Chá Detox – Fucus

25 Feb

Focus vesiculosus

Bem vindos a oitava semana da série de 12 desafios para viver melhor e conquistar o corpo e a saúde que sempre quis! Com medidas fáceis, sem mágica, sem enganação. Doze passos para uma vida melhor!

Confira: Desafio – Semana 8: Chá Detox Diariamente

Prepare as ervas que vamos desintoxicar!! No quinto dia devemos consumir o chá de fucus!

O chá de focus (Fucus vesiculosus) é feito a partir de uma alga marinha encontrada nas costas do Mar do Norte, Desde 1860 o focus é utilizado como um estimulante de tireóide, muito utilizado para prevenção da obesidade ao elevar a taxa metabólica. Este benefício se dá ao seu teor de iodo, essencial à síntese de hormônio pela tiróide. Além disso a presença de fibras mucilaginosas estimula o funcionamento intestinal.

Por isso o chá de fucus é ótimo para quem sente o metabolismo lento e precisa dar uma forcinha para o organismo!

Como consumir o chá?

Você deve consumir  600ml de chá fucus distribuídos em três copos de 200ml ao longo do dia. O primeiro copo você deve consumir ao acordar, o segundo no meio da manhã e o terceiro no meio da tarde.

Como fazer o chá?

Você vai precisar de 600ml de água + 1 colher de sobremesa de fucus desidratada.

Modo de Preparo: Leve 600ml de água ao fogo. Quando começar a surgir bolinhas de ar na parede da panela, desligue o fogo. Em um recipiente de vidro, coloque a erva e verta a água em cima da erva. Abafe por oito minutos e então coe o chá (não se assuste, a alga depois deste período vai se expandir e ficar com uma consistência gelatinosa). Você pode consumir o chá quente ou gelado, após feito o mesmo deve ser consumido em até 24 horas.

Posso adoçar?

Se você não consegue consumir o chá sem açúcar você pode fazer a infusão com uma colher de chá de erva de stévia (à venda em lojas de produtos naturais) ou após coar o chá você pode adicionar uma colher de chá de açúcar demerara na receita inteira.

Não gosto do sabor, e agora?

Você pode aromatizar o chá, antes de verter a água em cima da erva adicione folhas de hortelã, canela em pau, alguns cravos da índia, uma estrelinha de anis ou ainda antes de consumir o chá você pode espremer um limão.

Contraindicações:

Não deve ser usado em casos de hipertiroidismo, problemas cardíacos ou durante a gravidez e amamentação. Doses acima da indicada podem ocasionar hipertiroidismo, tremor, elevação da pulsação e da pressão sanguínea. Convém lembrar que pessoas alérgicas ao iodo não devem consumir esta alga. 

Ficou com alguma dúvida, frustração ou quer desabafar?? Deixe seu comentário!

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio – Semana 8 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 18, 2016

    […] Dia 5: Chá de Fucus […]

Deixe seu Comentário