Tipos de Farinha

16 Feb

FARINHA-TIPOS

Vai fazer uma receita mas não sabe qual farinha utilizar? Dê sempre preferência as versões integrais, ricas em proteína e de baixo Índice Glicêmico.

As farinhas mais comuns que temos no mercado são a farinha de trigo e a farinha de trigo integral, porém temos vários outros tipos de farinhas com um valor nutricional muito mais benéfico que estas duas. Vamos conhece-las?

Albumina

A albumina é a clara do ovo em pó, ela ajuda a dar leveza ao bolo ou torta de liquidificador, deixa a massa mais fofinha, excelente para misturas com farinhas ricas em fibras que deixam a receita mais pesada. Além disso por ser rica em proteína fornece uma maior sensação de saciedade por reduzir o índice glicêmico da receita. Não contém glúten*

Farelo de aveia

É a fibra da aveia, 80% do seu peso é fibra, rica em vários nutrientes. Porém por conter muita fibra não pode ser utilizada sozinha, sempre deve mistura-la a uma farinha com um menor teor de fibras, se o objetivo é que a massa cresça. Porém para fazer biscoitos podemos utiliza-la como a única fonte de farinha. Não contém glúten*

Aveia em flocos/Laminada

Podemos liquidificar a aveia em flocos e transforma-la em uma farinha, assim fica mais fácil adiciona-la nas receitas. Possui um teor de fibras e nutrientes maior que a farinha de trigo integral e não deixa a receita pesada. Não contém glúten*

Farinha de feijão branco/grão de bico/ervilha

Estas farinhas são derivadas das leguminosas que possuem um teor de proteína muito maior do que a farinha de trigo comum,além de conter um pouco de fibras. São parecidas com as farinhas de trigo integral, porém não deixam a receita pesada. Algumas podem ter um gosto mais evidente, por isso a sugestão é mistura-la com outro tipo de farinha. Não contém glúten*

Farinha de nozes/amêndoas/castanhas do caju ou Pará

Excelente fonte de minerais e gorduras saudáveis. Dá um sabor especial a bolos e biscoitos. Mas cuidado pode deixar a massa mais pesada, se for usar em bolos não ultrapasse ¼ da porção de farinha indicada na receita. Não contém glúten*

Farinha de arroz integral ou trigo sarraceno integral

São alternativas as farinhas de trigo integral, porém sem a presença de glúten. Para que a receita não fique muito seca e quebradiça a dica é acrescentar um ovo a mais na receita quando utilizar estas farinhas. Não contém glúten*

Farinha de quinua ou amaranto

Cerca de 20% destas farinhas é proteína, o que reduz o índice glicêmico da receita e promove uma sensação de saciedade prolongada. Não deixam a receita pesada, porém tem um gosto mais forte, por isso o interessante é mistura-las com outras farinhas. Não contém glúten*

* Não contém glúten: nenhuma destas farinhas contém glúten, no entanto podem estar contaminadas com glúten dependendo do processo de colheita, armazenamento, processamento e estocagem. Não são recomendadas para Celíacos.

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3 Comentários em “Tipos de Farinha”

  1. Alcione Luiza August 8, 2017 at 6:39 am #

    Bom-dia, me desculpe porque ja te fiz essa pergunta, mas nao me lembro em qual dos posts.A farinha de gergelim ja triturada crua, será que reduz um pouco do amargor ao ser torrada?
    Você ja teve essa experiencia?
    Abraços.

  2. Verônica Laino August 8, 2017 at 7:10 am #

    Olá Alcione,
    Quanto mais torrada, mas amarga fica! Este é o sabor natural do gergelim!
    Um abraço,
    Verônica Laino

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  1. Será que seu pão é realmente integral?!? | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 18, 2016

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