Tenho hipotireoidismo, e agora?

11 Dec

Hipotireoidismo Veronica Laink

Tenho hipotireoidismo, e agora?

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide que faz com que a pessoa tenha uma baixa produção dos hormônios tireoidianos.

Alguns sintomas do hipotireoidismo são: excesso de sono, menstruação desregulada, ganho de peso, queda de cabelo, dificuldade para engravidar, falhas na memória, cansaço, pele seca, aumento de colesterol, intestino preso, enfim o hipotireoidismo pode ter vários sintomas diferentes pois o hormônio tireoidiano regula o organismo como um todo!

Os alimentos que ajudam a tireoide a converter os hormônios ativamente, são eles:
– Vitamina A: batata doce, cenoura, manga, abóbora, tomate ou mamão. Tente incluir pelo menos um alimento destes no seu cardápio do dia a dia.
– Zinco: ostras, perú (não vale peito de perú embutido ok?), feijão, castanha de cajú, grão de bico, amêndoa, amendoim, camarão, semente de abóbora e gema de ovo. Tente incluir pelo menos um alimento destes no seu cardápio do dia a dia
– Selênio: castanhas, principalmente a castanha do Pará, dias unidades por dia é o suficiente!
– Iodo: alga seca (confira aqui uma receita de salgadinho feito com a alga), bacalhau e camarão. Tente incluir pelo menos um alimento destes 3 vezes por semana.
– Ômega 3 – peixes de água salgada como sardinha e pescada devem ser consumidos de 3 a 4 vezes por semana. Semente de chia e linhaça também são ricas!

Já alguns alimentos que atrapalham esta conversão e devem ser evitados no cardápio são:
– Soja e todos os seus derivados, aqui entra tofu, shoyu, misso, proteína texturizada de soja, farinha de soja, leite de soja, sucos a base de soja tipo Ades, etc. Estes alimentos podem ser consumidos ocasionalmente, ou seja, em torno de 3 a 4 vezes no ano!
– Brácicas: couve-flor, couve de bruxelas, couve manteiga, brócolis, nabo, repolho e rabanete. Estes alimentos quando consumidos devem ser cozidos na água por pelo menos 10 minutos e então deve-se descartar a água de cozimento. O consumo deles, cozidos desta forma, entram no cardápio quinzenalmente ou uma vez por mês!
– Fluor: o fluor está presente na pasta de dente (então se você estiver com a tireoide desregulada é interessante você comprar uma pasta sem fluor, até regular seus hormônios) e também está presente no chá verde! Não importa se é chá de saquinho, chá pronto, chá feito com a própria erva… todos os chás feitos com a Camellia sinensis devem ser excluidos do cardápio! Se quiser muito consumir, deve ser feito de 2 a 3 vezes no ano!
– Cloro: sabe onde tem muito cloro?!? No adoçante com sucralose! 3 moléculas de cloro na molécula de sucralose. O ideal é excluir não só a sucralose como os alimentos diet e light que encontramos no mercado adoçados com sucralose! O nome comercial dela é Splenda! Então tem que ficar atento! Quando podemos consumir? Na minha opinião nunca! Afinal temos zilhões de outras formas de adoçar nossos alimentos!!

A inclusão e exclusão destes alimentos que citei vão te auxiliar no tratamento do hipotireoidismo, fazendo com que ao longo do tempo o seu médico consiga reduzir o medicamento e em muitos casos até excluí-lo!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.
Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

3 Comentários em “Tenho hipotireoidismo, e agora?”

  1. Evelin Koyama Paulino January 27, 2017 at 1:40 pm #

    Oi, eu tenho hipotireoidismo e eu queria saber se os outros alimentos que não estão nessa lista de exclusão eu poderia consumir normal? E também se queria saber se tem receitar para esses alimentos que eu tenho que consumir sempre.. Obrigada e adorei as suas receitas e o seu trabalho! Está ajudando muitas pessoas! Grande abraço.

  2. Verônica Laino January 27, 2017 at 7:53 pm #

    Olá Evelin!
    Estes alimentos que citei são apenas alguns que não podem ser consumidos diariamente, porém existem mais! Sugiro você procurar uma nutricionista para te ajudar na alimentação!
    Aqui no blog tem receitas sim! Repare que no canto superior direito do blog tem um campo chamado BUSCA. Aí tem uma caixinha logo abaixo, basta escrever o ingrediente que quer e então apertar o botão verde escrito BUSCA. Pronto! Todas as receitas que levam este ingrediente que procurou vão aparecer!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Vai um Suco Verde Aí? | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 17, 2017

    […] Será que todo mundo pode tomar suco verde? Não! Já fiz um post falando sobre hipotireoidismo e a contra-indicação clique AQUI e confira a matéri… […]

Deixe seu Comentário