Farelo, farinha ou flocos de aveia?

7 Dec

Farelo, farinha, flocos de aveia Veronica Laino

Você sabe qual a diferença entre farelo, farinha e flocos de aveia? Se você achava que era a mesma coisa se prepare, pois elas são muito diferentes!!
Farinha de Aveia: é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo já que possui a mesma textura! A vantagem é que a farinha de aveia possui 13% menos carboidrato, 28% mais proteína e o dobro de fibras! A farinha é feita da parte interna do grão!
Aveia em Flocos: São feitos a partir do grão inteiro, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Com isso os flocos possuem 14% menos carboidrato, 12% a mais de proteína e o dobro de fibras quando comparado a farinha de aveia! Uma boa sugestão é fazer uma farinha de aveia a partir dos flocos! É só colocar os flocos no liquidificador e ir apertando o pulsar até que fique na consistência de farinha!


Farelo de aveia: É feito a partir da casca do grão, por isso é muito rico em fibras solúveis e insolúveis! Ótimo para ser utilizado em receitas Low Carb pois possui 36% menos carboidrato, 40% mais proteína e o triplo de fibras do que quando comparado a farinha de aveia! O único cuidado que você deve ter é adicionar um pouco mais de líquido na sua receita, pois a fibra presente no farelo absorve muita água e isso pode deixar sua receita um pouco ressecada…

E você tem costume de usar aveia? Qual tipo você mais utiliza?

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

12 Comentários em “Farelo, farinha ou flocos de aveia?”

  1. Sineide Gomes December 8, 2016 at 8:48 pm #

    Boa noite Veronica. Posso usar qualquer tipo das aveias nas receitas? Se a receita pede farinha, posso usar farelo ou aveia em flocos? Obrigada!

  2. Verônica Laino December 9, 2016 at 2:50 pm #

    Olá Sineide,
    Se a receita pede farinha você pode pegar os flocos e bater no liquidificador até ficar na consistência de farinha e utilizar na mesma proporção. O farelo você pode utilizar na mesma proporção da farinha, porém por ele ser mais rico em fibras você terá que aumentar um pouco o líquido da receita (água, leite, suco, enfim o líquido que for da receita).
    Um abraço,
    Veronica Laino

  3. Fabiola May 31, 2017 at 11:07 pm #

    Eu costumo usar aveia em flocos finos, pois acho a em flocos muito grande… com a aveia costumo fazer mingau, como com fruta, nas receitas e até café com leite! 😂

  4. Viviane June 29, 2017 at 11:15 pm #

    Oi Verônica! Sou viviane, casada e mãe d um menino d um 17 meses! Quero iniciar uma dieta saudável e low carb pra emagrecimento! Moro na Nova Zelândia e frutas e verduras aqui não são abundantes e baratas como no Brasil!! Estava procurando na internet ideias pra incrementar meu cardápio e por um maravilhoso acaso achei seu blog…. Estou adorando as dicas e receitas… Hj fiz minha primeira receita de muitas outras que virão…. Parabéns pelo trabalho e obrigada

  5. Verônica Laino June 29, 2017 at 11:23 pm #

    Olá Viviane!
    Que bom que gostou! Atualmente estou nos EUA e por aqui não temos variedade também, mas dá para fazer com o que tem né? rs
    Um abraço,
    Verônica Laino

  6. paulo aires February 6, 2018 at 11:00 pm #

    Farinha de aveia é low Carb?

  7. Verônica Laino February 8, 2018 at 11:23 am #

    Olá Paulo,
    A farinha de aveia não é considerada low carb.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  8. Dayane February 20, 2018 at 11:59 pm #

    Muito simples e esclarecedor! Eu estava mesmo confusa quanto as diferenças. Pena que não da pra compartilhar nas redes sociais. Mas obrigada! .

  9. Joyce May 21, 2018 at 7:55 pm #

    Olá Verônica! Tudo bem?
    Posso substituir aveia em flocos finos por farelo de aveia? Uso a mesma proporção?

  10. Verônica Laino May 22, 2018 at 10:18 pm #

    Olá Joyce,
    Aveia em flocos finos é a aveia em flocos, porém um pouco mais triturada. O farelo de aveia é bem diferente, você terá que adaptar o líquido da receita para dar certo….
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Brownie sem Farinha | Nutrição, saúde e qualidade de vida - May 11, 2017

    […] 1/2 xícara de farelo de aveia (clique AQUI e entenda a diferença entre farinha, farelo e flocos de aveia) […]

  2. Anéis de Cebola Assados (Onion Rings) | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 25, 2018

    […] 2/3 xícara de farinha – eu utilizei a farinha de amêndoa – Clique AQUI e escolha a farinha ideal para você! […]

Deixe seu Comentário