O que comer depois da Corrida?

21 Oct

O que comer depois da corrida? Veronica Laino

Hoje em qualquer parque que você vai com certeza vai ver alguém correndo! Uns correm por amor a corrida, outros por modinha e eu corro pelas medalhas! Sim! Adoro colecionar medalhas de corrida! Porque? Porque não sinto aquele prazer e bem estar pós-treino que a maioria das pessoas sentem, então a medalha é que faz o papel da serotonina no meu caso! Você saiu para correr e depois? O que comer? Quanto tempo depois? Essas são dúvidas bem comuns dos corredores! Se você tem dúvida do que comer antes do treino clique AQUI e confira o post que fiz sobre alimentação pré-treino!

Bom então vamos lá! Para começar não existe regra! O que pode funcionar para um, não funciona para outro. Por isso vou falar aqui do que teoricamente acontece com seu corpo pós corrida e o que precisa ser reposto e o que é desnecessário. Porque eu digo teoricamente? Pois tem pessoas com metabolismo que foge da regra e não se encaixam dentro deste padrão!

Pós-treino Imediato

Esta regra é para todo mundo! Terminou de correr? Água! Você deve consumir pelo menos 300ml de água para cada 30 minutos de corrida, esta água tem que ser consumida de acordo com o tempo de corrida! Confundi? Então vamos simplificar!

Se você correu 30 minutos, consuma 300ml de água em até 30 minutos após a corrida.

Se você correu 60 minutos, consuma 600ml de água em até 60 minutos após a corrida.

Se você correu 90 minutos, consuma 900ml de água em até 90 minutos após a corrida.

Ficou mais claro? E os repositores energéticos? Tipo Gatorade? Então eles não são considerados água e não entram nesta conta, são considerados alimentos do ponto de vista energético!

Tem que ter carboidrato?

A resposta é depende! Qual seu objetivo? Quantas vezes na semana você corre?

Se o seu objetivo é emagrecer e você não corre diariamente não é necessário o consumo do carboidrato no pós-treino, deixe seu corpo recuperar utilizando a sua própria gordura como fonte de energia e aguarde 60 minutos para fazer sua refeição proteica!

Seu objetivo é melhorar a performance e você corre diariamente ou longos percursos ou ainda em alta intensidade? O carboidrato é interessantíssimo para você! Ele vai ajudar na recuperação pós-treino, fazendo com que seu músculo recupere mais rápido e esteja pronto para o próximo treino, além de evitar aquela cansaço extremo no dia seguinte, que muitas vezes te impede de treinar bem! Qual carboidrato? Um carboidrato de alto índice glicêmico é uma boa opção! Se você sua muito durante o treino uma sugestão seria água de coco (a natural, não vale de caixinha, você pode comprar e congelar em cubinhos de gelo para sempre ter no seu freezer!) com suco de uva integral! Assim você vai ter o carboidrato que precisa e ainda vai repor seus eletrólitos com a água de coco!

Neste caso entraria o gatorade como carboidrato de alto índice glicêmico, porém eu não indico! Porque? Porque é feito de açúcar refinado, com corante, flavorizante, alguns tem adoçante artificial e um tico de nada de potássio e sódio… eu sou da opinião que se é para consumir toda esta tranqueira come logo um brigadeiro, a pipoca rosa do tiozinho da porta da escola… vamos comer tranqueira que pelo menos traz uma felicidade emocional, não é mesmo?

Tem que ter proteína?

Sim!! Independente do seu objetivo, seja ele emagrecimento ou melhora de performance você precisa de proteína! Afinal durante a corrida utilizou muito os músculos da perna, costas, braço e abdômen (ou seja, praticamente o corpo todo). Por isso é importante consumir um bom aporte protéico após o treino, o que é um bom aporte proteico? Pegue seu peso e multiplique por 0,28 e o resultado será a quantidade de proteína que deve ser ingerida após um treino de 60 minutos. Por exemplo uma pessoa de 70kg deve consumir aproximadamente 20g de proteína pós-treino de 60 minutos (70 X 0,28 = 19,6g). Essa fonte proteica pode vir da carne, frango, peixe, porco, ovo, leguminosas e suplementos proteicos como Whey Protein ou Proteína Isolada do arroz, lentilha, ervilha, quinua, amaranto, etc.

Lembrando que quando falo aqui de 60 minutos é o tempo todo correndo ou trotando! Não vale ir para a esteira e ficar fazendo pausas na corrida pra conversar, tirar foto, fazer um snap, aí não é treino, é recreação ok?

E aí você estava consumindo o pós-treino correto? Qual a combinação que você gosta de fazer e funciona para seu organismo? Deixe seu comentário!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

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Um Comentário em “O que comer depois da Corrida?”

  1. Marcelo October 22, 2016 at 1:43 am #

    Que legal! Eu amo correr! Corro pelo menos 3 vezes na semana. No geral quando acabo de correr eu costumo comer sardinha! Ou alguma fruta!! As vezes também tomo café com óleo de coco (quando levanto de madrugada para correr) pq eu sinto um soninho quando acabo dhsaudsaudha.

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