Como não furar a dieta no Final de Semana!

10 Sep

Como não furar a dieta no final de semana

Manter a dieta de segunda a segunda não é uma tarefa fácil!! Afinal se está seguindo um plano alimentar é porque está em busca de mudança na sua rotina alimentar e mudança quer dizer sair da zona de conforto! Então até conseguir abraçar as mudanças como seu novo estilo de vida é preciso paciência e algumas regras básicas para conseguir comer só um gomo da jaca e não se enfiar dentro dela com vontade! rs

O primeiro passo é pegar um papel e uma caneta (sim sou da era do papel! mas se quiser pode anotar no celular, rs). Neste papel você vai anotar tudo que você consumir fora do proposto da dieta durante o final de semana! Quando os obstáculos que encontramos no final de semana estão por escrito fica mais fácil tomar as decisões corretas! Aqui vou enumerar algumas saídas e soluções para os problemas mais comuns que meus pacientes relatavam!

A primeira coisa que você tem que pensar é qual a refeição que você considera mais importante no final de semana? Qual é a refeição que te dá mais prazer? É o café da manhã, o almoço, o jantar ou a sobremesa? Agora vamos destrinchar cada refeição!

Adoro Café da Manhã!!

Evite frequentar locais que você paga um valor fixo e pode comer a vontade, estes locais são um tiro no pé! Afinal de contas por mais bem controlado que você seja não vai conseguir comer pouco… já está pago! Então para aproveitar o café da manhã sem destruir a dieta pense em três itens! O ideal é comer o café da manhã na padaria, desta forma você não leva o inimigo para dentro de casa!

O primeiro item é a bebida, qual a bebida que você sente falta durante a semana? Escolha apenas uma bebida e escolha o menor tamanho que o estabelecimento oferecer. Pode ser o café com leite adoçado com açúcar, o chocolate batido, enfim aquela bebida que só de pensar você saliva!

O segundo item é o item salgado ou doce. O que você sente falta? Pão na chapa? Requeijão? Misto quente? Pão doce? Broa de Milho com Goiabada? Escolha apenas um item para não extrapolar na quantidade! Quer consumir um doce e um salgado? Tudo bem! Vá a padaria com alguém para dividir com você, assim você pode comer meio pão na chapa e meio sonho, por exemplo.

O terceiro item é a proteína que vai te dar sensação de saciedade, afinal a probabilidade de você escolher um alimento rico em carboidrato é grande e carboidrato isolado gera pico glicêmico, resultado? Fome depois de duas horas após o café da manhã! Neste caso eu sugiro pedir um ovo mexido ou cozido, ou pedir para adicionar um filé de frango no sanduíche ou se não quiser consumir comida de verdade consuma uma dose de whey protein ou a proteína vegetal da sua preferência.

Adoro o Almoço/Jantar!!

No final de semana não pense na qualidade da refeição e sim na quantidade! Afinal o que vai causar um grande impacto no resultado da sua dieta não é uma fatia de pizza e sim uma pizza inteira!!

A primeira coisa que você tem que fazer é não ignorar a salada (que pode ser crua ou cozida), eu sei que é final de semana e você já está de saco cheio de comer mato… mas ela é essencial para fazer volume!! A primeira regra antes de se servir é encher metade do seu prato de legumes ou verduras, a outra metade você vai dividir no meio e então pensar que em um quarto do prato tem que ter a proteína (carne, frango, peixe, porco, ovo e frutos do mar, no final de semana vale até os empanados…) no outro quarto do prato você entra com o carboidrato (farofa, arroz, risoto, macarrão, torta, polenta, batata, nhoque, mandioca, inhame, pão, etc).

Não fique pensando na qualidade, afinal não é uma refeição da semana que vai acabar com sua saúde!! Não precisamos ser 8 ou 80!! Podemos apreciar comidas não saudáveis que nos dá prazer. A única coisa que temos que ter é bom senso e salada para encher a barriga, rs.

Almoço em família? Tudo bem! Separe seu prato conforme ensinei acima! Tem muitos carboidratos disponíveis? Tudo bem!! É só controlar a quantidade que não tem problema! Não extrapole 1/4 do prato! Lembre-se que este não é o ultimo final de semana que vai passar com sua família! Esta não vai ser a ultima comida que você vai comer da sua avó! Semana que vem tem de novo! A comida do mundo não vai acabar! Não precisa agir como se ela fosse!! 😉

Adora ir na hamburgueria? Peça uma salada e um hambúrguer e divida com alguém! Assim come metade da salada, metade do hambúrguer e metade da batata! Não abusa na quantidade e enche a barriga com a salada! Ninguém quer dividir com você? Tudo bem! Leva pra casa e coma no dia seguinte 😉

E na pizzaria? O que fazer? Você pode comer antes de ir! Coma uma boa salada com ovo cozido ou frango desfiado ou ainda faça um belo omelete com vegetais. Quando chegar na pizzaria se contente com 2 fatias! Tem quatro sabores? Sem problemas! Coma meia fatia de cada, assim aproveita todos os sabores sem extrapolar! Esta dica é ótima também para festinhas de aniversário que tem salgadinho!! Coma antes e chegando lá opte por no máximo 6 salgadinhos e apenas um copo da bebida da sua preferência! Ah! A água é liberada!!

Não consegue olhar os outros comendo e você não está mastigado nada? As pessoas estão te enchendo o saco porque não esta comendo (sim tem pessoas chatas que não conseguem cuidar da própria vida…) Leve um chiclete na bolsa!! Assim quando tiver degustado os seus salgadinhos, comece a mastigar o chiclete e beber água, assim você vai esquecer das comidas e as pessoas não vão achar que você não está comendo! Confia em mim que esta idéia dá sempre certo!! Meus pacientes sempre tiveram sucesso com o chiclete em eventos sociais…

Eu adoro sobremesa!!!!

Sobremesa nada mais é do que carboidrato! Se você é do tipo que almoça sobremesa sem problemas pense então em controlar seus carboidratos! Nas principais refeições consuma apenas os legumes e verduras que podem estar crus ou cozidos e a proteína! Assim economiza carboidrato para poder comer sua sobremesa sem peso na consciência!! O ideal sempre é comer a sobremesa na rua! Está na vive do brigadeiro? Sai a e compre 2 a 3 unidades, mas não faça uma panela de brigadeiro. Quer chocolate? Compre a barra pequena! Lembre-se de nunca deixar o inimigo entrar dentro da sua casa 😉

Posso seguir estas regras sempre e não vou engordar???

Estas regras que coloquei aqui se aplicam para o final de semana, seguindo elas você vai conseguir manter o peso, assim você emagrece de segunda a sexta fazendo a dieta e mantém o peso no final de semana seguindo estas regras que descrevi aqui! É saudável comer tranqueira todos os dias? Lógico que não, porém ninguém vai morrer porque comeu uma tranqueira uma ou duas vezes na semana!!

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