Alimentos – Tabela IG X CG

25 Sep

Tabela IG X CG Veronica Laino

Falei em um post sobre contar calorias (clique aqui para ler o post), então algumas pessoas ficaram na dúvida de quais alimentos tinham índice glicêmico alto, então fiz um post explicando a diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica (clique aqui para ler o post).

Por isso neste post vou mostrar com alguns exemplos para vocês entenderem melhor!

Pão integral: 1 fatia de 30g -> IG alto, porém com CG baixa, portanto é um alimento que não vai aumentar muito sua glicemia, portanto é uma boa opção!

Flocos de milho sem açúcar: 1 xícara com 30g -> IG alto e com CG alta, portanto é um alimento que vai aumentar bastante a sua glicemia! Quem deve comer? Pós-treino se quiser ganhar massa muscular ou não quer emagrecer.

Arroz Branco: 1 escumadeira (150g) -> IG moderado, porém com CG altíssima!! Causa um enorme impacto na corrente sanguínea elevando muito a glicemia. Solução: sempre que possível troque pelo integral, ou reduza a quantidade pela metade!

Banana: 1 unidade grande (120g) -> IG moderado com CG moderada. Tente sempre consumi-la com alguma castanha ou semente para deixar a sua absorção lenta e causar um impacto menor na corrente sanguínea! 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Índice Glicêmico (IG) X Carga Glicêmica (CG) | Nutrição, saúde e qualidade de vida - September 27, 2016

    […] A melancia é um ótimo exemplo!! Ela possui IG alto! Em torno de 72 😳 ou seja o açúcar presente na melancia é absorvido rapidamente! Aí o que todo mundo faz?? Condena a coitada 🍉🍉 e não come nunca mais, aí eu te pergunto: e a CG?!? Ok! O açúcar é absorvido rápido, mas quanto de açúcar tem em uma melancia?!? Muito pouco!! A CG fica em torno de 3,6!! Isso porque apenas 5% da melancia é açúcar ou seja… ele é absorvido rápido, mas não causa grande impacto na sua corrente sanguínea porque quase não tem açúcar! Clique aqui para conhecer o IG X CG de outros alimentos! […]

Deixe seu Comentário