Chá Detox – Chá de Cáscara Sagrada

22 Feb

cascara-sagrada-3

Bem vindos a oitava semana da série de 12 desafios para viver melhor e conquistar o corpo e a saúde que sempre quis! Com medidas fáceis, sem mágica, sem enganação. Doze passos para uma vida melhor!

Confira: Desafio – Semana 8: Chá Detox Diariamente

Prepare as ervas que vamos desintoxicar!! O segundo dia devemos consumir o chá de cáscara sagrada!

A Cáscara Sagrada (nome científico: Rhamus purshiana) é uma árvore de 3 a 6 metros de altura, de onde retiramos a casca da arvore para fazer o chá.

Auxilia no processo de detox por seu efeito laxativo, com isso ajuda a limpar o intestino de impurezas. Tem um sabor bem amargo o que ajuda na estimulação das secreções digestivas e aumenta a secreção da vesícula biliar. As antraquinonas presentes na cáscara sagrada são irritantes, aumentando os movimentos peristálticos do intestino, ao serem transformadas pelas bactérias intestinais em substâncias que agem sobre os nervos do trato intestinal, ajudando a eliminar as fezes.

Como consumir o chá?

Por estimular o intestino vamos consumir este chá de forma diferenciada dos outros, pois o ideal é estimular o intestino durante a noite e ir ao banheiro no dia seguinte. O consumo será de apenas 500ml, sendo 250ml às 16:00 e 250ml 60 minutos após o jantar.

Como fazer o chá?

Você vai precisar de 500ml de água + 1 colher de sobremesa da cascara sagrada

Modo de Preparo: Lave bem as cascas. Em uma panela adicione as cascas e a água e deixe ferver por cinco minutos. Coe o chá. Você pode consumir o chá quente ou gelado, após feito o mesmo deve ser consumido em até 24 horas.

 É muito amargo, posso adoçar?

Se você achar o chá muito amargo você pode fazer a infusão com uma colher de chá de erva de stévia (à venda em lojas de produtos naturais) ou após coar o chá você pode adicionar uma colher de chá de açúcar demerara na receita inteira.

 Não gosto do sabor, e agora?

Você pode aromatizar o chá, antes de verter a água em cima da erva adicione folhas de hortelã, canela em pau, alguns cravos da índia, uma estrelinha de anis ou ainda antes de consumir o chá você pode espremer um limão.

Contraindicações

A cáscara-sagrada não deve ser utilizada em casos de dores abdominais ou diarreia. Mulheres grávidas ou lactantes só devem utilizar a cáscara- sagrada sob recomendação da sua própria nutricionista ou médico. A planta não deve ser utilizada acima das doses recomendada ou por longos períodos de tempo. Não é recomendada para pessoas que tenham apendicites, irritação intestinal, colite e hemorroidas.

 Ficou com alguma dúvida, frustração ou quer desabafar?? Deixe seu comentário!

 

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio – Semana 8 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 22, 2016

    […] Dia 2: Chá de Cascara Sagrada […]

Deixe seu Comentário