Nhoque Nutritivo (Sem Glúten e Sem Lactose)

31 May

Nhoque Sem Glúten Sem Lactose Veronica Laino

Recebi um pedido para fazer uma receita de nhoque saudável! Então peguei a receita de um nhoque tradicional e adaptei utilizando somente ingredientes saudáveis! E já vou avisar que esta receita dá trabalho! Nhoque não é algo prático que você faz em 30 minutos… então se prepare para gastar pelo menos uma hora dentro da cozinha!! Mas o resultado achei ótimo! O nhoque ficou no ponto ideal e por ser rico em fibras e gordura saudável dá uma boa sensação de saciedade!! Coloque no título sem glúten e sem lactose pois a receita tradicional leva farinha de trigo e queijo, já na minha receita eu exclui estes ingredientes e adicionei outros mais interessantes, espero que gostem!!

Nhoque Nutritivo

Tempo de preparo: pelo menos 60 minutos | Rendimento: 4 porções generosas

Ingredientes:

6 batatas asterix

1 colher de chá de sal

1 colher de café de noz moscada

2 gemas

1/2 xícara de semente de girassol crua

1/2 xícara de gergelim crú

Modo de Preparo:

1 – Coloque a batata com casca e cubra com água gelada, leve para cozinhar por 40 minutos no fogo médio e com a panela tampada (se a sua tampa não tiver nenhuma válvula de escape, deixe a panela semi-tampada). É importante cozinhar a batata com casca e com a água gelada pois isso vai evitar que a batata absorva água durante o processo de cozimento, assim podemos excluir a adição de farinha ao purê.

2 – Enquanto a batata cozinha, coloque no liquidificador/processador a semente de girassol e o gergelim, triture ate virar uma farinha. Reserve.

3 – Após cozinhar 40 minutos a batata espete um garfo, se entrar com facilidade ela já está pronta, caso contrário cozinhe por mais 10 minutos.

4 – Com a batata ainda quente descasque uma por uma utilizando uma faca. Para não queimar a mão, apoie a batata em um papel toalha. É importante que faça este processo com ela quente para já ir evaporando a humidade da batata.

5 – Com um espremedor de batata, amasse todas até virar um purê.

6 – Adicione o sal, a noz moscada e as gemas, misture até ficar homogêneo.

7 – Acrescente a farinha feita com a semente de girassol e gergelim, misture até grudar toda a farinha no purê.

8 – Coloque este purê na bancada e sove a massa por 2 minutos, caso sua mão seja sensível ao calor sugiro que você coloque uma luva neste processo, pois a batata ainda está quente.

9 – Abra a massa e espere terminar de esfriar (em torno de 5 minutos), faça uma bola com a massa, se não grudar mais na mão é porque está no ponto, se continuar grudando, sove até que desgrude.

10 – Pegue pequenas bolinhas de massa e abra fazendo varias tirinhas. Reuna as tirinhas e corte com o auxilio de uma faca.

11 – Em uma panela com água fervente adicione o nhoque, assim que as bolinha subirem já pode retirar que estão prontas.

12 – Agora é só servir com o molho de sua preferência e está pronto!! Bom apetite!

Validade: 3 dias na geladeira. Se quiser congelar, coloque o nhoque cru em uma assadeira e leve para o congelador. Depois de duas horas eles já estarão congelados, então guarde em um saco próprio para freezer por até 2 meses. Para descongelar basta seguir o passo 11!

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

2 Comentários em “Nhoque Nutritivo (Sem Glúten e Sem Lactose)”

  1. Bruna January 21, 2017 at 8:15 pm #

    Oiii, eu queria saber se posso congelar essa massa

  2. Verônica Laino January 22, 2017 at 3:56 pm #

    Olá Bruna,
    Pode sim! Basta colocar em cima de um papel manteiga as bolinhas bem separadas e levar para o freezer. Depois que estiverem congeladas você coloca dentro de um saco plástico!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário