar preparei um pdf para você imprimir e ir marcando o que consumiu ao longo da semana, clique aqui para baixar o arquivo: Semana 3 #desafioveronicalaino

Sei que muita gente não consegue se alimentar sem beber nada, sentem como se a comida estivesse “entalada” na garganta. No entanto, ao adquirir bons hábitos alimentares à mesa, a bebida se torna desnecessária. Coloquei aqui algumas dúvidas frequentes de pacientes que insistem em beber líquidos durante a refeição. Espero que te ajude a encarar este desafio!

Atrapalha a digestão?

Para que ocorra uma boa digestão e absorção dos alimentos é muito importante ficar atento ao pH do trato gastrointestinal. Ao ingerir bebidas como sucos ricos em frutose, bebidas adoçadas com açúcar ou adoçante e bebidas com gás artificial como refrigerantes, tônicas e inclusive água com gás, o suco gástrico é diluído e isto modifica o pH local, com isto as enzimas digestivas ficam com sua função comprometida.

Resultado? Uma má digestão dos alimentos!

Consequência? Uma absorção reduzidas das vitaminas e minerais da sua refeição.

O que é comum sentir? Distensão abdominal, azia, refluxo, sensação de sonolência e possíveis deficiências nutricionais.

Beber durante a refeição engorda?

Depende muito da bebida. Se for água pura ou somente com algumas rodelas de limão não vai engordar, porém qualquer outra bebida que contenha concentrado de frutose (açúcar presente naturalmente nas frutas), açúcar ou adoçante (confira a matéria Adoçantes Artificiais, aliados ou inimigos da saúde) podem levar ao ganho de peso sim, pois o carboidrato da bebida irá se somar ao da refeição e este excesso de pode gerar um super estímulo do pâncreas. Resultado? Maior liberação de insulina seguida de uma super absorção de carboidrato.

Consequência? Carboidrato é assim: consumiu e não utilizou = estoque.

Por que tenho esta necessidade de consumir líquido na refeição?

Normalmente por ter uma ingestão de água inadequada ao longo do dia e infelizmente associam o ato de comer a hora de se hidratar.

A má mastigação também atrapalha! Característica bem comum em pessoas cada vez mais preocupadas, estressadas e com menos tempo destinado à sua alimentação. Assim utilizam o líquido para “empurrar” o alimento e assim gastam menos tempo para mastigar os mesmos.

Você Sabia? A mastigação estimula a produção de saliva que além de umedecer os alimentos favorecendo a deglutição e possui enzimas digestivas que já dão início ao processo de digestão dos alimentos.

Se você não viu os outros desafios não se preocupe!

Vou deixar os materiais e os links aqui, você pode começar a qualquer dia, fazê-los simultaneamente ou seguir a ordem, um por semana! 

Os desafios são postados semanalmente todo domingo às 20h por 12 semanas consecutivas a partir do dia 03/01/2016.

Como acompanhar os resultados – PDF para baixar e anotar suas medidas!

Desafio – Semana 1 – Beber 10 copos de Água

Desafio – Semana 2 – Consumir Salada no Jantar

Conto com a participação de todos vocês!! Quer compartilhar seu progresso e suas conquistas? Deixe seu comentário, frustrações e depoimentos aqui no blog! Nas redes sociais utilize a hashtag #desafioveronicalaino no Instagram ou no Facebook assim consigo participar junto com vocês neste super desafio!

Veja também:

10 Comentários em “Desafio – Semana 3”

  1. Iara March 30, 2017 at 9:45 pm #

    Vi a dieta da água e gostei Muito, quero muito emagrecer, como faço para achar vcs novamente?

  2. Verônica Laino March 31, 2017 at 3:37 am #

    Olá Iara,
    Você diz o desafio da semana 1? Se for isso que está procurando o link está aqui: http://blog.veronicalaino.com.br/2016/01/03/desafio-semana-1/
    Para conferir as 12 semanas do desafio acesse: http://blog.veronicalaino.com.br/2016/10/01/desafio-de-emagrecimento-12-semanas/
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Rosana April 20, 2017 at 9:57 am #

    Oi Verônica! Fiquei com uma dúvida no desafio dessa semana. Devo cortar somente a bebida após o almoço e o jantar? Como procedo com o café da manhã por ex, posso tomar o café junto com o pão e a fruta? Ou não é permitido no desafio?

  4. Verônica Laino April 20, 2017 at 1:39 pm #

    Olá Rosana,
    Seria do almoço e jantar apenas.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio – Semana 4 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 24, 2016

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

  2. Desafio – Semana 5 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 31, 2016

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

  3. Desafio – Semana 6 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 7, 2016

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

  4. Desafio – Semana 9 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - March 6, 2016

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

  5. Desafio de Emagrecimento – 12 semanas | Nutrição, saúde e qualidade de vida - October 2, 2016

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

  6. Desafio – Semana 8 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 21, 2017

    […] Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição […]

Deixe seu Comentário