Será que seu pão é realmente integral?!?

18 Feb

assortment of baked bread on wood table

assortment of baked bread on wood table

Muitas pessoas preferem consumir produtos integrais ao invés dos tradicionais, em busca de uma alimentação saudável com mais vitaminas, minerais e fibras. Mas a questão é: será que estes produtos são realmente integrais como informam a embalagem? Ou será que a industria está nos enganando??

Infelizmente aqui não existe legislação que defina os critérios para um pão (ou qualquer outro alimento a base de cereais) ser considerado integral ou não. Se a industria colocar um quantidade mínima de farinha integral já pode considerar o produto integral!!

Então para não cair mais em roubada vamos aprender a ler os rótulos!!

 

Ingredientes:

Estão descritos por ordem de quantidade, o primeiro ingrediente está em maior quantidade e o ultimo ingrediente em menor quantidade.

Ingredientes integrais: farinha de trigo integral, farinha de linhaça, fibra de trigo, farinha de amaranto, farelo de trigo, grão de trigo, germe de trigo, inulina, centeio integral, fibra de aveia, farelo de aveia, aveia, farinha integral de centeio, farinha de arroz integral, etc.

Ingredientes refinados:farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, amido de milho, grita de milho, farinha de centeio, farinha de malte, farinha de milho, fécula de batata, farinha de arroz, flocos de centeio, fubá de milho, flocos de trigo maltado, etc.

Informação Nutricional

Quando vamos analisar o rótulo temos que observar a proporção entre carboidrato e fibras.

Para saber se o produto tem uma boa quantidade de fibras a proporção deve ser pelo menos –> 6 carboidrato : 1 fibra <– Quanto menor for esta proporção melhor!

Vamos a um exemplo: se o pão tem 24 gramas de carboidrato e 4 gramas de fibras é considerado um pão integral. Agora se o pão tem 24 gramas de carboidrato e apenas 2 gramas de fibras é enganação pois a proporção está 12 de carboidrato para 1 de fibra!! 

Um outro exemplo de pão integral com 18 gramas de carboidrato e 4 gramas de fibra.

Esta regra vale para pães, biscoitos, torradas, wrap, bolo, etc. Enfim tudo que leva farinha!!

Vai fazer alguma receita que leva farinha? Clique aqui e confira 7 tipos de farinhas integrais e de baixo índice glicêmico.

Ficou com alguma dúvida, frustração ou quer desabafar?? Deixe seu comentário!

 

Um Comentário em “Será que seu pão é realmente integral?!?”

  1. Rosana April 24, 2017 at 3:06 pm #

    Sempre quis saber como escolher o melhor pão, o “mais saudável” entre todos esses industrializados, e seu post ajudou muito. Estou amando seu blog. Parabéns pelo trabalho!!

Deixe seu Comentário