Desafio de Junho – Dia 10 – Mastigação

10 Jun

Desafio Mastigação Veronica Laino

Bem vindos ao Desafio de Junho! Todo dia um desafio novo para você concretizar e incluir na sua rotina diária!

DESAFIO DIA 10 – MASTIGAÇÃO

Se você acha que os seus dentes estão na sua boca somente para sorrir e compor um semblante bonito está errado!!

Você já parou para analisar a maneira como você mastiga os alimentos? A mastigação é extremamente importante pois iniciamos a digestão com a mastigação!

Muitas vezes não mastigamos corretamente por causa da correria do dia-a-dia, porque estamos estressados, e muitas vezes ninguem nos ensinou como mastigar corretamente.

Não importa qual seja o alimento, a mastigação sempre é importante no processo digestivo. Ao mastigar quebramos e trituramos os alimentos. Além disso temos enzimas digestivas presente na saliva, se não mastigamos não produzimos muita saliva, sem saliva suficiente temos menos enzimas, uma menor quantidade de enzima gera uma má digestão do alimento, como consequencia temos uma má absorção dos alimentos e consequentemente das vitaminas e minerais, além de sensação de empachamento, mal estar, azia e queimação.

Quantas vezes devo mastigar?

Não tem um numero específico de vezes que temos que mastigar, mas sim uma consistência ideal!! Toda vez que for engolir o alimento ele tem que estar na consistência de um purê e não pode ter nenhum pedaço solido, tudo tem que estar pastoso. Não importa se vc mastiga rapido ou devagar o importante é triturar o alimento! Outro ponto importante é não beber enquanto mastigamos, afinal precisamos da saliva para ajudar na digestão do alimento.

Mastigar Emagrece?

Se você engole a comida sem mastigar, certamente só fica satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido.

A mastigação correta beneficia a musculatura da boca e da língua, a saúde dos dentes e pode evitar alterações nas arcadas dentárias.
Normalmente demoramos 15 minutos para começar a nos sentir saciedados, se comemos rapido sem mastigar o que acontece é que terminamos o prato e achamos que ainda estamos com fome e acabamos comendo mais do que precisamos!

Quando se come lentamente, come-se menos. Mastigar várias vezes e em ritmo lento contribui para que o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida. A mastigação lenta faz com que o cérebro receba a informação que você está comendo e, de certa forma, o estômago avisa o cérebro para liberar os hormônios da saciedade e essa comunicação aumenta a sensibilidade para a percepção de quando se está realmente satisfeito.

Quem vai participar do desafio? Quem quer mudar? Quem vai alterar os padrões? Vamos usar mais nossos dentes?!?

NÃO TENHO FORÇA DE VONTADE PARA MUDAR!!

Todos nós podemos reprogramar o nosso cérebro e criar uma nova rotina para gerar atingir o “eu ideal”! Como Coach eu ajudo meus coachees (clientes) a reprogramarem o cérebro usando ferramentas simples e lógicas! Para conhecer um pouco mais do meu trabalho acesse meu site: http://www.veronicalaino.com.br

Estou montando um grupo de coaching voltado para o emagrecimento! O grupo começa em Julho e será um grupo bem pequeno! Para que eu possa conhecer cada um de vocês e que possamos nos tornar amigos e aliados durante o processo! Se quiser fazer parte deste grupo ou saber mais informações entre em contato pelo email: contato@veronicalaino.com.br

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário