Tipos de Farinha

16 Feb

FARINHA-TIPOS

Vai fazer uma receita mas não sabe qual farinha utilizar? Dê sempre preferência as versões integrais, ricas em proteína e de baixo Índice Glicêmico.

A farinha integral mais comum que temos no mercado é a farinha de trigo integral, porém temos vários outros tipos de farinhas com um valor nutricional muito mais benéfico que estas duas. Vamos conhece-las?

Albumina

A albumina é a clara do ovo em pó, ela ajuda a dar leveza ao bolo ou torta de liquidificador, deixa a massa mais fofinha, excelente para misturas com farinhas ricas em fibras que deixam a receita mais pesada. Além disso por ser rica em proteína fornece uma maior sensação de saciedade por reduzir o índice glicêmico da receita. Não contém glúten*

Farelo de aveia

É a fibra da aveia, 80% do seu peso é fibra, rica em vários nutrientes. Porém por conter muita fibra não pode ser utilizada sozinha, sempre deve mistura-la a uma farinha com um menor teor de fibras, se o objetivo é que a massa cresça. Porém para fazer biscoitos podemos utiliza-la como a única fonte de farinha. Não contém glúten*

Aveia em flocos/Laminada

Podemos liquidificar a aveia em flocos e transforma-la em uma farinha, assim fica mais fácil adiciona-la nas receitas. Possui um teor de fibras e nutrientes maior que a farinha de trigo integral e não deixa a receita pesada. Não contém glúten*

Farinha de feijão branco/grão de bico/ervilha

Estas farinhas são derivadas das leguminosas que possuem um teor de proteína muito maior do que a farinha de trigo comum,além de conter um pouco de fibras. São parecidas com as farinhas de trigo integral, porém não deixam a receita pesada. Algumas podem ter um gosto mais evidente, por isso a sugestão é mistura-la com outro tipo de farinha. Não contém glúten*

Farinha de nozes/amêndoas/castanhas do caju ou Pará

Excelente fonte de minerais e gorduras saudáveis. Dá um sabor especial a bolos e biscoitos. Mas cuidado pode deixar a massa mais pesada, se for usar em bolos não ultrapasse ¼ da porção de farinha indicada na receita. Não contém glúten*

Farinha de arroz integral ou farinha de trigo sarraceno integral

São alternativas as farinhas de trigo integral, porém sem a presença de glúten. Para que a receita não fique muito seca e quebradiça a dica é acrescentar um ovo a mais na receita quando utilizar estas farinhas. Não contém glúten*

Farinha de quinua ou amaranto

Cerca de 20% destas farinhas é proteína, o que reduz o índice glicêmico da receita e promove uma sensação de saciedade prolongada. Não deixam a receita pesada, porém tem um gosto mais forte, por isso o interessante é mistura-las com outras farinhas. Não contém glúten*

* Não contém glúten: nenhuma destas farinhas contém glúten, no entanto podem estar contaminadas com glúten dependendo do processo de colheita, armazenamento, processamento e estocagem. Não são recomendadas para Celíacos.

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5 Comentários em “Tipos de Farinha”


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