Chá Detox Pós Comemorações

25 Dec

Se você não conseguiu se segurar ontem na noite de natal e comeu mais do que deveria… que tal dar uma ajuda ao seu corpo e consumir um chá detox? As ervas são como os medicamentos, possuem principios ativos que dão uma forcinha quando queremos desintoxicar as tranqueiras que consumimos! Para que o corpo não vicie no principio ativo o mesmo chá não deve ser consumido por mais de quatro dias seguidos. 

O chá pode ser feito e consumido em até 24 horas, então se preferir, faça o chá antes de dormir e guarde em uma garrafa térmica para o dia seguinte ou deixe na geladeira e beba ele gelado. Vou deixar aqui cinco opções de chás para vocês consumirem!

Chá Verde: proveniente das folhas da Camellia sinensis, este chá tem um sabor levemente amargo porém auxilia muito o corpo no processo detox. O ideal é consumir 1 litro dele em 24 horas, idealmente entre as refeições. Para fazer o chá você vai precisar de 1 litro de água + 1 colher de sopa da erva de chá verde desidratada. Leve um litro de água ao fogo. Quando começar a surgir bolinhas de ar na parede da panela, desligue o fogo. Em um recipiente de vidro, coloque a erva e verta a água em cima da erva. Abafe por cinco minutos e então coe o chá.

Cáscara Sagrada: com o nome científico: Rhamus purshiana, ele auxilia no processo de detox por seu efeito laxativo, com isso ajuda a limpar o intestino de impurezas. Porém tem um sabor bem amargo. O ideal é consumir 500ml dele ao longo do dia, ele pode ser consumido após as refeições. Para fazer o chá você vai precisar de 500ml de água + 1 colher de sobremesa da cascara sagrada. Lave bem as cascas. Em uma panela adicione as cascas e a água e deixe ferver por cinco minutos. Coe o chá.

Chá de Java: reduz a retenção de líquidos, que causam inchaço na região da barriga, dos braços e das pernas. O ideal é consumir 600ml ao longo do dia. Para fazer o chá você vai precisar de 600ml de água + 1 colher de sopa de chá de java. Leve 600ml de água ao fogo. Quando começar a surgir bolinhas de ar na parede da panela, desligue o fogo. Em um recipiente de vidro, coloque a erva e verta a água em cima da erva. Abafe por dez minutos e então coe o chá.

Chá de Dente de Leão: com o nome científico de Taraxacum officinale é um estimulante hepático que auxiliar o corpo a limpar o fígado então se você bebeu além da conta este chá é para você! O ideal é consumir 600ml ao longo do dia. Para fazer o chá você vai precisar de 600ml de água + 1 colher de sopa da erva dente de leão desidratada. Leve 600ml de água ao fogo. Quando começar a surgir bolinhas de ar na parede da panela, desligue o fogo. Em um recipiente de vidro, coloque a erva e verta a água em cima da erva. Abafe por oito minutos e então coe o chá. 

Chá de Hibisco: ele ajuda a acelera o metabolismo, ou seja vai ajudar a queimar os extras de forma mais rápida! O ideal é consumir 1 litro ao longo do dia. Para fazer o chá você vai precisar de 1 litro de água + 1 colher de sobremesa da flor de hibisco desidratada. Leve 1 litro de água ao fogo. Quando começar a surgir bolinhas de ar na parede da panela, desligue o fogo. Em um recipiente de vidro, coloque a erva e verta a água em cima da erva. Abafe por quatro minutos e então coe o chá.

Contra-indicação: se você tem pressão alta, hipotireoidismo, hipertireoidismo, está gestante, está amamentando, tem menos de 18 anos, consome qualquer medicamento que é metabolizado pelo fígado, possui hepatite ou possui alergia a qualquer uma das ervas citadas você não deve consumir nenhuma das ervas acima, a não ser que sua nutricionista libere! 

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário