Desafio de Junho – Dia 5 – Suco Nutritivo

5 Jun

Desafio Junho Suco Nutritivo Veronica Laino

Bem vindos ao Desafio de Junho! Todo dia um desafio novo para você concretizar e incluir na sua rotina diária!

DESAFIO DE JUNHO – DIA 5 – SUCO NUTRITIVO

Vamos falar um pouco sobre sucos??

Suco é um assunto polêmico pois muitas pessoas gostam, porém poucas nutricionistas recomendam. Por isso gostaria de explicar para vocês o porque!

Normalmente um suco é composto de frutas, água e açúcar ou adoçante e na maioria das vezes é coado. É por isso que nós nutricionista não recomendamos! Pois em um copo de 300ml você consegue concentrar inúmeras porções de frutas, adiciona mais açúcar e ainda tira toda a fibra ao coar! Com isso o suco se torna um alimento de alto índice glicêmico por ter um concentração absurda de frutose e sacarose, muitas vezes sendo esta quantidade maior do que muito refrigerante por ai!

Se suco não é saudável, porque fazer um desafio do suco??

Resolvi fazer este desafio para ensinar vocês como devemos fazer um suco de baixo índice glicêmico e super nutritivo! O primeiro passo para um suco saudável é não coar o suco! Mantenha as fibras dentro do suco, as fibras ajudam na função intestinal, fazem o organismo absorver o suco de forma lenta e a maior parte dos nutrientes das frutas estão na casca! O segundo passo é diluir este suco. Sim, adicionar bastante água e fazer este suco render. Em média o ideal seria bater uma porção de fruta com 150 a 200ml de água, ou seja, vai fazer suco de laranja? Uma laranja com bagaço + 150ml de água e bate até o suco ficar bem cremoso! Já o terceiro passo é não adoçar o suco de forma alguma! Independente se a fruta é azeda, não devemos adoçar! Devemos aprender a apreciar o sabor da fruta como ela é! Se acha o sabor muito azedo então seria interessante trocar o tipo de fruta, para uma que seu paladar aceita melhor.

Como fazer um suco saudável e nutritivo?

Um bom suco deve ter 4 tipos de ingredientes, vamos conhece-los:

O veículo: você pode bater o suco com água ou turbinar o seu suco com os chás. O ideal é observar o que mais quer como benefício deste suco! Se vai consumi-lo pela manhã você pode adicionar um cha preto ou chá verde que possuem cafeína e vão te ajudar ficar bem ativo e alerta pela manhã. Se você tem dificuldade em digerir certos alimentos você pode adicionar chá de hortelã ou gengibre. Se você é uma pessoa muito agitada pode adicionar chá de camomila ou melissa. Se está procurando algo para acelerar o metabolismo e ajudar na retenção hídrica pode adicionar chá de hibisco ou dente de leão. Estas são apenas algumas possibilidades para turbinar seu suco e adicionar mais princípios ativos dentro dele!

A fruta: O ideal é manter apenas uma porção de fruta por suco, você pode misturar vários tipos de frutas, desde que não ultrapasse uma porção! Uma boa medida é uma xícara de fruta picada, com casca e bagaço. Para não precisar coar o suco deixe batendo por 1 a 2 minutos, assim você consegue quebrar bem a fibra da fruta!

Um vegetal: Uma ótima maneira de incluir mais vegetais na sua rotina são os sucos, principalmente aqueles vegetais que não gostamos muitos, afinal o sabor da fruta vai mascarar o gosto dos vegetais. Algumas opções são: couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, repolho, acelga, tomate, cenoura, beterraba, couve-flor, aipo e pepino. Os vegetais vão adicionar mais nutrientes e anti-oxidantes ao seu suco, além de fornecer mais fibras, o que vai prolongar a sensação de saciedade.

Uma boa fonte de gordura: A gordura boa vai ajudar a te deixar saciado por horas, ajuda a reduzir o índice glicêmico e oferece boas fontes de ômegas na dieta. Ótimas opções de gordura são: abacate, óleo de coco, semente de girassol, semente de linhaça, semente de chia, semente de abóbora, semente de gergelim, oleaginosas (castanhas) e qualquer óleo prensado a frio.

Para quem está sem idéia de sabores de sucos utilize a categoria: SUCOS que criei só para vocês!!

Qual o melhor horário de tomar um suco?

Eu normalmente sugiro consumir o suco no lugar do café da manhã ou no lanche da tarde, para segurar a fome até o jantar. Ou ainda quando vai em uma festa, mas não quer chegar na festa comendo tudo que vê pela frente, consumir um suco antes ajuda a chegar na festa saciado e assim conseguirá fazer escolhas mais conscientes! 

Quem vai participar do desafio? Quem quer mudar? Quem vai alterar os padrões? Tirem fotos dos sucos e me mande a foto por email ou me marque nas redes sociais!

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