Requeijão é Saudável?

23 Nov

 

Requeijão é Saudável? Veronica Laino

Me perguntaram se requeijão era saudável. Bom como a resposta é depende! Para fazer um requeijão você precisa de leite, vinagre e manteiga ou creme de leite. Até aí ok! Certo? Errado! Vamos detalhar os ingredientes!

Leite

Existem vários tipos de leite no mercado! Os melhores leites são os pasteurizados que devem ser mantidos dentro da geladeira e tem uma validade pequena. Se conseguir encontrar os leites de vacas que pastam e não comem ração melhor ainda! Já o leite de caixinha, mantido pelo método UHT de conservação não é nada saudável pois já foi encontrado além de leite, soda cáustica, água oxigenada, formol, água sanitária… ou vocês já esqueceram das matérias onde lotes de leites foram retirados do mercado por apresentar quantidade acima da permitida destes aditivos? Além dos estabilizantes trifosfato de sódio, monofosfato de sódio, difosfato de sódio e citrato de sódio.

Então quando for comprar seu requeijão leia os ingredientes! Se o leite descrito na embalagem não for leite pasteurizado ou leite tipo A a resposta é: seu requeijão não é saudável!

Vinagre

Aqui vai ter um monte de gente me chamando de chata! Eu sei!! Mas informação tem que ser passada! Agora o que você pretende fazer com ela… aí você que decide!

Existem vários tipos de vinagre no mercado! A grande maioria contém o conservante INS 224, também conhecido como metabissulfito de potássio. Conservante é visto pelo corpo como toxina, se você não conseguir eliminar esta toxina pois o seu fígado (principal órgão que faz detox no nosso corpo) está ocupado desintoxicando outras coisas, sabe o que acontece? Esta toxina é estocada na sua célula de gordura para ser eliminada em outra ocasião! Resultado? Células de gordura cada vez mais inflamadas e difíceis de serem reduzidas!

No mercado existem algumas marcas de vinagre que não levam conservantes, lógico que possuem a validade um pouco menor… mas vale a pena! Uma marca que é bem fácil de achar (pelo menos sempre encontrei no mercado perto de casa, quando morava no interior de SP) é da marca Rosani (e não! não estou ganhando para fazer propaganda!)

Manteiga ou Creme de Leite

Este daqui é fácil! Manteiga só pode ter como ingrediente creme de leite (de preferência pasteurizado) e claro se a manteiga tiver sal, vai estar escrito sal.

Fiquem atentos que tem muita manteiga no mercado adicionando corante, descorantes a base de cloro, coadjuvantes como ortofosfato de sódio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio!

Já o creme de leite é a mesma coisa! Com a modernidade encontramos agora o creme de leite de caixinha sem soro… mas será que é saudável? Infelizmente não!

Repare nos ingredientes do creme de leite de caixinha: Creme de leite, soro de leite e estabilizantes goma xantana, goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio.

Agora compare com o ingrediente de lata que vem com o soro: Creme de leite e estabilizante fosfato dissódico.

E o creme de leite fresco (que você encontra nas geladeiras do supermercado):Creme de leite pasteurizado

Que diferença né? Então novamente leia os rótulos! quanto menos ingredientes melhor! Por isso que eu sempre respondo depende! Creme de leite fresco é saudável! Já o de caixinha é o uma tranqueira!

Então se o requeijão for feito com leite pasteurizado, vinagre sem conservante e manteiga ou creme de leite sem aditivos o seu requeijão é saudável sim! Amanhã vou postar uma receita de requeijão caseiro súper fácil de fazer!

Avaliando requeijão industrializado

Agora você já leu os ingredientes do seu requeijão?

Então vamos ao ingredientes: Leite desnatado/integral, creme de leite, manteiga, cloreto de sódio(sal), fermento lácteo, estabilizantes difosfato dissódico e fosfato trissódico e conservadores ácido sórbico e nisina, estabilizante polifosfato de sódio (INS 452), corante dióxido de potássio (INS 202),  leite padronizado reconstituído, caseinato de cálcio, pirofosfato de sódio e pirofosfato ácido de sódio, regulador de acidez ácido láctico, conservador sorbato de potássio, agente de firmeza cloreto de cálcio, regulador de acidez ortofosfato de sódio, coalho.

Bom diante desta lista enorme que não reconheço nem metade destes ingredientes como sendo comida de verdade… a conclusão que chego é requeijão industrializado está longe de ser saudável! Se você ama requeijão compre ocasionalmente, coma na padaria, assim não fica com o pote todo dentro da sua casa… ou melhor ainda? Faça o seu próprio requeijão!

Agora quero pedir um favor para vocês! Se encontrarem um requeijão com apenas ingredientes saudáveis, por favor me manda mensagem que vou fazer questão de divulgar a marca para vocês!!!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

 

Veja também:

8 Comentários em “Requeijão é Saudável?”

  1. Sineide Gomes November 28, 2016 at 12:37 pm #

    Oi Verõnica, adoro suas dicas, obrigada por nos ajudar!!!! Para fazer o requeijão posso usar leite de verdade, natural, direto vaca? Abraço e mais uma vez, obrigada

  2. Verônica Laino November 29, 2016 at 12:51 am #

    Olá Sineide,
    Você diz o leite retirado diretamente da vaca? Pode sim! Porém deste caso eu sugiro ferver inclusive o 1/3 de xícara de leite que vai adicionar depois na hora de bater!
    Verônica Laino

  3. Sofia January 27, 2017 at 10:59 pm #

    Oi Verônica,

    Agora que te achei na internet, vou sempre fazer as minhas perguntinhas! Lembro das nossas consultas em SJC. Eram ótimas!

    Neste post você fala bastante sobre leites e derivados, eu queria ter sua opinião sobreos queijos frescal ultrafiltrado versão light e normal. Eu adoro eles, porém não sei se são bons para o organismo. Você poderia me ajudar?

    Muito obrigada!

  4. Verônica Laino January 27, 2017 at 11:13 pm #

    Olá Sofia!
    Quanto tempo né?
    Anotei sua dúvida! Em breve farei um post sobre o assunto!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  5. Sofia January 29, 2017 at 9:08 am #

    Muito obrigada!

  6. Fernanda March 17, 2017 at 5:14 pm #

    Pode ser vinagre de maçã ?

  7. Verônica Laino March 18, 2017 at 12:30 am #

    Olá Fernanda,
    Vai ficar com um sabor mais adocicado, mas pode sim!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Requeijão Caseiro | Nutrição, saúde e qualidade de vida - November 24, 2016

    […] Ontem escrevi um post avaliando o requeijão caseiro e como prometido aqui está a minha receita de requeijão caseiro! Este requeijão tem sabor de ricota fresca (aquela bem cremosa, sabe?) se você quiser pode adicionar sal, ervas ou azeite para flavorizar seu requeijão se desejar! Se você não viu a matéria sobre o requeijão industrializado CLIQUE AQUI e confira o post! […]

Deixe seu Comentário