Desafio – Semana 10

6 Mar

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Bem vindos a décima semana da série de 12 desafios para viver melhor e conquistar o corpo e a saúde que sempre quis! Com medidas fáceis, sem mágica, sem enganação. Doze passos para uma vida melhor!

Esta semana quem curte um doce vai ter que ter muita força de vontade! Para te ajudar a visualizar se você consome muito açúcar fiz este pdf para você baixar e ir marcando quais alimentos que levam açúcar que você não fica sem: #desafioveronicalaino Semana 10

DESAFIO – SEMANA 10 = Sem Açúcar/Adoçante

Você é do tipo que trocaria o almoço por uma sobremesa? Bem vindo ao clube, também sou assim. Por isso esta semana teremos que ter foco e muita força de vontade!!!!! A idéia é aprender a substituir o paladar doce por um sabor mais natural, aprender o real sabor do alimento.

Se você é viciado e açúcar/adoçante e não consegue viver sem então se desafie e reduzir a quantidade! Se você usa um sachê de açúcar/adoçante no seu café, passe a utilizar apenas 1/2. A sua receita de bolo vai uma xícara de açúcar? Utilize apenas metade! A idéia é que você consiga saborear os alimentos sem necessitar tanto do açúcar! 

Então veja o que fica melhor para você: retirar o açúcar/adoçante do dia a dia e consumi-los apenas em festas e ocasiões especiais OU reduzir todo seu consumo de açúcar/adoçante pela metade!

Porque o açúcar é tão prejudicial?

O açúcar é um dos grandes responsáveis por aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, além disso acelera o processo de envelhecimento das células e se torna um vicio assim como o álcool, o cigarro ou qualquer outra droga. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores. 
O açúcar é proveniente da cana de açúcar, classificado como sacarose, quando digerido, ele se “quebra” em glicose e frutose, aumentando os níveis de carboidrato na corrente sanguínea e fígado, desta forma nenhum órgão escapa dos danos do açúcar. No começo, o pâncreas tenta produzir mais insulina para normalizar as taxas de carboidrato/açúcar no sangue, mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda, com isso a produção da insulina começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio, se ela não é produzida corretamente, a glicose vai em excesso para corrente sanguínea, o que por fim se torna uma diabetes do tipo 2.
O brasileiro consome em média 51kg de açúcar por ano, o que equivale a mais de 4 kg de açúcar por mês. O problema maior é que o rótulo dos alimentos aqui no Brasil não é descrito de forma clara para o consumidor, que fica confuso ao olhar as informações e identificar o quanto de açúcar é adicionado às bebidas, biscoitos, bolos, etc, confira a matéria: Teor de Açúcar nas Bebidas assim você vai ter uma noção do que estou falando! É assustador!
Posso utilizar adoçante artificial então?
O adoçante artificial é um medicamento que foi desenvolvido para pacientes com diabetes do tipo 1, ou seja, não possuem funcionamento do pâncreas e com isso não produzem insulina. Se este não é seu caso o ideal seria evita-los. Quer entender melhor? Confira a matéria: Adoçantes artificiais: aliados ou inimigos da saúde?
Estou com vontade de comer doce, e agora?
Vamos nos esforçar para consumir frutas no lugar do doce! Dê preferência para aquela fruta que mais gosta, preste atenção no sabor, textura, vamos tentar apreciar as frutas como apreciamos os doces!
 
Se você não viu os outros desafios não se preocupe!

Vou deixar os materiais e os links aqui, você pode começar a qualquer dia, fazê-los simultaneamente ou seguir a ordem, um por semana!

Os desafios são postados semanalmente todo domingo às 20h por 12 semanas consecutivas a partir do dia 03/01/2016.

Como acompanhar os resultados – PDF para baixar e anotar suas medidas!

Desafio – Semana 1 – Beber 10 copos de Água

Desafio – Semana 2 – Consumir Salada no Jantar

Desafio – Semana 3 – Sem Bebidas na Refeição

Desafio – Semana 4 – Suco Emegrecedor

Desafio – Semana 5 – 1 Porção de Castanhas

Desafio – Semana 6 – 1 Fruta por Dia

Desafio – Semana 7 – Sem Refinados

Desafio – Semana 8 – Chá Detox

Desafio – Semana 9 – Sem Fritura

Conto com a participação de todos vocês!! Quer compartilhar seu progresso e suas conquistas? Deixe seu comentário, frustrações e depoimentos aqui no blog! Nas redes sociais utilize a hashtag #desafioveronicalaino no Instagram ou no Facebook assim consigo participar junto com vocês neste super desafio!

Veja também:

6 Comentários em “Desafio – Semana 10”

  1. Verônica Laino March 7, 2016 at 1:32 pm #

    Excelente artigo, quero felicitá-lo!

  2. Keith March 31, 2017 at 3:10 pm #

    Ola achei ótima a sua ideia…
    Mas na semana de sem açúcar e sem adoçante como faco p adoçar meu cafezinho sagrado. BJ fica com deus

  3. Verônica Laino March 31, 2017 at 6:14 pm #

    Olá Keith,
    A idéia desta semana é modificar o paladar a não ter mais a necessidade do açúcar! Você deve consumir o café sem adoçar e então adquirir este hábito e nunca mais ter que adoça-lo!
    O café que considera sagrado pode ser mantido! O que deve eliminar é o açúcar 😉
    Um abraço,
    Verônica Laino

  4. Moira April 6, 2017 at 4:27 pm #

    Posso subtituir o açucar e adoçante por mel em alguns casos como sucos mais cítricos que precisam adoçar?

  5. Verônica Laino April 8, 2017 at 1:11 am #

    Olá Moira,
    A idéia desta semana é evitar alimentos que adoçam, o mel entra na mesma categoria que o açúcar. Se você não consegue beber suco de frutas cítricas sem adoçar a idéia é não consumi-los…
    Um abraço,
    Verônica Laino

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  1. Desafio Semana 12 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - June 18, 2016

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