Quais são os alimentos ricos em Carboidrato?

24 Oct

Carboidratos Veronica Laino

Ontem fiz um post falando sobre esteatose hepática (se você não viu o post clique AQUI para ler) e um dos tratamentos é a redução dos carboidratos da dieta (veja que não escrevi exclusão, pois a redução já é suficiente na maior parte dos casos!). Porém durante a consulta percebo que muitos tem dúvidas quanto as fontes de carboidratos. Após o processo de digestão, o carboidrato, se transforma em “açúcar” e vai para a corrente sanguínea.

Somente as pessoas que tem esteatose hepática se beneficiam da redução do carboidrato? Não! Pessoas com a glicemia alterada, diabetes do tipo 2, pessoas que buscam a redução de peso e pessoas com câncer. Então vamos lá ver quais alimentos são ricos em carboidratos!

Farinhas

Hoje temos vários tipos de farinhas à venda nos mercados, aqui vou citar as que são praticamente só carboidrato: farinha de trigo, farinha de milho, fécula de batata, amido de milho (maizena), fécula/farinha de mandioca, tapioca, polvilho doce e azedo, farinha de arroz, farinha de centeio, farinha de cevada, farinha de aveia e farinha de uva.

Todas estas farinha possuem bastante carboidrato, então o ideal é que se for consumir alimentos feitos com estas farinhas consuma uma porção pequena e não acrescente outro tipo de carboidrato na mesma refeição.

Arroz, Massas e Tubérculos

Hora do almoço no restaurante por quilo o que você mais vê é festival de carboidrato! Então a idéia é escolher apenas um tipo e comer pouco. São eles: arroz, arroz parboilizado, arroz integral, macarrão, canelone, capeletti, lasanha, ravioli, nhoque, purê de batata, escondidinho, farofa, batata palha, batata frita, batata sauté, massa de pastel, massa de coxinha/bolinha de queijo/risoles; já os tubérculos são: batata, inhame/cará, mandioca/aipim, mandioquinha/batata salsa, batata doce.

Pães, Biscoitos e Cereais

Aqui entram as refeições de café da manhã e lanches. Os pães, bolos e biscoitos feitos com as farinhas citadas acima terão bastante carboidrato. Além disso os cereais matinais tipo corn flakes, sucrilhos, granola, musli, etc, são todos fontes de carboidrato. Assim como as barrinhas de cereais seja ela light, diet ou normal!

Frutas

Sinto decepcionar vocês, mas todas as frutas entram na categoria de carboidratos! Eu brincava que um dia ia gravar a cara de todos os pacientes quando falava que fruta era carboidrato, pois a cara de espanto era bem frequente! A única fruta que tem uma quantidade bem pequena de carboidrato é o abacate, esta é a única que não coloco na categoria de rico em carboidrato.

Aí quando você não sabe que fruta é carboidrato o que você faz? Café da manhã: um belo copo de suco de laranja + mamão com granola + pão com manteiga + café com leite com açúcar, pois bem uma bomba de carboidrato! Tirando a manteiga e o café preto, o restante é carboidrato!

Leite e derivados

Sei que aqui vai ter um monte de gente me crucificando…. mas no leite da vaca existe uma coisa chamada lactose, que nada mais é do que o açúcar do leite, afinal o bezerro precisa de carboidrato para crescer! Muitas pessoas me perguntam: e se comprar o leite sem lactose, aí não terá carboidrato? Infelizmente terá! Os leites e derivados que estão escrito sem lactose na verdade foram adicionados de lactase, uma enzima que digere o açúcar do leite, ou seja, o açúcar está presente dentro destes alimentos, porém já está digerido pronto para o organismo absorver!

Leguminosas

Estes alimentos são um pouco diferentes, pois em sua composição não temos apenas carboidratos, temos proteína vegetal e fibras, então ele contém carboidrato, porém não é considerado uma fonte de carboidrato. Isso quer dizer que não precisamos reduzir estes alimentos no cardápio. São deste grupo: todos os tipos de feijão, grão de bico, lentilha, ervilha e soja. 

Açúcar, mel, melado de cana

Todos estes alimentos são puramente carboidrato! Não importa o tipo de açúcar, pode ser açúcar de confeiteiro, açúcar refinado, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar de coco; mel, melado de cana e agave. Todos eles são considerados carboidratos e devem ser reduzidos ao máximo do seu dia-a-dia! Se quiser substitui-los por algum adoçante são válidos apenas os adoçantes naturais como stévia, xilitol, taumatina ou eritritol. Pode substituir pelo adoçante artificial? Não! Clique AQUI e confira a matéria que fiz sobre os malefícios do adoçantes artificial.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

8 Comentários em “Quais são os alimentos ricos em Carboidrato?”

  1. Priscilla Gonçalve October 25, 2016 at 12:33 am #

    Amo abobrinnha, achei que tinha cortado os carboidratos, mas continuo comendo frutas por exemplo, mas arroz, macarrão, batata essas coisas eliminei do meu almoço e janta durante a semana, eu gosto muito de abóbora cabotia e verde, posso comer que quantidade?

  2. Verônica Laino October 25, 2016 at 2:18 am #

    Olá Priscilla,
    É difícil te dizer qual quantidade que você pode consumir de um alimento, pois não conheço seu perfil e seus objetivos, somente com uma consulta nutricional que podemos avaliar quantidade.
    Para você ter uma idéia, em 100g de abóbora cabotina cozida você tem 11g de carboidrato, já em 100g de arroz branco cozido você tem 29g de carboidrato.
    Um abraço,
    Veronica Laino

  3. Natália October 25, 2016 at 10:41 pm #

    Oi Verônica! Eu adoro seu blog e seus vídeos, são super esclarecedores! Você me incentiva muito a ter uma alimentação mais saudável! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Beijos!

  4. Verônica Laino October 26, 2016 at 7:09 pm #

    Olá Natália,
    Que felicidade saber que meus posts te motivam!!!
    Um abraço,
    Veronica Laino

  5. Fabiana February 18, 2018 at 12:25 pm #

    Olá. Gosto muito do seu canal no youtube. Gostei do poste. O meu problema é o contrário… Sou magrela e, tirando as farinhas, como de tudo e não engordo… E sempre misturei carboidratos ?

  6. Verônica Laino February 18, 2018 at 6:09 pm #

    Olá Fabiana,
    Eu trabalho como coach nutricional, se você tiver interesse podemos fazer um processo de três meses para melhorar sua rotina e alimentação e com isso conseguir ganhar peso de forma saudável!
    Caso tenha interesse em saber mais detalhes envie um email para: contato@veronicalaino.com.br
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Café da Manhã no Hotel – Como se Comportar ;) | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 21, 2016

    […] que mais te apetece! Se pegou fruta, já foi uma porção! Está em dúvida do que é carboidrato? Eu já fiz um post detalhando eles para vocês CLIQUE AQUI para conferir a matéria! 4 – Proteína: é muito importante para te deixar saciado! Todo hotel tem ovo! Esta é a […]

  2. Desafio de Emagrecimento 2018 – SEMANA 7 – Carboidrato engorda? Pode comer? | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 18, 2018

    […] Não sabe quais alimentos são fontes de carboidrato? Clique AQUI e confira o post que listo nossas … […]

Deixe seu Comentário