Esteatose Hepática – Gordura no Fígado

23 Oct

Esteatose hepática Veronica Laino

Você já ouviu falar em esteatose hepática não alcoolica? Infelizmente é um quadro muito comum no dia a dia do consultório, porém não é algo normal para o corpo!

A esteatose hepática nada mais é do que o acumulo indesejado de gordura no fígado, gordura esta que vem do acúmulo dos triglicerídeos! E de onde vem os triglicerídeos? Do excesso de carboidrato consumido que não foi utilizado pelo corpo como fonte de energia.

Devo retirar a gordura da dieta?

O erro mais comum que vejo das pessoas com gordura no fígado é retirar as gorduras da dieta com a falsa impressão que isso vai reduzir o acúmulo dentro do corpo e consequentemente a gordura do fígado. Porque isso é um erro? Pois o acúmulo da gordura do fígado vem do excesso de carboidrato e não do excesso de gordura. Lógico que reduzir frituras, margarinas (gordura vegetal) e gorduras aparentes das carnes é ótimo para sua saúde e seu coração agradece! Porém não vai surtir efeito a curto prazo no seu fígado!

Como sei que estou com esteatose?

O primeiro sinal que o corpo dá é alterar as enzimas do fígado AST (antigo TGO) e ALT (antigo TGP). Se estas enzimas estão acima do valor de referência ou próximo do valor de referência temos que ficar atento!! Talvez seja interessante fazer um ultrasson do fígado e rever seus hábitos alimentares antes que o problema se instale! Só a alteraçao das enzimas já quer dizer que está com esteatose? NÃO! Mas é um dos indicativos!

Outros sintomas comuns são: barriga inchada, fezes clara, cansaço, dor de cabeça, enjoos e vômitos e peles e olhos amarelados.

Como tratar o quadro de esteatose?

Fazendo exercícios aeróbicos que por sua vez vão consumir os triglicérides acumulados no seu corpo, utilizando eles como fonte de energia; e reduzindo o consumo de carboidrato do seu dia a dia!

Vou montar um post de como reduzir o carboidrato da sua dieta sem sofrer muito ok? Amanhã posto ele para vocês!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

6 Comentários em “Esteatose Hepática – Gordura no Fígado”

  1. Fátima October 23, 2016 at 8:08 pm #

    muito esclarecedor, gostei muito, aguardo ansiciosa o post de amanhã, muito obrigada.

  2. Fernanda June 3, 2017 at 11:40 am #

    Oi Verônica, obrigada pela matéria muito esclarecedora!Gosto muito das sua dicas! Obrigada por dividir conosco os seu conhecimentos!!!!! Tem algum sucha, suco ou raiz que ajude no processo de desinflamar e recuperação do fígado?

  3. Verônica Laino June 3, 2017 at 12:15 pm #

    Olá Fernanda,
    Esta receita aqui é uma boa opção: http://blog.veronicalaino.com.br/2017/03/21/suco-anti-celulite/
    Um abraço,
    Verônica Laino

  4. Francisca Pinheiro August 23, 2017 at 3:10 pm #

    ótimo esclarecimento!

  5. Andréa vinagre August 31, 2017 at 6:54 pm #

    Olá estou sem rumo, pois descobrir pedra na vesícula, gordura no fígado moderada, gastrite. Não sei o que comer.estou desisperada. Por favor me ajude.
    Obrigada!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Quais são os alimentos ricos em Carboidrato? | Nutrição, saúde e qualidade de vida - October 24, 2016

    […] fiz um post falando sobre esteatose hepática (se você não viu o post clique AQUI para ler) e um dos tratamentos é a redução dos carboidratos da dieta (veja que não escrevi exclusão! A […]

Deixe seu Comentário