Peru com Ervas e Molho Cremoso

20 Dec

Hoje eu trouxe esta receita para você inovar no seu Natal! Um peru super suculento, temperado com ervas e com o caldo dele você ainda vai fazer um molho super cremoso para acompanhar!

Perú com Ervas

Tempo de preparo: 40 minutos + 2h20min assando | Rendimento: 1 peru de 4kg

Ingredientes:

2 cenouras

1 cebola roxa

1 alho poro

10 dentes de alho

1 maço de salsinha

2 mexericas

200g manteiga

1 colher de sopa de sal

1 colher de café de pimenta do reino

1 peru de aproximadamente 4kg

Ervas: alecrim, tomilho e salvia

Modo de Preparo:

1 – Descasque a cenoura e corte em rodelas grossas. Reserve.

2 – Descasque a cebola e corte em 8 pedaços. Reserve.

3 – Pegue um alho poró, retire a raiz e as folhas, corte no meio, lave folha por folha e então corte em 3 pedaços. Reserve.

4 – Pegue os dentes de alho, descasque. Metade deles pique grosseiramente. A outra metade esprema com um espremedor de alho. Reserve.

5 – Pegue a salsinha e pique bem. Reserve.

6 – Corte a mexerica ao meio. Reserve.

7 – Pegue um marmitex ou uma assadeira que caiba o peru e que tenha a lateral bem alta (aproximadamente 6 dedos de altura), coloque a cenoura, a cebola, o alho poró, o alho picado, metade da salsinha. Acrescente o pescoço e os miúdos que vem dentro do peru. Reserve.

8 – Em uma tigela adicione a manteiga, o sal, a pimenta do reino e misture com a parte de trás da colher. Acrescente a outra metade da salsinha picada e com as mãos misture tudo até que fique bem homogêneo. Reserve.

9 – Pegue o peru e com muito cuidado, vá colocando sua mão entre e a pele e o peito para ir descolando os dois. Retire os anéis para fazer esta etapa, assim não corre o risco de rasgar a pele.

10 – Pegue uma quantidade generosa de manteiga e coloque entre a pele e o peito, repita este mesmo processo no outro lado do peito. O restante da manteiga passe por cima do peru (peito e coxa)

11 – Agora coloque as mexericas dentro do peru, adicione um ramo de alecrim e dois ramos de tomilho. Amarre bem as pernas com um barbante.

12 – Transfira o peru para o marmitex e finalize com ervas frescas (eu utilizei alecrim, tomilho e salvia)

13 – Cubra bem com um papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por 1 hora e 50 minutos (o ideal é assar 35 minutos para cada quilo de peru, como meu tinha 4 quilos, no total ele vai assar por 2 horas e vinte minutos).

14 – Retire o peru do forno, com cuidado retire o papel alumínio (cuidado que sai um vapor bem quente!) e regue o peru com o líquido que gerou no marmitex. Pegue um pedaço de papel alumínio e cubra as asinhas para elas não queimarem. Agora devolva o peru descoberto para o forno para ele dourar por 30 minutos.

15 – Depois destes 30 minutos retire o peru do forno, retire as mexericas de dentro do peru e com uma colher raspe as ervas que estão por cima e descarte. Separe o peru em um prato.

16 – Hora de fazer o molho! No copo do liquidificador, coloque as cenouras e as cebolas que ficaram no marmitex. Pegue uma peneira, coloque em cima do liquidificador e coe todo o líquido que ficou no marmitex. Os miúdos você pode utilizar para fazer uma farofa 😉

17 – Bata a cenoura, a cebola e o caldo coado por 2 minutos no liquidificador. Transfira este caldo para uma panela de boca larga, posicione uma peneira sob a panela e esprema as mexericas que saíram de dentro do peru. Retire a peneira e descarte as cascas. 

18 – Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos mexendo a cada 5 minutos. Está pronto seu molho!

Agora bom apetite e boas festas!!

Validade: 3 dias na geladeira. Se sobrar carne desfie e congele, na quinta-feira vou ensinar a fazer um croquete com as sobras do peru 🙂

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Trackbacks and Pingbacks

  1. Croquete Assado de Peru | Nutrição, saúde e qualidade de vida - December 22, 2016

    […] 15 – Leve para assar em forno pré-aquecido a 200C por 20 minutos. Para acompanhar você pode servir com o restante que sobrou do molho cremoso do peru! Se não sabe como faz este molho clique AQUI e confira a receita do Peru de Ervas com Molho Cremoso. […]

Deixe seu Comentário