Desafio de Junho – Dia 15 – Sódio

15 Jun

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Bem vindos ao Desafio de Junho! Todo dia um desafio novo para você concretizar e incluir na sua rotina diária!

DESAFIO DIA 15 – SÓDIO

Você já parou para avaliar quanto sódio você ingere por dia? O sódio é um elemento de origem mineral, quando é misturado ao cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal de cozinha; mas também pode ser adicionado ao glutamato formando o glutamato monossódico.

O problema maior é que o glutamato não salga a comida e sim “realça” o sabor da mesma por ativar mais papilas degustavas. Infelizmente na maioria dos restaurantes por quilo e em empresas é utilizado o tempero pronto para facilitar a vida do cozinheiro, com isso acabamos ingerindo mais sódio do que o recomendado!

Sei que muita gente não tem como levar marmita de casa para o horário do almoço! Então já que muitas vezes não temos como modificar o almoço, temos que observar melhor o que comemos nas outras refeições!

Em quais alimentos encontro o Sódio?

Existe ainda sódio adicionado em forma do sal comum ou glutamato monossódico nos embutidos, carnes curadas, queijos, biscoito, pão, comida congelada como pizza, sopa, hambúrguer, nuggets, carnes temperadas prontas para assar, em temperos prontos como: sazone, caldo knorr, meu segredo, meu arroz, frango fácil, etc.

O sódio retém líquido? Aumenta a pressão?

Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de líquido e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo

Quanto devemos ingerir de Sódio por dia?
Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é menos de 2g de sódio, o que equivale a 5g de sal (uma colher de chá (5ml) ou 5 sachês daqueles de restaurante). Isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados. Só para você ter uma noção um sopa de pacotinho tipo sono, sabor feijão contém 711mg de sódio, o que equivale a quase 2 sachês de sal!

Qual a saída? Sal de Ervas!

Para reduzir a adição de sal na sua comida, o ideal é tempera-la com sal de ervas. Você já encontra este sal pronto em muitas lojas de produtos naturais, ou você pode fazer a sua própria receita utilizando alho, cebola, cominho, cebolinha, salsinha, gengibre, pimenta-do-reino, pimentões, manjericão, alecrim e orégano. Você deve bater no liquidificador 1/2 xícara de sal grosso para 3 xícaras de temperos frescos ou ainda 1/4 xícara de sal comum para 3 pacotinhos de ervas desidratadas (15g cada pacote).

Quem vai participar do desafio? Quem quer mudar? Quem vai alterar os padrões? Vamos usar o que as ervas tem de melhor??

NÃO TENHO FORÇA DE VONTADE PARA MUDAR!!

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